Também conhecida como guest Wi-Fi, a funcionalidade de divisão de rede é uma ferramenta fundamental para muitas pessoas tanto em ambientes domésticos quanto comerciais. Afinal, a maioria dos roteadores modernos permitem separar a sua rede principal em dois sinais – uma para quem é o dono, outra para quem visita – garantindo uma conexão eficiente, segura e privada acima de tudo.
Neste artigo, exploraremos como criar Guest Wi-Fi no seu próprio roteador, bem como as vantagens de implementá-lo em sua empresa.
Leia também: Como configurar o divisor de banda do roteador
Como criar guest Wi-Fi
Criar uma rede Guest Wi-Fi é mais simples do que você imagina – levando em conta a versatilidade dos roteadores no mercado atual, é sempre bom consultar o manual do seu aparelho para saber exatamente do que ele é capaz. Talvez você esteja desperdiçando uma função bastante útil para o seu dia a dia!
Abaixo, separamos um tutorial genérico de como criar guest Wi-Fi pelo seu navegador padrão:
Passo 1: Acesse o painel de controle do roteador
Conecte-se à rede principal do seu roteador digitando o seu endereço IP na barra de pesquisa do seu navegador (geralmente algo como 192.168.1.1) e faça login com as credenciais do administrador. Leia este artigo para descobrir o seu endereço de IP.
Passo 2: Configure a rede guest
Encontre a opção de configuração de rede para convidados no painel de controle do roteador – geralmente, está em uma aba lateral denominada “Configurações de Rede” ou “Guest Network”, mas pode variar a depender do modelo e marca.
Passo 3: Personalize as configurações
Defina um nome para a sua rede guest (SSID) e o tipo de segurança (se quiser, coloque uma senha separada), garantindo que ela seja diferente da sua rede principal. Isso garantirá o acesso seguro para qualquer visitante.
Dependendo do modelo, o roteador poderá pedir opções alternativas, como a habilitação do uso da porta USB por visitantes, o acesso à rede local, a comunicação entre dispositivos e a velocidade de conexão desejada. Em casos ideais, você pode também definir um número máximo de visitantes conectados ao mesmo tempo e até estipular um horário de funcionamento, com tempo e banda limitados.
Passo 4: Habilite a rede guest
Por fim, ative a rede guest e salve as configurações. Agora, os visitantes podem se conectar à rede separada para convidados usando a senha que você definiu – ou, como veremos a seguir, pelas credenciais ou códigos necessários.
Por que você deve aprender como criar guest Wi-Fi
Para realmente enxergar como essa estratégia ajuda nosso cotidiano virtual, precisamos colocar a perspectiva em exemplos reais.
Em ambientes domésticos
No ambiente doméstico, a criação de uma rede Guest Wi-Fi oferece diversos benefícios essenciais para a segurança e eficiência da sua rede.
Imagine a seguinte situação: você tem amigos ou familiares visitando a sua casa e eles desejam se conectar à sua rede Wi-Fi. Sem uma rede guest, eles precisam acessar sua rede principal, compartilhando a mesma senha que você usa para dispositivos pessoais. Isso, claro, pode criar preocupações de segurança e privacidade – sem falar naqueles vizinhos xeretas que estão sempre escutando você repetir a mesma senha.
Veja abaixo os principais pontos a levar em consideração:
- Segurança: A sua rede principal, que contém informações pessoais e dispositivos sensíveis, permanece isolada e protegida. Visitantes só têm acesso à rede de convidados, limitando seu acesso aos seus próprios dispositivos.
- Controle: Você pode monitorar quais dispositivos estão conectados e desativar o acesso de visitantes, se necessário.
- Qualidade de rede: Evita que dispositivos de visitantes, como smartphones e laptops, sobrecarreguem a sua conexão principal, garantindo um desempenho mais consistente para os seus aparelhos pessoais.
Em ambientes comerciais
Já em estabelecimentos comerciais, a implementação de uma rede guest é uma estratégia inteligente para melhorar a experiência dos clientes e, ao mesmo tempo, reforçar a segurança da rede corporativa. Vamos considerar um exemplo de um café local.
- Segurança empresarial: O café utiliza uma rede Guest Wi-Fi para permitir que os clientes acessem a Internet sem compartilhar a rede interna utilizada para tarefas comerciais de funcionários e gestores, como processamento de pagamentos e gerenciamento de estoque. Isso protege informações confidenciais da empresa contra potenciais ameaças externas.
