Mensagem para fidelizar clientes: 6 dicas de pós-atendimento

Ajude um amigo, compartilhe:

Você sabia que uma simples mensagem para fidelizar clientes pode ser a diferença entre o crescimento lento e rápido do seu negócio, independentemente do seu ramo de atividade? Como estratégia do pós-atendimento, as mensagens de acompanhamento servem para dar a devida atenção às pessoas que consumiram os produtos ou serviços da sua marca, deixando-as mais satisfeitas com a experiência geral e a recomendando para conhecidos.

Hoje, você aprenderá como fazer uma boa mensagem para fidelizar clientes – com direito a exemplos úteis e dicas profissionais da nossa equipe. Continue por aqui!

E não perca: O que é marketing digital e como implementar na sua empresa

Dicas essenciais para criar uma mensagem para fidelizar clientes

O termo “pós-venda” refere-se ao conjunto de ações realizadas após a venda de um produto ou serviço, com o intuito principal de garantir a satisfação do cliente e oferecer o suporte necessário. Esse processo ajuda a criar novas oportunidades de venda – e mensagens cirúrgicas atuam um papel importante nessa história.

Sistema de fidelização de clientes

Afinal, estamos falando desde o atendimento para resolver problemas até as comunicações de feedback do cliente após a compra. A mensagem de pós-venda é fundamental para fortalecer e consolidar o relacionamento com o consumidor. Veja as nossas dicas a seguir para fazer isso da forma correta:

Personalização

Para que o cliente se sinta realmente valorizado, é fundamental que a comunicação após a venda seja personalizada e significativa. Mensagens automáticas perdem relevância e podem afastar o cliente. Em vez disso, é importante adotar uma linguagem que se conecte com ele de forma entusiástica e envolvente – como citar o seu nome. Mensagens genéricas que não mencionam o nome do cliente são frequentemente ignoradas ou descartadas! Portanto, para criar um vínculo mais próximo e pessoal, sempre inclua pelo menos o nome do cliente em suas comunicações.

Suporte

Oferecer suporte proativo é essencial para uma comunicação eficaz. Antecipe-se às possíveis dúvidas do cliente em relação ao produto ou serviço adquirido, fornecendo tutoriais, dicas de uso ou informações sobre canais de atendimento (SAC). Dessa forma, o cliente sente que a empresa se preocupa em resolver problemas antes mesmo que eles surjam. Além disso, caso o cliente precise de ajuda, é vital garantir que ele tenha acesso a um atendimento rápido e de qualidade.

Feedback

Solicitar feedback é uma ferramenta valiosa para entender se a empresa está atendendo às expectativas dos clientes. Além de ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias, o feedback permite ajustes assertivos para aprimorar a experiência do consumidor. Criar canais abertos para que o cliente possa compartilhar suas opiniões sobre produtos, serviços e atendimento, por exemplo, serve como um componente-chave de um pós-venda eficiente.

Chamada para ação

Incluir uma chamada para ação na mensagem de pós-venda torna a comunicação mais ativa e envolvente. Convidar o cliente a participar de um programa de fidelidade, deixar uma avaliação, compartilhar sua experiência nas redes sociais ou explorar ofertas no site são ótimas formas de gerar novas interações e oportunidades de compra.

Referências a compras anteriores

Outra maneira de personalizar a mensagem é fazer referência à última compra do cliente – já que isso permite que você ofereça suporte relacionado ao produto adquirido – ou sugerir itens complementares que podem ser de interesse. Ao mostrar que você acompanha as preferências do cliente, a empresa demonstra atenção às suas necessidades e deixa tudo menos robotizado.

Conteúdo exclusivo

Entregar conteúdo exclusivo é uma excelente maneira de tornar a comunicação pós-venda mais valiosa. Pode ser um artigo, dicas sobre o uso de um produto, publicações relevantes nas redes sociais, ou até mesmo descontos personalizados. Isso não só agrega valor ao cliente, como também reforça a imagem da marca como alguém que conhece e cuida de suas preferências.

Mensagem para fidelizar clientes
Mensagens de fidelização são imprescindíveis nos dias de hoje!

