Como Acessar o Roteador do Cliente pelo MikroTik

Vimos anteriormente que os roteadores do MikroTik podem ser acessados de qualquer lugar. Por causa disso, essa tecnologia pioneira em conexões wireless têm ajudado diversos profissionais na área de TI durante os últimos anos. Contudo, diante do  aumento do mundo virtual, algumas dúvidas ainda surgem aqui e ali; em especial, com relação à conectividade entre seus clientes.

Uma das questões mais importantes é, neste caso, como acessar o roteador do cliente pelo MikroTik. Para uma resposta simples e direta, continue lendo o artigo ou, caso esteja buscando as especificações técnicas desses produtos, clique aqui.

Descubra como acessar o roteador do cliente pelo MikroTik?

Quando você conecta o MikroTik ao seu computador, seja por cabo ou via wireless, a configuração do roteador se torna bem prática. Já que o RouterBOARD possui a habilidade de detectar dispositivos vizinhos, você pode sempre usar o software Winbox (baixe a última versão aqui) para acessar suas funcionalidades, mesmo que eles não tenham um endereço IP configurado.

Para executar o Winbox:

  • Vá na seção “Useful Tools and Utilities”.
  • Execute o programa e clique na aba “Neighbors”.
  • Verifique se o dispositivo está aparecendo e faça o primeiro acesso.
  • Você terá duas escolhas aqui: usar o endereço MAC ou endereço IP.
  • Para o acesso por MAC: clique sobre o endereço e o campo “Connect to” será preenchido. Digite “admin” na seção do usuário, deixe a senha em branco e clique no botão “Connect”.
  • Para o acesso por IP: você deve adicionar um endereço em sua placa de rede de MikroTik – saiba como fazer aqui. Como o endereço IP padrão é 192.168.88.1, você pode trocar o último dígito pelo número 2 e fazer o acesso pelo Winbox clicando sobre ele.

Outras configurações disponíveis para acessar o roteador do cliente:

  • Endereço de rede (Address): 192.168.100.0
  • Máscara de Sub-rede (Netmask): 255.255.255.0 (“máscara /24”)
  • Gateway e Servidores NDS: 192.168.100.1
  • Pool: 192.168.100.5-192.168.100.254

👋 Hey Visitante!

e-book LGPD e WiFi

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Tudo sobre LGPD e Marco Civil da Internet para você que oferece Wi-Fi para Clientes!✅

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

É possível acessar o MikroTik pelo navegador?

Sim, é perfeitamente possível. Para isso, siga os passos seguintes:

  • Conecte o dispositivo na rede do MikroTik.
  • Identifique o endereço do gateway no status da conexão, ou abra o “Prompt de Comando” na própria barra de pesquisa do Windows e digite “C:\> ipconfig /all” para encontrá-lo.
  • Em seguida, abra o seu navegador padrão e digite esse endereço na barra de pesquisa superior.
  • Assim, basta entrar com o usuário e senha de acesso do roteador.

Se o acesso estiver indisponível, significa que o serviço de acesso web provavelmente está desabilitado. Neste caso, o acesso deve ser feito via Winbox.

Transforme sua Rede de Wi-Fi num ativo de Marketing

Como você viu nesse artigo, uma rede de WiFi de qualidade para atender seus funcionários e clientes dá trabalho para manter. Sendo assim, por que não fazer mais com ela do que simplesmente dar acesso à internet?

Com nosso sistema de WiFi marketing você pode elaborar um processo de login para sua rede de WiFi, mas não para por aí. Você também pode criar formulários, coletar dados dos clientes, e integrar tudo isso diretamente com seus sistemas de marketing. 

Vamos exemplificar um pouco: hoje você tem o e-mail e telefone de todos os clientes que logam no seu WiFi? Com o Hotspot Social você pode ter. E depois pode usar esses dados para fazer ações de marketing, enviar promoções, etc.

Saiba tudo sobre o Hotspot Social clicando aqui! 

Quer apresentar o Hostpot Social para seus clientes? Faça melhor, venda ele com a sua marca. Conheça nossa versão white label.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *