Pesquisa de satisfação do cliente em restaurantes pelo Wi-Fi

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Independentemente do seu ramo de negócio, o feedback que você recebe da sua clientela pode ser a diferença entre o sucesso precoce da sua marca e os desafios de mercado que ela enfrentará perante a concorrência. Afinal de contas – especialmente se estivermos falando de um novo estabelecimento na cidade – as primeiras impressões ditarão o seu marketing orgânico (também conhecido como boca a boca), e você vai querer um cenário positivo acima de tudo. Isso vale em dobro para o setor culinário, fazendo com que a pesquisa de satisfação do cliente em restaurantes seja uma ferramenta essencial na sua estratégia de fidelização.

E é disso que trataremos no artigo de hoje! Continue conosco para descobrir como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente no seu restaurante da forma correta – e colher os frutos o quanto antes.

Vamos lá?

Leia também: Como fazer um ótimo atendimento ao cliente em restaurantes

A importância de fazer uma pesquisa de satisfação do cliente em restaurantes

Em primeiro lugar, saiba que essa estratégia é útil mesmo que os seus clientes passem pouco tempo no seu estabelecimento – em uma breve fila de espera, por exemplo. Apenas o fato de oferecer esse tipo de pós-atendimento já fala bastante sobre a sua determinação em agradar e oferecer uma experiência inesquecível.

Como fazer pesquisa de satisfação? Sistema de fidelização de clientes

A verdade é que incorporar a opinião dos seus clientes fortalece o relacionamento e impulsiona o crescimento do seu negócio, seja ela negativa ou positiva. Você pode tirar proveito do feedback dado em qualquer tipo de situação, na verdade – e isso demonstra atenção e carinho para com os seus visitantes acima de tudo.

Quanto ao conteúdo que você colocará na pesquisa, você pode ler o nosso guia completo aqui. Dito isso, na prática, a pesquisa de satisfação do cliente em restaurantes é essencial pelas seguintes razões:

  • Melhoria contínua: Ela ajuda a identificar o que os clientes gostam ou não gostam em relação ao cardápio, atendimento, ambiente e outros aspectos do restaurante, permitindo ajustes contínuos.
  • Fidelização: Clientes que se sentem ouvidos e percebem mudanças baseadas em seu feedback tendem a se tornar fiéis, assim retornando mais vezes e recomendando o restaurante a outros.
  • Prevenção de problemas maiores: Uma dica? Comentários negativos em pesquisas privadas são preferíveis a críticas públicas em plataformas de avaliação. Isso permite que o restaurante corrija problemas antes que eles afetem sua reputação.
  • Diferenciação da concorrência: Compreender as preferências do público-alvo pode ajudar a criar experiências únicas, diferenciando o restaurante dos concorrentes.
  • Tomada de decisões estratégicas: O feedback direciona investimentos em novas ideias ou serviços – como a criação de promoções, reformulação do ambiente ou aprimoramento do cardápio digital, por exemplo.

Mas como, exatamente, é possível implementar uma pesquisa de satisfação do cliente no seu restaurante de forma natural, sem forçar nada? Bom, é isso que queremos te ensinar.

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Como fazer a pesquisa de satisfação do cliente em restaurantes

Não é por meio de panfletos ou SMS. A resposta é mais simples do que você pensa: o Wi-Fi!

Talvez você não saiba, mas uma abordagem inovadora dentro do marketing digital é o uso do Wi-Fi – especialmente através de hotspots, ou seja, redes públicas controladas e seguras – como uma ferramenta de fidelização de clientes. O sistema de hotspot Wi-Fi é perfeito para realizar pesquisas de satisfação de forma prática e eficiente devido ao seguinte motivo: enquanto os clientes se conectam à rede do restaurante, você pode solicitar feedback valioso sobre a experiência deles por meio de uma pesquisa simples e integrada ao processo de login!

Pesquisa de satisfação do cliente em restaurantes: como fazer?

Esse tipo de marketing por Wi-Fi envolve a utilização de redes sem fio para capturar dados dos usuários e interagir com eles, oferecendo oportunidades personalizadas de engajamento em que você jamais pensou. Isso vai muito além de fornecer uma simples senha de acesso, por exemplo – que todo mundo pode extrapolar com o tempo!

Um hotspot Wi-Fi é, em sua essência, uma rede pública que serve de hub para todos os clientes e funcionários se conectarem à Internet. No entanto, ao contrário de uma rede tradicional (que fica vulnerável a extrapolações e riscos de segurança cibernética), o hotspot é um sistema robusto e protegido por configurações personalizadas, permitindo que o administrador da rede forneça uma conexão estável para todos os usuários e registre os seus dispositivos em um banco de dados. Isso possibilita coisas como:

  • Fornecer uma comunicação clara sobre o tempo estimado de espera diretamente no celular das pessoas;
  • Providenciar opções de entretenimento, como um cardápio interativo para o cliente visualizar enquanto espera, uma área confortável de espera ou até mesmo aperitivos grátis;
  • Transmitir notificações via SMS – ou, melhor ainda, pela própria interface do hotspot – para avisar quando a mesa estiver pronta, permitindo que o cliente explore outras áreas próximas enquanto aguarda.
Pesquisa de satisfação de clientes em restaurantes

E o mais importante: a partir do momento em que o cliente se conecta ao Wi-Fi do restaurante, ele pode ser convidado a responder a uma pesquisa de satisfação. Isso oferece ao restaurante feedback instantâneo e facilita o aprimoramento da experiência do cliente. Em troca de uma conexão com a Internet gratuita, o cliente fornece dados de cadastro por meio de uma interface de login social, incluindo informações como e-mail, nome e número de telefone. Tudo isso é feito em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), então você pode ficar tranquilo.

Com os dados obtidos e as respostas da pesquisa de satisfação, você ainda pode enviar promoções personalizadas, convidar os clientes a participarem de um programa de fidelidade ou informá-los sobre eventos especiais. Isso cria um canal direto e exclusivo de comunicação, incentivando o retorno ao seu restaurante a longo prazo e, a curto prazo, ajudando a aprimorar a experiência em tempo real.

Além de proporcionar uma excelente experiência de conexão com a Internet, o hotspot Wi-Fi torna o processo de pesquisa de satisfação algo simples e natural, não apenas criando uma relação mais forte com o cliente como também fortalecendo sua preferência pelo seu restaurante em relação a concorrentes que não oferecem essas vantagens (ou que oferecem um Wi-Fi de qualidade inferior).

Dessa forma, um sistema de hotspot Wi-Fi não só melhora a experiência de espera como também serve como uma ferramenta estratégica de marketing para promover o engajamento – a começar pela pesquisa de satisfação dos seus clientes assim que terminarem de consumir. E nós, da DT Network, sabemos bem disso.

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Incrível, não é? Se você tem um restaurante, café, barzinho ou qualquer estabelecimento em que as pessoas precisam esperar em filas ou salas, o Hotspot Social é a melhor maneira de você fazer uma pesquisa de satisfação dos seus clientes e ainda lucrar em cima disso!

Afinal, quem não precisa de Internet hoje em dia? Aproveite essa ferramenta comum para fornecer um atendimento personalizado e várias experiências memoráveis, bem como construir relacionamentos sólidos e duradouros. Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe!

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