O chat corporativo é uma ferramenta importantíssima para comunicação dentro de uma empresa, sendo útil tanto para sua relação com seus clientes como para conectividade entre seus colaboradores.
Mas nem todas as opções irão atender bem o seu negócio. Mais do que te contar como um chat corporativo é primordial e pode se tornar um poderoso aliado para o seu negócio, gostaríamos de te ajudar a fazer a escolha certa.
Vem com a gente, conheça melhor a ferramenta, seus benefícios e descubra as melhores opções de chat corporativo do mercado.
Chat corporativo: o que é?
Um chat corporativo nada mais é do que uma ferramenta digital que possibilita trocar mensagens instantâneas. Mensagens essas que podem ser trocadas com sua equipe de colaboradores ou clientes.
Dessa maneira, um atendimento centralizado, que é um dos principais problemas das empresas, é feito de forma orgânica e profissionalizada.
Alguns softwares ainda possibilitam a divisão de funcionários por setor. Vamos falar sobre os benefícios dos chats corporativos, mas para adiantar, um grande benefício da ferramenta é poder se conectar com ela de qualquer lugar. Basta ter acesso à internet através de qualquer dispositivo.
Benefícios de contar com um chat corporativo
Com o aumento do trabalho remoto, veio a demanda também por ferramentas digitais que possibilitem a conversa instantânea entre colaboradores e clientes. Isto é, um sistema que unificasse e centralizasse o canal de atendimento ao consumidor e a interação entre as diferentes equipes que movem um negócio.
Mas claro, uma ferramenta que realmente funcione e facilite o trabalho do dia a dia. Por essas e outras qualidades, o chat corporativo tem feito a diferença nas empresas. Não seria, também, uma ferramenta útil para o seu negócio?
Conheça a seguir os principais benefícios.
Centralização dos atendimentos
Muitas pessoas optam por centralizar a comunicação corporativa interna e externa em um e-mail. Porém, essa certamente não é a melhor opção.
Com um chat corporativo, a sua caixa de entrada não fica lotada. Isso pode ser prejudicial para a otimização dos processos, principalmente quando muitas pessoas têm acesso ao e-mail.
Com uma gestão mais centralizada da comunicação voltada ao chat corporativo, você consegue determinar quanto tempo um cliente espera por atendimento, por exemplo. Assim como é possível saber quantos atendimentos ocorreram em um determinado período.
Um departamento também precisa de sintonia para execução do trabalho, bem como para interação com os demais setores da empresa. E, ao contar com um chat corporativo, você consegue agrupar as conversas com colegas e grupos em um mesmo local. Isto é, a centralização das informações é prioridade, deixando tudo mais fluído.
Maior agilidade na comunicação e na tomada de decisão
Sem os ruídos nos atendimentos através de um chat corporativo, a agilidade na comunicação, e consequentemente na tomada de decisão, é aprimorada. Afinal, com a instantaneidade que a ferramenta proporciona, os mal entendidos podem ser resolvidos e evitados no dia a dia.
No âmbito das tomadas de decisão, um chat corporativo dispensa o uso de reuniões, por exemplo. O que possibilita que o tempo que seria gasto para a organização desse encontro, seja usado para produtividade no próprio trabalho.
Ainda, para o colaborador que estiver fora da empresa por algum motivo, as mensagens chegam da mesma forma através da conexão pelo dispositivo móvel.
Redução dos ruídos na comunicação
A redução de ruídos é um dos principais objetivos de um trabalho voltado a otimização da comunicação dentro de uma empresa. A má compreensão de mensagens é um problema sério que pode prejudicar o andamento dos processos da empresa e até mesmo prejudicar o seu relacionamento com seus clientes.
Através da ferramenta do chat corporativo é possível ter acesso a um banco de dados com todas as mensagens trocadas até o momento. Assim, você e seus colaboradores podem ir atrás de alguma informação compartilhada há algum tempo, esclarecendo qualquer dúvida.
Sem falar no quesito instantaneidade, que permite a correção ágil de qualquer mal entendido.
Atendimento com o WhatsApp graças a interatividade com outros aplicativos
É isso mesmo, você pode usar o WhatsApp para atendimento ao cliente. Através de um único número – aquele profissional mesmo, da sua empresa, seja ele fixo ou móvel.
Basta ativar o Chat Corp e começar a utilizar. Assim, não é preciso sair de um sistema para abrir outro enquanto atende.
Uma ferramenta de chat corporativo conectado a outras também agiliza o processo. Além disso, fica mais fácil se comunicar com as pessoas, sem precisar parar para editar ou abrir documentos.
Outra facilidade que essa integração traz é a de que através do uso de um WhatsApp profissional, os colaboradores evitam utilizar o particular prevenindo assim problemas futuros e profissionalizando a comunicação.