- Controle de acesso: A rede guest permite ao café gerenciar quem tem permissão para se conectar. Os clientes que fazem um pedido podem receber automaticamente a senha, enquanto outros podem solicitar a senha no balcão, se esse for o tipo de abordagem escolhida. Isso oferece um certo grau de controle sobre quem pode utilizar o serviço Wi-Fi.
- Wi-Fi marketing: Por meio de uma rede exclusiva, o café pode coletar dados demográficos e informações de contato dos clientes durante o processo de login. Isso possibilita o envio de promoções, ofertas especiais e pesquisas de satisfação por e-mail, aumentando o engajamento e promovendo o negócio.
Como funciona o Guest Wi-Fi em empresas e estabelecimentos
Uma rede separada para os clientes pode ser usada de forma estratégica para melhorar a sua experiência e impulsionar a influência local do negócio. Aqui estão dois métodos comuns de Wi-Fi marketing no Brasil:
QR code
Compartilhar o Wi-Fi por QR Code permite que os visitantes se conectem à rede digitalizando um código QR. Isso é conveniente e eficaz para promover campanhas e ofertas especiais e, além disso, as empresas podem coletar dados demográficos valiosos dos clientes durante o processo de login.
Leia também: 10 estratégias para fidelizar clientes
Cadastro (login) social
O cadastro social é uma abordagem inteligente – e muito comum – que permite aos visitantes se conectarem à rede por meio de suas contas de mídia social, como Facebook, Twitter (sempre será Twitter, Elon Musk), Instagram ou website específico da empresa. Essa opção não apenas simplifica o processo de login, mas também abre uma janela para o engajamento estratégico com os clientes, que inclui:
– Ofertas especiais e promoções:
Empresas podem usar o cadastro social como uma oportunidade para oferecer ofertas especiais aos clientes. Por exemplo, quando um cliente se conecta pela primeira vez à rede usando suas credenciais, a empresa pode oferecer um desconto exclusivo em produtos ou serviços – incentivando o uso do Wi-Fi e também estimulando as vendas e a lealdade à marca.
– Feedback e avaliações:
Após o login, as empresas podem solicitar feedback dos clientes por meio de pesquisas curtas ou solicitações de avaliações. Isso fornece uma maneira direta de coletar informações valiosas sobre a experiência do cliente, permitindo que as empresas ajustem seus serviços e melhorem a satisfação do cliente.
– Controle de banda:
Por fim, empresas podem configurar políticas de controle de banda na rede guest para garantir que os recursos de rede sejam alocados de maneira justa. A longo termo, isso evita que um único dispositivo monopolize a largura de banda e garante que todos os usuários tenham uma conexão rápida e confiável.
Invista em estratégias de Wi-Fi marketing ainda hoje!
Agora você sabe como criar guest Wi-Fi! No mundo empresarial, saber como criar guest Wi-Fi traz benefícios para administradores, funcionários e clientes.
Imagine só: se o seu negócio já possui um bom roteador e várias pessoas passam um tempo em seu estabelecimento, o risco de abusarem da sua conexão é grande. Sendo protegido por senha ou não, habilitar o acesso definitivo para qualquer um é algo que, além de deixar suas informações de rede expostas, tira bastante lucro da sua mesa.
Se você é um dono de negócio que procura oferecer um Wi-Fi de respeito para seus clientes e funcionários, a DT Network pode ajudá-lo nessa missão e ainda transformar sua rede em algo extremamente lucrativo.
Atualmente, muitos locais públicos como restaurantes, hotéis e lojas oferecem Wi-Fi de graça para seus clientes. E por meio do nosso software de Hotspot Social – que utiliza exatamente o mesmo conceito de conexão pública que mencionamos neste artigo – você consegue aumentar a amplitude da sua relação comercial, gerando um crescimento orgânico para a sua empresa!
Com esse recurso de gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes, por exemplo, e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras!
Além da sua conexão local se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz – permitindo que você divida um sinal de rede específico para consumidores, separado do principal – nossas soluções de cadastro com login social também lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional.
Mais de 4850 pessoas confiam em nosso sistema para empresas – estabelecendo mais de 30 mil conexões diárias e contando. Use seu Wi-Fi para crescer nos negócios!
Solicite um contato com alguém da nossa equipe aqui. Esperamos por você.
[…] só: com esse recurso de gestão especializada, você não apenas consegue distribuir dados de conexão entre os usuários e desligar a rede quando bem entender, como também pode recolher dados de cadastro de seus […]