Fila de espera no restaurante? Veja como não perder clientes

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A fila de espera no restaurante é praticamente inevitável, ainda mais se estivermos falando de um estabelecimento popular. No entanto, se você é um empreendedor, deve saber como esse fato pode deixar uma marca de preocupação permanente na sua rotina – pois a espera, muitas vezes, é lidada como sinônimo de mau atendimento. E isso está fora de questão, não é?

Felizmente, existem soluções para contornar o problema que, ao invés de incomodar os clientes, os agradam com benefícios exclusivos, o que pode torná-los até defensores da sua marca.

Continue conosco neste artigo para saber como implementar uma fila de espera no restaurante da forma correta!

Leia também: Qual é o melhor aplicativo de fidelização de clientes?

Desvantagens da fila de espera no restaurante

Para colocar o problema em perspectiva, que façamos uma lista de consequências primeiro. Os pontos seguintes destacam como um atendimento mal administrado pode impactar tanto a experiência do cliente quanto o funcionamento interno do estabelecimento.

Fila de espera no restaurante

Aqui estão algumas desvantagens da fila de espera em um restaurante que não recebe a devida atenção:

  • Insatisfação do cliente: Como mencionamos, longas filas podem causar frustração e impaciência, levando os clientes a associarem a experiência a um mau atendimento – o que pode prejudicar a imagem do restaurante.
  • Perda de clientes potenciais: Alguns clientes podem desistir de esperar e ir para um restaurante concorrente, o que significa perda de vendas e possíveis clientes recorrentes.
  • Diminuição da reputação: Quando a fila de espera é frequente e demorada, os clientes podem compartilhar suas experiências negativas com outras pessoas, impactando de forma negativa a reputação do restaurante.
  • Redução da experiência de conforto: Filas de espera podem criar um ambiente desconfortável, especialmente se os clientes tiverem que esperar em um local apertado ou sem acomodações adequadas.
  • Desafios operacionais: Gerenciar filas longas pode ser complicado para a equipe, que precisa lidar com a logística de espera e manter a organização sem impactar a qualidade do serviço.
  • Diminuição da produtividade: Funcionários podem se sentir sobrecarregados, já que filas longas aumentam a pressão para acomodar os clientes rapidamente; isso também pode afetar a qualidade do atendimento com o tempo.

Claro – em muitos casos, uma fila de espera no restaurante é inevitável, particularmente em horários de pico ou épocas turísticas. Saiba que a fila em si não é necessariamente um problema; o desafio está em como ela é gerenciada, desdobrando-se em consequências boas ou ruins para a marca.

O segredo está em oferecer uma experiência positiva durante a espera, fazendo com que a percepção da fila de espera se transforme. Em vez de ser vista como um incômodo, ela pode ser aceita como um sinal de que o restaurante é popular e vale a pena.

Fila de espera no restaurante

Como prometemos, queremos agora apresentar um método perfeito para atingir esse objetivo – e ainda trazer lucro para a sua mesa!

Como usar a fila de espera no restaurante a seu favor

A resposta para essa pergunta é mais simples do que você imagina: Wi-Fi. Mais especificamente, um hotspot Wi-Fi.

Um hotspot Wi-Fi é, em sua essência, uma rede pública que serve de hub para todos os clientes e funcionários se conectarem à Internet. No entanto, ao contrário de uma rede tradicional (que fica vulnerável a extrapolações e riscos de segurança cibernética), o hotspot é um sistema robusto e protegido por configurações personalizadas, permitindo que o administrador da rede forneça uma conexão estável para todos os usuários e registre os seus dispositivos em um banco de dados. Ao fazer isso, é possível, por exemplo:

  • Fornecer uma comunicação clara sobre o tempo estimado de espera diretamente no celular das pessoas;
  • Providenciar opções de entretenimento, como um cardápio interativo para o cliente visualizar enquanto espera, uma área confortável de espera ou até mesmo aperitivos grátis;
  • Transmitir notificações via SMS – ou, melhor ainda, pela própria interface do hotspot – para avisar quando a mesa estiver pronta, permitindo que o cliente explore outras áreas próximas enquanto aguarda.

Aqui, em troca de uma boa conexão com a Internet (e gratuita), o cliente que está na fila de espera no restaurante fornece dados de cadastro por meio de uma interface de login social, incluindo informações como e-mail, nome e número de telefone. Tudo isso é feito em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), então você pode ficar tranquilo.

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Sabe o que isso significa? Que o hotspot Wi-Fi oferece uma excelente oportunidade de fidelização ao cliente.

Com os dados obtidos, você pode enviar promoções personalizadas, convidar os clientes a participarem de um programa de fidelidade ou informá-los sobre eventos especiais. Isso cria um canal direto e exclusivo de comunicação, incentivando o retorno ao seu restaurante a longo prazo e, a curto prazo, satisfazendo o tédio de uma fila de espera no restaurante em qualquer outro lugar.

Ao proporcionar essa experiência positiva durante cada visita, você aumenta a satisfação das pessoas e constrói uma relação mais forte com o cliente, que pode preferir o seu restaurante em relação a concorrentes que não oferecem essas vantagens (ou que oferecem um Wi-Fi tão ruim que chega a ser impossível de usar).

Como ativar hotspot em seu computador ou celular

Dessa forma, o hotspot Wi-Fi não só melhora a experiência de espera como também serve como uma ferramenta estratégica de marketing para promover o engajamento. E nós, da DT Network, sabemos bem disso.

Apresentamos a você o Hotspot Social!

O Hotspot Social da DT Network é exatamente isso: um Wi-Fi profissional e robusto, capaz de registrar cada pessoa conectada e monitorar suas atividades na rede!

Com esse sistema de gestão de Wi-Fi, você pode criar perfis personalizados de cada consumidor que visita seu estabelecimento – levando em conta suas compras e sites visitados, por exemplo – e estabelecer estratégias de relacionamento ao longo do tempo. Com as informações que os clientes registram para a acessar a rede, você pode:

  • definir o perfil do cliente ideal e atender às suas preferências;
  • observar o comportamento de compra;
  • estabelecer regras de programas de recompensa e benefícios;
  • criar uma interface personalizada de relacionamento com o cliente;
  • escolher os canais de comunicação e divulgar seu programa;
  • alimentar seu banco de dados e aumentar os leads;
  • oferecer descontos e promoções com base nas compras dos clientes;
  • acompanhar resultados e ajustar tudo conforme as métricas de desempenho.
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Incrível, não é? Se você tem um restaurante, café, barzinho ou qualquer estabelecimento em que as pessoas precisam esperar em filas ou salas, o Hotspot Social é a melhor maneira de você fidelizar os seus clientes com benefícios exclusivos e ainda lucrar em cima disso!

Afinal, quem não precisa de Internet hoje em dia? Aproveite essa ferramenta comum para fornecer um atendimento personalizado e várias experiências memoráveis, bem como construir relacionamentos sólidos e duradouros. Entre em contato hoje mesmo com a nossa equipe!

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