Você sabia que uma simples mensagem para fidelizar clientes pode ser a diferença entre o crescimento lento e rápido do seu negócio, independentemente do seu ramo de atividade? Como estratégia do pós-atendimento, as mensagens de acompanhamento servem para dar a devida atenção às pessoas que consumiram os produtos ou serviços da sua marca, deixando-as mais satisfeitas com a experiência geral e a recomendando para conhecidos.
Hoje, você aprenderá como fazer uma boa mensagem para fidelizar clientes – com direito a exemplos úteis e dicas profissionais da nossa equipe. Continue por aqui!
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Dicas essenciais para criar uma mensagem para fidelizar clientes
O termo “pós-venda” refere-se ao conjunto de ações realizadas após a venda de um produto ou serviço, com o intuito principal de garantir a satisfação do cliente e oferecer o suporte necessário. Esse processo ajuda a criar novas oportunidades de venda – e mensagens cirúrgicas atuam um papel importante nessa história.
Afinal, estamos falando desde o atendimento para resolver problemas até as comunicações de feedback do cliente após a compra. A mensagem de pós-venda é fundamental para fortalecer e consolidar o relacionamento com o consumidor. Veja as nossas dicas a seguir para fazer isso da forma correta:
Personalização
Para que o cliente se sinta realmente valorizado, é fundamental que a comunicação após a venda seja personalizada e significativa. Mensagens automáticas perdem relevância e podem afastar o cliente. Em vez disso, é importante adotar uma linguagem que se conecte com ele de forma entusiástica e envolvente – como citar o seu nome. Mensagens genéricas que não mencionam o nome do cliente são frequentemente ignoradas ou descartadas! Portanto, para criar um vínculo mais próximo e pessoal, sempre inclua pelo menos o nome do cliente em suas comunicações.
Suporte
Oferecer suporte proativo é essencial para uma comunicação eficaz. Antecipe-se às possíveis dúvidas do cliente em relação ao produto ou serviço adquirido, fornecendo tutoriais, dicas de uso ou informações sobre canais de atendimento (SAC). Dessa forma, o cliente sente que a empresa se preocupa em resolver problemas antes mesmo que eles surjam. Além disso, caso o cliente precise de ajuda, é vital garantir que ele tenha acesso a um atendimento rápido e de qualidade.
Feedback
Solicitar feedback é uma ferramenta valiosa para entender se a empresa está atendendo às expectativas dos clientes. Além de ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias, o feedback permite ajustes assertivos para aprimorar a experiência do consumidor. Criar canais abertos para que o cliente possa compartilhar suas opiniões sobre produtos, serviços e atendimento, por exemplo, serve como um componente-chave de um pós-venda eficiente.
Chamada para ação
Incluir uma chamada para ação na mensagem de pós-venda torna a comunicação mais ativa e envolvente. Convidar o cliente a participar de um programa de fidelidade, deixar uma avaliação, compartilhar sua experiência nas redes sociais ou explorar ofertas no site são ótimas formas de gerar novas interações e oportunidades de compra.
Referências a compras anteriores
Outra maneira de personalizar a mensagem é fazer referência à última compra do cliente – já que isso permite que você ofereça suporte relacionado ao produto adquirido – ou sugerir itens complementares que podem ser de interesse. Ao mostrar que você acompanha as preferências do cliente, a empresa demonstra atenção às suas necessidades e deixa tudo menos robotizado.
Conteúdo exclusivo
Entregar conteúdo exclusivo é uma excelente maneira de tornar a comunicação pós-venda mais valiosa. Pode ser um artigo, dicas sobre o uso de um produto, publicações relevantes nas redes sociais, ou até mesmo descontos personalizados. Isso não só agrega valor ao cliente, como também reforça a imagem da marca como alguém que conhece e cuida de suas preferências.
Exemplos de mensagens de fidelização
Você sabia que a pandemia acelerou ainda mais a transformação no comportamento de compra dos consumidores? Muitos que nunca haviam comprado online passaram a utilizar aplicativos, e-commerces e principalmente o WhatsApp para adquirir produtos, gostando da experiência. Uma pesquisa revelou que 72,4% das 2000 pessoas entrevistadas avaliou a experiência como positiva – e que elas continuarão comprando online contanto que as marcas continuem:
- Oferecendo preços competitivos e promoções;
- Garantindo fretes acessíveis ou gratuitos;
- Assegurando entregas rápidas;
- Proporcionando atendimento ágil e eficiente.
Agora vamos a exemplos práticos de mensagens de fidelização para colocar tudo isso em perspectiva!
1. Pergunte sobre o produto após a compra
Uma ótima maneira de manter contato com o cliente é enviar uma mensagem algum tempo após a compra, perguntando sobre o funcionamento do produto e a satisfação com ele. Aproveite essa oportunidade para oferecer novidades ou tirar dúvidas, como:
Essa abordagem permite não apenas monitorar a satisfação do cliente, mas também identificar pontos de melhoria e fortalecer o relacionamento.
2. Envie felicitações no aniversário
O aniversário é uma excelente oportunidade para lembrar do cliente e fortalecer o vínculo. Uma mensagem de aniversário faz o cliente se sentir especial, melhora a imagem da marca e pode gerar indicações espontâneas para amigos e familiares. Veja só:
Aproveite para oferecer promoções especiais:
Além do aniversário, datas como o Dia do Cliente ou Natal também são ótimas para enviar mensagens personalizadas e oferecer brindes.
3. Informe sobre novidades
Se o cliente já comprou com você, é provável que se interesse por novos produtos. Enviar mensagens periódicas com lançamentos ou promoções pode ser uma excelente estratégia para mantê-lo engajado. Apenas tome cuidado para não exagerar na frequência das mensagens, evitando o efeito contrário (o famoso spam). Exemplos incluiriam:
Para ler o nosso guia completo sobre a criação de um programa de fidelidade, clique aqui!
Conheça a DT Network!
Após tudo isso, você deve estar se perguntando como, de fato, você pode implementar essas estratégias no seu negócio. E-mail? SMS? WhatsApp?
Bom, se a sua empresa utiliza uma conta comercial do WhatsApp Business para se comunicar com a clientela, temos uma boa notícia para você: já pensou em utilizar uma API oficial do WhatsApp para aprimorar
Essa é a proposta do Chat Corp: uma solução SaaS (Software como Serviço) 100% White Label da DT Network que transforma o seu canal de comunicação em um atendimento multicanal integrado a um único número – pelo qual todos os seus funcionários podem atender ao mesmo tempo, em qualquer lugar que estiverem.
Entre outras vantagens do nosso sistema, você pode ter acesso a uma gestão aprofundada da sua conta comercial – fazendo uso de métricas em tempo real e relatórios de conversas para aumentar seus lucros e organizar ainda mais o seu ambiente de trabalho de acordo com os resultados coletados.
Portanto, se a sua empresa não tem os recursos necessários para investir em um chat interno original, a nossa solução é a mais ideal para você, que já usa o WhatsApp como principal canal de comunicação. E a cereja no bolo vem agora: como um sistema White Label, você pode colocar o nome da sua marca na plataforma, como se fosse sua, e revendê-lo para outras pessoas interessadas em terceirizar esse tipo de serviço!
Agora é a hora – convidamos você a se juntar a milhares de empresas que confiam na eficácia de nossas soluções para elevar seus padrões de atendimento. Entre em contato com um de nossos agentes ainda hoje.