Chat Corporativo X E-mail
O e-mail ainda é a forma de comunicação mais utilizada por empresas para comunicação interna e externa. De fato, se trata de uma tecnologia segura e familiar à maioria das pessoas.
Contudo, comparado ao chat corporativo, ele acaba atrasando processos e exigindo mais tempo para tomada de decisões.
A grande preocupação das companhias acostumadas com o e-mail em relação à implementação de um chat é o registro e a organização das conversas. No entanto, tais recursos são apenas exemplos de tudo o que um bom chat corporativo pode oferecer.
Com a integração com outros sistemas, o chat corporativo torna-se indiscutivelmente a melhor opção para negócios de todos os tamanhos e setores, centralizando as informações e reduzindo falhas, consagrando-se como a solução ideal.
Leia também: Plataforma de WhatsApp para empresas: O que é e vantagens
6 melhores opções de chat corporativo
Não basta concluir que a adesão de um chat corporativo pode ser benéfica para o seu negócio. É necessário, ainda, escolher o sistema ideal para o negócio. A seguir te apresentaremos algumas alternativas.
1 – Slack
O Slack é uma ótima escolha para quem precisa criar ou mesmo juntar uma equipe. Sua interface limpa e direta combinada aos seus diversos canais e critérios personalizados, é o seu principal diferencial.
Além disso, a ferramenta disponibiliza aos agentes os especialistas, as ferramentas e as informações de que eles precisam para prestar um excelente atendimento ao cliente.
2 – Skype
Você provavelmente já conhece Skype, uma ferramenta clássica de comunicação pessoal e corporativa utilizada por empresas do mundo inteiro.
Dentre suas funcionalidades destacam-se chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de tela, envio de arquivos, conversas em grupo e agendamento de reuniões.
Embora seja uma solução completa para quem está procurando um chat corporativo interno, não é ideal para atendimento ao cliente.
3 – Fuze
Com um excelente ambiente interno, o Fuze também está entre os melhores chats corporativos para comunicação entre equipes. Além de recursos como videoconferência, condução de reunião e outros relacionados, o aplicativo contribui para análise de processos empresariais e qualquer tipo de dados, e se integra a outros softwares, como Microsoft Outlook, Lync, Google Calendar e Box.
Novamente, apesar de ser uma opção bastante completa como chat interno, não é uma boa alternativa para quem procura uma opção de chat corporativo para relacionamento com o público.
4 – Microsoft Lync
O Microsoft Lync é uma boa ferramenta para troca de mensagens instantâneas entre colaboradores ou mesmo entre a empresa e seus clientes.
Antes conhecido como Microsoft Office Communicator, possui integração com todas as ferramentas da Microsoft.
5 – Google Chat/Hangouts
O Google Hangouts é uma forma fácil para conversar com pessoas e grupos. A plataforma inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP. O aplicativo veio para substitui três produtos de mensagens que a Google havia implementado simultaneamente: Google Talk, Google+ Messenger e Hangouts.
Desde 2020, o que antes era chamado Hangouts vem evoluindo para o que agora temos como Google Chat.
6 – Chat Corp
Um sistema de chat centralizado e completo, o Chat Corp veio para resolver um dos maiores problemas das empresas: a comunicação centralizada.
Seus diferenciais incluem, além da integração com o WhatsApp e outros sistemas:
- Gestão centralizada
- Métricas importantes em tempo real
- Mais produtividade
- Direcione o cliente automaticamente
- Histórico de conversas
- Adequado às leis vigentes
O principal foco é facilitar a comunicação entre a empresa e seus clientes e, como consequência disso, aumentar os seus lucros.
Se em seu negócio você possui pessoas que realizam atendimento a clientes em mais de um setor, você precisa de um sistema de chat profissional.
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Atue como revendedor de chats corporativos
Por enquanto vimos que os benefícios de ter um Chat Corp na sua empresa são:
- Centralização dos atendimentos;
- Maior agilidade na comunicação;
- Redução dos ruídos;
- Integração com outras ferramentas como o Whatsapp.
Agora, com a DT Network há a possibilidade ainda de sua companhia adquirir essa ferramenta para revenda!
É isso mesmo, através do nosso sistema de trabalho, ou seja, o SaaS, Software como Serviço, podemos disponibilizar a ferramenta de chat corporativo para você revender como se fosse um produto seu. Isto é, você utiliza a sua marca nele.
Se caso optar por revender a solução do Chat Corp, você aumentaria as chances de lucrar mais fornecendo outro tipo de serviço com a sua marca. Além disso, com o portfólio maior de serviços, a sua cartela de clientes pode aumentar significativamente.
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