O ransomware é uma espécie de malware (software mal-intencionado, o famoso vírus) que os criminosos instalam em seu computador sem seu consentimento. O ransomware dá aos criminosos a possibilidade de bloquear seu computador de um local remoto – apresentando uma janela pop-up com um aviso de que seu computador está bloqueado e você não poderá acessá-lo, a menos que pague.
O ransomware pode causar não apenas dor de cabeça como também enormes prejuízos financeiros, especialmente em computadores que carregam dados sigilosos e recursos-chave para atividades empresariais.
Neste post, vamos apresentar mais detalhes sobre o ransomware e como se prevenir contra esse impasse.
Leia também: Qual é a diferença entre hardware e software?
Como os criminosos instalam o ransomware?
O ransomware geralmente é instalado quando você abre um anexo mal-intencionado em uma mensagem de e-mail, mensagens em redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas ou sites falsos. Ele pode ser instalado quando você visita um site malicioso, uma vez que está sempre escondido através de alguma mensagem chamativa e atraente – seja oferecendo algum serviço ou promoção – que apresente uma boa impressão para que você clique nele.
Tipos de ransomware
Existem dois tipos principais: o ransomware de criptografia e o ransomware de bloqueio.
- Ransomware de criptografia
Este ransomware criptografa arquivos valiosos em um computador, de forma que o usuário não consiga acessá-los. Os cibercriminosos que realizam ataques de ransomware de criptografia ganham dinheiro ao exigir que suas vítimas paguem um resgate para obter os arquivos de volta.
- Ransomware de bloqueio
O ransomware de bloqueio não criptografa os arquivos; em vez disso, ele bloqueia o acesso da vítima ao dispositivo, impedindo seu uso. Após o bloqueio, os criminosos exigem um resgate para desbloquear o dispositivo.
Como se proteger contra vírus e malware: 6 dicas
Existem diversas maneiras de ajudar a proteger o seu computador contra malwares. Nossas dicas incluem:
- Mantenha todo o software no seu computador atualizado. Garanta que a atualização automática esteja habilitada para obter todas as últimas atualizações de segurança do sistema operacional e antivírus.
- Verifique o seu computador com seu antivírus periodicamente.
- Mantenha seu firewall ativado.
- Não abra mensagens de e-mail de spam, nem clique em sites suspeitos.
- Cuidado com pendrive de terceiros ou dispositivos particulares dentro da rede da empresa.
- Mantenha seu backup em dia, principalmente com criptografia na origem, use uma ferramenta de backup corporativo.
Veja também: Qual o significado de TI? Origem e importância da profissão
E, claro, a maior arma contra os ataques de ransomware é sempre o conhecimento dos usuários. Aproveite e assista ao nosso vídeo com dicas de como proteger a sua empresa contra o ransomware!
Origens históricas
Chantagear usuários de computador dessa forma não é uma novidade atual. Os primeiros casos documentados de ransomware foram identificados na Rússia em 2005 e, desde então, essa forma de ataque se disseminou globalmente, com novas variantes continuando a surgir com sucesso. A partir de 2011, houve um aumento significativo nos ataques de ransomware.
Consequentemente, os fabricantes de software antivírus têm direcionado mais recursos para combater esse problema. Um dos maiores e mais devastadores ataques de ransomware ocorreu em maio de 2017 e ficou conhecido como WannaCry – quando aproximadamente 200.000 vítimas em cerca de 150 países foram pressionadas a pagar um resgate em bitcoins.
É comum observar diferenças regionais nos ataques de ransomware. Por exemplo:
Mensagens falsas sobre softwares não licenciados
Em certos países, os cavalos de Troia notificam o usuário de que há software não licenciado instalado no computador, exigindo um pagamento para resolver o suposto problema.
Alegações falsas sobre conteúdo ilegal
Em regiões onde os downloads ilegais de software são frequentes, a abordagem é um tanto mais complexa. Em vez disso, as mensagens de ransomware afirmam ser de autoridades legais – alegando ter encontrado material ilegal no computador da vítima, como pornografia infantil, e exigindo o pagamento de uma multa.
Em suma, o ransomware, em suas diversas formas e variantes, representa uma ameaça significativa tanto para usuários individuais quanto para empresas. Portanto, é crucial estar ciente dessa ameaça e estar preparado para enfrentá-la da melhor maneira possível, adotando medidas de segurança adequadas e utilizando softwares confiáveis acima de tudo!
Ei, empresário – essa mensagem é para você!
Invista em estratégias seguras de Wi-Fi marketing com a nossa solução de Hotspot Social. Se você procura oferecer Internet segura para seus clientes e funcionários, nós podemos ajudá-lo nessa missão – e ainda transformar sua rede em algo extremamente lucrativo no caminho.
Veja só: se o seu negócio já possui um bom roteador e várias pessoas passam um tempo em seu estabelecimento, o risco de abusarem da sua conexão é grande. Sendo protegido por senha ou não, habilitar o acesso definitivo para qualquer um é algo que deixa as suas informações de rede expostas e tira bastante dinheiro da mesa.
Por meio do nosso software de Hotspot Social, você consegue proteger os dados de todo mundo e aumentar a amplitude da sua relação comercial, gerando um crescimento orgânico para a reputação da sua empresa! Com esse recurso de gestão especializada, você ainda pode recolher dados de cadastro de seus clientes, por exemplo, e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras!
Além da sua conexão local se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz – permitindo que você divida um sinal de rede específico para consumidores, separado do principal – nossas soluções de cadastro com login social lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!