Exemplos de mensagens de fidelização

Você sabia que a pandemia acelerou ainda mais a transformação no comportamento de compra dos consumidores? Muitos que nunca haviam comprado online passaram a utilizar aplicativos, e-commerces e principalmente o WhatsApp para adquirir produtos, gostando da experiência. Uma pesquisa revelou que 72,4% das 2000 pessoas entrevistadas avaliou a experiência como positiva – e que elas continuarão comprando online contanto que as marcas continuem:

  • Oferecendo preços competitivos e promoções;
  • Garantindo fretes acessíveis ou gratuitos;
  • Assegurando entregas rápidas;
  • Proporcionando atendimento ágil e eficiente.

👋 Hey Visitante!

uso do whatsapp business

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Guia definitivo para o seu NEGÓCIO realizar mais VENDAS com o WhatsApp!✅

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Agora vamos a exemplos práticos de mensagens de fidelização para colocar tudo isso em perspectiva!

1. Pergunte sobre o produto após a compra

Uma ótima maneira de manter contato com o cliente é enviar uma mensagem algum tempo após a compra, perguntando sobre o funcionamento do produto e a satisfação com ele. Aproveite essa oportunidade para oferecer novidades ou tirar dúvidas, como:

Olá, Maria! Como está sendo sua experiência com o produto que você comprou conosco? Estamos à disposição para ajudar com qualquer dúvida. Aproveite também para conferir nossos lançamentos!

Essa abordagem permite não apenas monitorar a satisfação do cliente, mas também identificar pontos de melhoria e fortalecer o relacionamento.

2. Envie felicitações no aniversário

O aniversário é uma excelente oportunidade para lembrar do cliente e fortalecer o vínculo. Uma mensagem de aniversário faz o cliente se sentir especial, melhora a imagem da marca e pode gerar indicações espontâneas para amigos e familiares. Veja só:

Parabéns, João! Esperamos que seu dia seja incrível. Conte conosco sempre que precisar. Grande abraço!

Aproveite para oferecer promoções especiais:

Feliz aniversário, Laura! Preparamos um presente especial para você: 15% de desconto em sua próxima compra. Que seu dia seja cheio de alegria!

Além do aniversário, datas como o Dia do Cliente ou Natal também são ótimas para enviar mensagens personalizadas e oferecer brindes.

3. Informe sobre novidades

Se o cliente já comprou com você, é provável que se interesse por novos produtos. Enviar mensagens periódicas com lançamentos ou promoções pode ser uma excelente estratégia para mantê-lo engajado. Apenas tome cuidado para não exagerar na frequência das mensagens, evitando o efeito contrário (o famoso spam). Exemplos incluiriam:

Carlos, temos novidades incríveis! Aproveite nossas ofertas e receba seus produtos ainda esta semana. Acesse: www.ecommerce.com.br/novidades

Fernanda, estamos abrindo uma nova loja e você é nossa convidada especial! Visite-nos no sábado e apresente esta mensagem para participar de um sorteio exclusivo.

Para ler o nosso guia completo sobre a criação de um programa de fidelidade, clique aqui!

Conheça a DT Network!

whatsapp business para hotéis
Interface do Chat Corp da DT Network

Após tudo isso, você deve estar se perguntando como, de fato, você pode implementar essas estratégias no seu negócio. E-mail? SMS? WhatsApp?

Bom, se a sua empresa utiliza uma conta comercial do WhatsApp Business para se comunicar com a clientela, temos uma boa notícia para você: já pensou em utilizar uma API oficial do WhatsApp para aprimorar

Essa é a proposta do Chat Corp: uma solução SaaS (Software como Serviço) 100% White Label da DT Network que transforma o seu canal de comunicação em um atendimento multicanal integrado a um único número – pelo qual todos os seus funcionários podem atender ao mesmo tempo, em qualquer lugar que estiverem.

Entre outras vantagens do nosso sistema, você pode ter acesso a uma gestão aprofundada da sua conta comercial – fazendo uso de métricas em tempo real e relatórios de conversas para aumentar seus lucros e organizar ainda mais o seu ambiente de trabalho de acordo com os resultados coletados.

Portanto, se a sua empresa não tem os recursos necessários para investir em um chat interno original, a nossa solução é a mais ideal para você, que já usa o WhatsApp como principal canal de comunicação. E a cereja no bolo vem agora: como um sistema White Label, você pode colocar o nome da sua marca na plataforma, como se fosse sua, e revendê-lo para outras pessoas interessadas em terceirizar esse tipo de serviço!

Chat Corp DT Network

Agora é a hora – convidamos você a se juntar a milhares de empresas que confiam na eficácia de nossas soluções para elevar seus padrões de atendimento. Entre em contato com um de nossos agentes ainda hoje.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *