Criar um hotspot Wi-Fi para o seu negócio é um investimento de alto custo-benefício que pode alavancar não só a imagem da sua marca aos olhos da clientela como também alavancar as suas vendas de forma orgânica e duradoura. Afinal, essa abordagem de marketing utiliza o acesso à Internet – quem não precisa dele hoje em dia? – ao seu favor!
Continue lendo este guia para criar um hotspot Wi-Fi de qualidade, com indicações profissionais dos equipamentos necessários e das soluções prontas da DT Network.
Veja também: Como criar um sistema de fidelização de clientes
O que é um hotspot Wi-Fi?
Um sistema de hotspot Wi-Fi é uma rede que permite a conexão de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, à internet sem fio em um local específico. O termo “hotspot” refere-se ao ponto de acesso que emite o sinal Wi-Fi, normalmente configurado em redes públicas ou privadas, como de cafés, aeroportos, hotéis e universidades, ou mesmo de ambientes corporativos.
Um sistema de hotspot Wi-Fi sempre inclui:
- Roteador ou ponto de acesso: Dispositivo que cria o ponto de acesso à internet via Wi-Fi.
- Autenticação de usuário: Muitos hotspots exigem que os usuários façam login ou autentiquem suas credenciais (por exemplo, via senha ou código) para acessar a internet.
- Gerenciamento de rede: Em grandes hotspots (como em empresas ou centros comerciais), um sistema gerencia a distribuição de sinal, priorizando a estabilidade da rede e permitindo controle sobre quem pode se conectar, por quanto tempo, e com qual largura de banda.
Hotspots podem ser públicos – fornecidos em lugares de grande circulação, geralmente de forma gratuita ou paga – ou privados – usados em empresas, eventos ou residências, para controle mais rígido de quem pode acessar o Wi-Fi.
Sistemas mais avançados de hotspot ainda podem incluir recursos como limitação de velocidade, bloqueio de sites ou registro de uso da rede. Esse recurso, de toda forma, permite que seus clientes se conectem facilmente à Internet, proporcionando uma experiência prática e eficiente dentro do seu estabelecimento – seja este uma loja, um restaurante ou até um transporte público, como ônibus.
Abaixo, detalhamos os pontos essenciais para criar um hotspot Wi-Fi de maneira eficaz:
1. Conexão com a Internet
Obviamente, o primeiro passo é garantir uma conexão de internet estável e adequada. Isso exige um planejamento que leve em consideração o número de visitantes que irão utilizar o Wi-Fi ao mesmo tempo. A banda contratada deve ser suficiente para atender a essa demanda.
Por exemplo, para proporcionar uma navegação fluida em redes sociais e aplicativos de mensagens, estima-se que 500 Kbps (0,5 Mega) por usuário seja suficiente. Assim, dependendo do número de clientes conectados simultaneamente, você pode escolher entre planos de 10, 20, 100 Megas ou mais, conforme a necessidade.
2. Roteador compatível
Além da conexão com a internet, é essencial que o roteador utilizado seja compatível com a demanda do seu ambiente. Ele precisa ter suporte a diversas funcionalidades, como o gerenciamento de múltiplos dispositivos conectados ao mesmo tempo e a capacidade de fornecer uma boa cobertura de sinal. Um roteador eficiente é capaz de gerenciar redes densas e garantir estabilidade de conexão para todos os usuários.
Confira aqui uma lista de roteadores que a equipe da DT Network recomenda para contextos empresariais.
3. Um bom software de Hotspot Wi-Fi
Por fim, para garantir uma experiência online de qualidade, é imprescindível o uso de um software específico de gestão de hotspot Wi-Fi, como o Hotspot Social da DT Network (leia até o final para saber mais).
Um bom sistema, nesse caso, deve oferecer segurança, monitoramento em tempo real e a capacidade de coletar dados valiosos para otimizar o uso da rede e aprimorar o atendimento ao cliente. Além disso, ele pode permitir o controle de largura de banda, autenticação de usuários e a personalização da experiência de acesso, como o redirecionamento para páginas específicas ou a exibição de anúncios, cardápios e catálogos digitais de pedido.
Com uma configuração adequada, seu estabelecimento poderá oferecer um acesso à internet de qualidade para os visitantes, ao mesmo tempo que melhora a segurança da rede e otimiza ações de marketing e fidelização!
O que faz um hotspot ser superior a uma rede pública comum e desprotegida?
Uma rede pública tradicional apresenta diversos riscos e limitações em comparação a um sistema de hotspot de qualidade – como você já deve imaginar. A sua reputação nunca foi muito boa porque, primeiramente, a falta de segurança é um problema crítico demais para ser ignorado hoje em dia, onde pessoas mal-intencionadas podem a qualquer momento roubar nossos dados e prejudicar o funcionamento da rede. Em redes assim, informações sensíveis de cada usuário conectado ficam vulneráveis a ataques, como interceptação de tráfego e invasões de hackers.
Além disso, o desempenho de uma rede pública desprotegida é geralmente inconsistente. Sem um controle adequado, a largura de banda pode ser sobrecarregada de maneira veloz, resultando em quedas de conexão, lentidão na navegação e uma experiência frustrante para os usuários.
Em contraste, um sistema de hotspot de qualidade oferece criptografia robusta, controle de acesso e limitação de banda, garantindo uma navegação segura, estável e personalizada para cada usuário. Isso também permite que o proprietário do estabelecimento gerencie o uso da rede (com direito a tempo limite de conexão, horário de funcionamento e guest Wi-Fi, onde existe uma frequência exclusiva para clientes e outra frequência para os funcionários), proteja os dados gerais e otimize a performance da conexão.
Leia também: O que fazer quando a Internet está lenta?
Crie um hotspot Wi-Fi ainda hoje para investir na sua marca!
Muitos locais públicos como restaurantes, hotéis e lojas oferecem Wi-Fi de graça para seus clientes. Mas esse é apenas o primeiro passo para abrir inúmeras portas de engajamento!
Como você pôde notar, criar um hotspot Wi-Fi é mais do que oferecer Wi-Fi em um estabelecimento comercial. Estamos falando aqui de uma abordagem completa de Wi-Fi para clientes (e funcionários) com cadastro e login social, de um feedback que aumenta a aproximação da sua marca com o público e de inúmeras outras vantagens que colocam a sua empresa acima da concorrência.
E a melhor parte é que, com essas estratégias de Wi-Fi marketing, nada disso depende de uma senha de acesso genérica que pode ser explorada ou perdida. As credenciais tanto do negócio quanto dos clientes podem ficar protegidas em um banco de dados completamente separados da rede principal, seguindo as normas de LGPD e ainda trazendo credibilidade aos serviços oferecidos.
Conheça o Hotspot Social da DT Network e transforme o seu Wi-Fi em um canal de marketing
Se você já está pensando em criar um hotspot Wi-Fi do zero, não se preocupe. Com todas as funcionalidades que citamos aqui, um preço justo e suporte especializado de uma equipe profissional sempre que precisar, a DT Network é a parceira certa para impulsionar a sua marca para fronteiras nunca vistas.
Apresentamos a você o Hotspot Social: o sistema que otimiza uma rede corporativa mais do que qualquer ferramenta ou equipamento. Com o nosso recurso de gestão especializada, você pode recolher dados de cadastro de seus clientes em conformidade com a LGPD e usá-los como sistema de relacionamento para futuras compras!
Além da sua conexão local pode se tornar um ambiente ainda mais seguro e eficaz para todos os usuários – usufruindo de todas as vantagens que citamos ao longo do artigo – nossas soluções de cadastro com login social também lhe garantem um ótimo meio de revender a sua marca (100% White Label) e oferecer um atendimento online profissional.
Isso quer dizer que, além da solução já vir pronta para uso, você pode colocar o nome da sua própria marca no sistema e revendê-lo para outras empresas que desejam usá-lo!
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