O que é Wi-Fi Marketing e como ele pode ajudar o seu negócio

Sabemos como a conexão de dados móveis pode nos deixar na mão quando menos esperamos e quando mais precisamos. Além disso, usar os dados da operadora pode sair caro e muitas pessoas preferem poupar e vão atrás de outro tipo de conexão. Por isso, oferecer uma rede móvel Wi-Fi é mais que uma comodidade ao cliente e o que é melhor: você pode lucrar com isso, através do Wi-Fi Marketing.

Oferecer uma conexão Wi-Fi em seu negócio deixou de ser uma facilidade. Hoje, é mais uma necessidade de mercado. Pois o cliente espera que você provenha uma rede para ele poder navegar enquanto espera atendimento e até mesmo enviar um e-mail importante. 

Agora, como aumentar a sua receita através de uma conexão Wi-Fi? É isso que vamos explicar neste texto. Introduzir você ao assunto do Wi-Fi Marketing, bem como as suas funcionalidades e seus benefícios. Confira! 

Wi-Fi Marketing

O que é Wi-Fi Marketing? 

Podemos definir o Wi-Fi Marketing como uma ferramenta de apoio estratégico e um meio eficaz de comunicação com seus clientes. Na prática, a ideia é usar o Wi-Fi do seu estabelecimento para promovê-lo de alguma forma, isso aumenta o seu potencial de vendas ao aproveitar as oportunidades geradas pela forma como os clientes acessam a internet no seu local.

Esse sistema leva esse nome por ser uma ferramenta de propaganda. Ou seja, ao utilizar a sua rede para conexão, seu cliente entra em uma página para autenticação. Nesta página, há uma publicidade dos seus produtos e serviços, ou ainda, de terceiros, o que permite uma maior capitalização de recursos e estratégias. 

Wi-Fi Marketing: como funciona? 

O Wi-Fi Marketing funciona da seguinte maneira: você oferece a conexão gratuita em seu estabelecimento, o cliente é atraído por isso. Então, ele é redirecionado a uma página customizada pela empresa. Nesse ambiente de autenticação, a pessoa deve entrar com dados pessoais, e-mail ou um número de telefone para cadastro. 

Então, as possibilidades são:

  • O cliente fornece dados com o cadastro. Esses dados podem te servir no futuro, em outras ações de marketing e ofertas de produtos;
  • Na página de autenticação, você fornece ao cliente ofertas personalizadas de produtos e serviços do seu negócio ou de terceiros, para uma maior captação de recursos. 

Isto é, além de criar uma comunicação mais eficaz e direta com a sua clientela, o Wi-Fi Marketing é uma solução mais segura para todos, uma vez que a ferramenta encontra-se em conformidade com o Marco Civil da Internet. A estratégia se aplica tanto ao marketing local como a distância. Veja só!

No local

O cliente conectado ao seu Wi-Fi irá receber anúncios diretos em seu dispositivo através de ações instantâneas e rápidas convidando a conhecer e consumir seus produtos ou serviços, por exemplo. 

A distância

Há quem pense que o Wi-Fi marketing só é funcional enquanto o cliente se encontra conectado à internet local. Contudo, não é bem assim. Através dos dados coletados durante a conexão, a empresa pode manter um relacionamento com seu público mesmo a distância, através de e-mail marketing e SMSs, por exemplo. 

Os principais benefícios do Wi-Fi Marketing para o seu negócio

Entre os principais benefícios e vantagens de contar com um Wi-Fi Marketing na sua empresa, estão as seguintes: 

Aproveitar as oportunidades de mercado

Uma das grandes vantagens de utilizar o Wi-Fi Marketing, é a coleta de informações de clientes e visitantes em seu estabelecimento e que usam o seu ponto de acesso. Com esses dados em mãos, a agência consegue criar um verdadeiro banco de dados. A partir daí, é possível trabalhar e desenvolver métricas relevantes para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor de modo a aproveitar todas as oportunidades de mercado. 

Os dados coletados ajudam a aumentar as vendas do estabelecimento e o ticket médio do consumidor. Por exemplo, é possível criar anúncios específicos para determinados grupos de pessoas. Como pessoas entre 30 e 40 anos, homens e mulheres, que frequentam a sua empresa duas vezes por semana. 

Outro modo de como o Wi-Fi Marketing auxilia nas oportunidades de mercado, é na personalização de ofertas de produtos. Por exemplo: oferecer desconto em algum item que o cliente tenha pesquisado e não concluiu a compra. 

Tomar ações mais estratégicas de marketing

O Wi-Fi Marketing te auxilia na tomada de decisão. Por exemplo, com os dados coletados, você consegue obter o número de visitantes que logaram em sua rede e cruzar com o número de pessoas circulando no local. Assim, você terá um número mais concreto de clientes, para embasar ações e futuras decisões estratégicas. Como: 

  • Alterações do layout da loja, isto é, mudança da entrada e saída de pessoas. 
  • Mudança do local do caixa, ou até mesmo de endereço. 

Assim, você mantém uma base de clientes engajadas e fiéis. Por meio de mensuração de satisfação de clientes e identificação de possíveis pontos de crise. 

Ampliação da visibilidade

Ao exigir que o cliente faça login social, ou seja, por meio das redes sociais, como a ferramenta de check-in no Facebook, por exemplo, a sua empresa amplia o alcance e a visibilidade. Assim, as informações sobre seu estabelecimento são compartilhadas com os contatos do usuário logado. 

Por meio desta ferramenta, você pode mensurar o engajamento da publicação. Isto é, quantas curtidas ela teve, assim como comentários. Ainda, possibilita identificar quais os tipos de perfil de usuários frequentam o seu estabelecimento, entre outras coisas. 

Todas essas funcionalidades ajudam na elaboração de estratégias de atração de clientes. Estratégias essas que fidelizam. Interessante, não é mesmo? Continue a leitura para saber mais sobre o Wi-Fi Marketing. 

Wi-Fi Marketing

Como utilizar o Wi-Fi marketing na minha empresa? 

Não basta saber o que é o Wi-Fi Marketing, você precisa saber como utilizá-lo em sua empresa. O processo de implantação de um Wi-Fi Marketing é muito simples e acessível. Podendo ser utilizado por empresas de variados portes, com diversos aparelhos e modelos de roteadores e hotspots no mercado focados para o mundo corporativo. 

Esses aparelhos são específicos para esse fim, ou seja, são mais potentes e suportam maior quantidade de usuários logados ao mesmo tempo. Além da conexão ser de maior qualidade e velocidade. 

Como dito anteriormente, o sistema de oferta de conexão funciona através do fornecimento de dados para login. Geralmente, esses dados são acessados por meio de aplicativo próprio. Podendo te dar o poder de customizar, inclusive, o layout da página a ser feito o login. 

Interessante, não é mesmo? Para te ajudar no processo de implantação do Wi-Fi marketing em seu negócio, recomendamos o seguinte guia: 4 dicas de como implementar WiFi Marketing no seu negócio

Perguntas Frequentes

O que é Wi-Fi Marketing?

Wi-Fi Marketing é uma ferramenta de apoio estratégico tanto para divulgação dos produtos e serviços de uma empresa como para manutenção de um bom relacionamento com clientes.

Como funciona o Wi-Fi Marketing?

Ao utilizar a sua rede para conexão, seu cliente entra em uma página para autenticação. Nesta página, há uma publicidade dos seus produtos e serviços, ou ainda, de terceiros, o que permite uma maior capitalização de recursos e estratégias.

Como implementar o Wi-Fi Marketing?

Existem aparelhos específicos para Wi-Fi Marketing, mais potentes e que suportam maior quantidade de usuários logados ao mesmo tempo, com uma conexão de qualidade. Esses sistemas permitem a conexão através do fornecimento de dados de login, tais informações tornam-se parte das estratégias de promoção e fidelização do negócio.

Qual sistema utilizar?

Integrado em mais de 350 sistemas, como CRM’s, sistemas de Marketing, entre outros, o Hotspot Social é a escolha que se adapta a todos os tipos e tamanhos de negócios: tenha um resumo com informações precisas em tempo real do que acontece em sua rede Wi-Fi com os Dashboards, crie campanhas inteligentes, conheça melhor o seu público e automatize tarefas de acordo com as respostas e claro, ofereça Wi-Fi sem se preocupar, já que o Hotspot Social é adequado às leis vigentes, em destaque a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Marco Civil da Internet.

Saiba mais!

Vale a pena investir em Wi-Fi Marketing?

A resposta é sim, se: 

Você possui uma sala de espera
Em seu estabelecimento há uma fila, mesmo que mínima
Seus clientes esperam por algo, um atendimento, pegam uma senha, ou qualquer motivo que eles passam um tempo superior a 5 minutos
Seu negócio permite o cliente sentar e tomar aquele café quentinho com pão de queijo, ou aquela cervejinha gelada!
Todo tipo de evento, isso mesmo, todo tipo, até mesmo temporário, já pensou que demais em um casamento ter um Hotspot, o Buffet por exemplo pode ofertar esse benefício como cortesia, isso vai permitir os convidados a fazerem lives, e postar a foto daquele momento inesquecível, como também ele terá vários leads em mãos para depois trabalhar com suas datas de nascimento por exemplo.
Clubes e resort’s onde as pessoas muitas vezes sofrem e muito com equipamentos mal dimensionados e sistemas que deixam a desejar
Hotéis, fala sério um Hotel com WiFi que não funciona nem deveria existir certo?

Além de ser uma estratégia extremamente fácil de usar e implementar, é uma forma de melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes e, de quebra, atrair cada vez mais público. Qual negócio não precisa disso?

Se você é empreendedor e ainda não implementou o Hotspot Social em seu negócio, chegou a hora. Saiba mais ou experimente gratuitamente! 

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