Hoje em dia, a placa de rede permite que qualquer dispositivo se conecte à Internet. Por ser um elemento tão comum, no entanto, muitas pessoas não sabem que ela pode ser adquirida em vários modelos que se adaptam às necessidades de cada um. Sendo assim, você sabe quais são os tipos de placa de rede?
Se não está familiarizado com o termo, dê uma olhada neste outro artigo – onde falamos sobre as funções de uma placa de rede wireless com maior afinco. Ou, claro, continue lendo o para saber os tipos disponíveis no mercado e qual é o melhor para você!
Quais são os tipos de placa de rede disponíveis?
Existem 4 modelos de placa de rede que podemos encontrar com certa facilidade. Embora compartilhem o mesmo propósito, a maior diferença entre cada uma é a presença ou não de cabos que as conectam ao servidor online.
- Ethernet 10/100: Modelo com cabo. É o tipo mais comum, compatível com redes de categoria 5 ou 6 e encaixado nos slots de expansão PCI, PCIe ou ISA. Velocidade média de 10 MB a 100 MB por segundo. Muito utilizado para servidores convencionais.
- Ethernet Gigabit: Modelo com cabo. É uma versão aprimorada do modelo anterior, atingindo velocidades de até 1 GB por segundo. Compatível também com cabos de fibra óptica, é disponibilizado para o slot PCIe e redes de categoria 5, 5e, 6 ou 7.
- Wireless: Modelo sem cabo. Serve como controle de interface por meio de sinais de rádio lançados pelo roteador. Permite a famosa conectividade sem fio, transferindo as informações com velocidade inicial de 54 MB por segundo. Pode ser utilizada em qualquer lugar, sendo uma opção flexível e móvel.
- Fibra Óptica: Modelo com cabo. Utilizado em infraestruturas de grandes redes, tem velocidade padrão de 10 MB a 100 GB por segundo. É um dispositivo externo, poderoso, que é conectado a um servidor externo ou estação de trabalho do tipo desktop. É também o mais caro.
Como funciona a medida de velocidade de cada uma?
Os números que citamos acima podem ser confusos, então aqui vai uma explicação breve do que significam. Desta forma, você pode ter uma base mais sólida na hora de decidir qual modelo adquirir.
A velocidade destes aparelhos são medidas em megabit e gigabit – unidades de medida usadas no mundo de TI para calcular a capacidade de transferência de dados. Quanto maior o número, portanto, maior a velocidade que pode ser obtida.
Enquanto Ethernet e Wireless utilizam o padrão megabit (assim permitindo uma comparação mais exata entre os dois tipos mais comuns), Ethernet Gigabit e Fibra Óptica são calculados com gigabit.
Instalando uma placa de rede
Apesar da maioria comprar CPUs montadas e prontas para uso, peças separadas não são incomuns. Se você precisar instalar sua nova placa de rede, saiba que não é um processo árduo!
Você mesmo pode abrir o gabinete do computador e, com uma chave de fenda, encaixar sua placa no slot PCI. Caso tenha adquirido um modelo com conexão USB, é ainda mais fácil: basta plugá-lo no computador e desfrutar da rede local.
Compatibilidade e critérios de compra
Agora que temos uma ideia de quais são os tipos de placa de rede, é hora de entrarmos em detalhes quanto às suas especificações técnicas.
É importante saber, por exemplo, que nem todos os computadores são compatíveis com todos os modelos de placas. É extremamente importante ler os componentes de um sistema operacional, assim como as dimensões físicas da máquina em si, para determinar sua compatibilidade com os produtos.
Além disso, o roteador local também entra em cena aqui. Uma vez que tecnologias mais recentes possuem protocolos avançados de operação, equipamentos mais complexos talvez necessitem de placas mais complexas para funcionar – como é, geralmente, o caso da Fibra Óptica.
Para um resumo geral: se você procura maior segurança de rede e um custo reduzido, os modelos a cabo (Ethernet e Ethernet Gigabit) são as melhores opções. Em contrapartida, se você valoriza uma maior velocidade de conexão e compartilhamento de dados, os modelos Wireless e Fibra Óptica são para você.
Invista em estratégias de Wi-Fi Marketing!
Ei, empreendedor – se a sua empresa conta com uma boa rede wireless, você já pensou em tirar benefícios lucrativos dela? Com o sistema Hotspot Social da DT Network, isso é completamente possível!
Com o nosso confiável software de Wi-Fi Marketing, você pode investir em estratégias de atendimento em tempo real, utilizando o cadastro pessoal de cada cliente no seu wifi para ações de marketing futuras. Sem falar, claro, da melhor solução de gestão de rede que você pode contratar, oferecendo um ambiente virtual estável e seguro para todos.
Interessado? Então Saiba mais!