Uma das perguntas mais frequentes para donos de diversos estabelecimentos é: “Tem wi-fi?”
E com a intenção de aproveitar para entreter os clientes está cada vez maior o número de estabelecimento que oferecem conexões gratuitas em bares, restaurantes, clinicas e até em velórios.
Uma pesquisa mostra que 91 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular e passam mais da metade do dia (58%) ligados ao wi-fi. Em Jundiaí, há internet gratuita no serviço funerário da cidade e o serviço tem se tornado essencial.
“Essa conexão facilita que as famílias se comuniquem com parentes e amigos sobre o horário do velório e do enterro das pessoas que morreram”, explica o diretor do serviço funerário municipal de Jundiaí, Sílvio Hermani.
Já nos bares e restaurantes de Bauru, a vontade de ficar online é maior até do que a fome. “Ter wi-fi é legal por causa da facilidade de acesso e é até um motivo para me fazer ir ao local”, afirma o representante comercial, Éder Pedroso da Silva.
Para o economista e consultor empresarial Reinaldo Cafeo, não oferecer a conexão gratuita tem feito diminuir a preferência dos consumidores pelos estabelecimentos.
“Quem não oferece serviços agregados, de wi-fi, por exemplo, pode ser colocado em um plano secundário, ou seja, não vai ficar entre as preferências do consumidor”, explica.
Em uma clínica de fisioterapia, a insistência dos pacientes foi tão grande que os donos tiveram que liberar o wi-fi.
“Eles se conectavam pela rede, viam que tinha o nome da clínica em uma delas e pediam a senha. Por aí que a gente viu a necessidade de liberar o acesso para todos os pacientes”, explica o fisioterapeuta José Bassan Franco.
Para o paciente Antônio Carlos Arruda, ter o wi-fi liberado é “quase uma obrigação”. “Eu acho que é um serviço muito importante porque melhora significante as conexões”, brinca.
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