Atender vários clientes não é uma tarefa nada fácil, principalmente se você tem que fazer isso no seu Whatsapp.
No entanto, o uso do celular como atendimento principal do seu negócio envolve uma série de desafios que podem ser superados de forma muito simples, transformando a maneira como você trata seus clientes. Com o WhatsApp Business, a comunicação da sua empresa se torna mais eficiente por meio de ferramentas designadas especialmente para o mundo profissional.
Continue a leitura e crie uma imagem positiva para a sua empresa – saiba tudo sobre o Whatsapp Business neste breve guia.
O que posso fazer no WhatsApp Business?
O uso do Whatsapp corporativo envolve uma porção de ferramentas muito interessantes para estabelecimentos que necessitam de atendimento rápido e eficiente. Veja os principais recursos que esse aplicativo oferece:
Mensagens pré-estabelecidas
Ao ativar essa opção, você pode utilizar respostas pré-selecionadas para aumentar a velocidade de atendimento, respondendo a dúvidas frequentes de clientes em potencial e evitando uma interação frustrada. Assim, você pode desenvolver falas que desenvolvam resoluções completas e rápidas para os interessados, poupando o tempo de ambas as partes.
Para acessar seu atalho de respostas, basta digitar “/” na barra de conversa e as opções serão visualizadas.
Etiquetas
Para acessar algumas das melhores vantagens do Whatsapp Business basta encontrar as configurações e clicar na opção “etiquetas” e selecionar o cliente que você deseja dialogar. Apenas a versão Web do aplicativo (mais informações daqui a pouco) possui essa ferramenta, o que pode ser muito útil para um atendimento formal e para uma imagem organizada do seu negócio.
Organização de conversas
O Whatsapp Business permite que você marque mensagens como não lidas ou arquivadas, além de criar listas de transmissões em apenas alguns segundos de forma fácil e prática.
A forma de utilizar as listas de transmissões e os grupos com diversos administradores utilizando o mesmo Whatsapp potencializa o alcance do seu estabelecimento.
Além disso, organizar as conversas do seu negócio (marcando mensagens de assuntos pendentes como não visualizadas, por exemplo) é uma boa estratégia de administração, possibilitando que a sua empresa tenha uma relação mais próxima com os clientes.
Como usar o WhatsApp Business pelo celular
Assim como a versão original (aquela que usamos diariamente para falar com amigos e familiares), a versão corporativa do WhatsApp pode ser baixada diretamente da Play Store – para usuários de Android – ou da App Store – para usuários de iOS.
Basta fazer o download do aplicativo e entrar na sua conta com um número comercial desejado. Este número será a central de atendimento da sua empresa a partir de agora – e o recomendável é sempre separar a vida causal da profissional para melhor categorizar os contatos de clientes.
Como usar o WhatsApp Business pelo computador
Também seguindo os passos do aplicativo original, o Whatsapp Business Web pode ser acessado da sua tela de computador. Acessar essa versão de desktop é uma tarefa mais fácil do que você imagina, pois em apenas alguns minutos a sua equipe consegue ter acesso ao site e ao aplicativo para otimizar a comunicação em seu negócio.
Siga os seguintes passos:
Acesse o site ou baixe o aplicativo Whatsapp Web
Embora ainda não tenha uma plataforma específica, o Whatsapp Web pode ser utilizado na própria página inicial do aplicativo – basta acessar o link e conectar o número da empresa em um aparelho celular, que deve ser o titular da comunicação e atendimento na sua organização.
Clique nos três pontos na parte superior
Ao clicar nesse ponto, selecione “Aparelhos Conectados”.
Aponte sua câmera para o QR CODE
Você deve agora acessar a opção “Conectar” e, após isso, basta apontar a sua câmera para o QR CODE gerado na tela. Em alguns segundos a conta do seu negócio estará pronta para ser usada no computador.
Utilize os recursos do Whatsapp Web
Uma vez logado, você pode encontrar e manipular, de forma simples em seu site, todos os recursos e ferramentas do seu negócio diretamente do computador.
Veja a seguir alguns dos melhores recursos a serem utilizados neste site que possibilita que o seu negócio tenha mais de um aparelho conectado no Whatsapp.
Vantagens do WhatsApp Business
Tanto no celular quanto no computador (em sua versão Web), o Whatsapp Business traz diversas vantagens para empresas que possuem altas demandas.
Criação de um perfil da empresa
Essa nova ferramenta cria uma nova forma de tratar os negócios no Whatsapp – pois, dessa forma, o estabelecimento terá uma relação mais próxima com o consumidor em uma nova rede social de forma direta, com selo de credibilidade.
A sua organização pode mostrar informações como horário de funcionamento, e-mail e catálogo com fotos, além de diversas ofertas que podem aumentar o nível de vendas e consumo de serviços do seu estabelecimento.
Mensagens automáticas
Assim como no caso das etiquetas, você pode desenvolver mensagens que respondam dúvidas comuns dos clientes de forma completa e rápida. Nesse caso, os recados também podem ser enviados mesmo que você e sua equipe estejam ausentes para atender aos clientes.
Essa ferramenta pode contribui para:
- uma imagem confiável da sua empresa, que será vista como cuidadosa e responsável com seus clientes;
- um atendimento antecipado, finalizado de forma mais rápida até mesmo em períodos “inativos”;
- uma relação bilateral na qual potenciais clientes são ouvidos.
Comunicação direta com clientes
Através da criação de linhas de transmissão, você pode se comunicar diretamente com seus clientes, trazendo ofertas e novidades diariamente de forma individual. Isso faz com que cada cliente se sinta atendido de maneira especial.
O Whatsapp Business pode contribuir de várias formas para o seu negócio, atraindo novos clientes e possibilitando uma relação mais produtiva com os consumidores já conquistados.
A solução para o seu negócio atender via Whatsapp
Agora que você sabe dos inúmeros benefícios que uma conta comercial bem administrada pode trazer, o que acha de ir além?
Aliados da tecnologia, nossa equipe da DT Network disponibiliza o melhor sistema de atendimento via WhatsApp para a sua empresa – contribuindo para a solução de todos os seus problemas relacionados ao comércio e comunicação empresarial.
Através do sistema de atendimento Chat Corp, você pode centralizar seus atendimentos e disponibilizar o acesso ao Whatsapp para mais pessoas de forma simultânea! E não só isso: você profissionaliza o seu serviço com apenas alguns passos simples, impulsionando a conquista de novos clientes e dobrando seus lucros.
Como mencionamos ao longo do artigo, a criação de canais centralizados de atendimento torna a imagem da sua empresa mais profissional para pessoas que acabam de conhecer seu comércio. Com a DT Network, além de todos os recursos do WhatsApp Business, você ainda pode obter seu próprio chat bot sem se preocupar com nada!
Saiba mais sobre o nosso sistema de Chat Corp – que vai alavancar as vendas da sua empresa – e entre em contato conosco assim que possível.