O que é Hotspot Wi-Fi? Em qualquer lugar do mundo é muito comum que, ao entrar num estabelecimento com Wi-Fi, não seja mais necessário inserir uma senha para acessá-lo, mas sim um cadastro. Mas você já se perguntou o porquê disso? Não parece muito mais simples apenas colocar uma placa que indica a senha para os clientes? Na verdade, tudo isso acaba sendo uma importante estratégia de marketing que está cada vez mais em alta: o Hotspot Wi-Fi. Neste artigo, iremos entender um pouco mais sobre , a nova tendência, seu surgimento e como isso ficou tão popular.
Nós já falamos sobre quem inventou o Wi-Fi. Você pode conferir o artigo em nosso blog ou nossa newsletter, no Linkedin, além do vídeo que está em nosso canal no YouTube.
O que é Hotspot Wi-Fi?
Antes de tudo, vamos desmistificar alguns termos. De acordo com o Dicionário de Cambridge, a palavra Hotspot tem 3 definições, mas vamos focar apenas no sentindo da internet:
Um lugar público onde é possível usar um computador, celular etc.
Um sistema para a conexão de equipamentos eletrônicos à internet sem a utilização de fios.
Além disso, Hotspot é a junção de duas palavras: Hot (quente) e Spot (ponto). Portanto, um “ponto quente”, seria um lugar com uma grande concentração de pessoas que, neste caso, estariam utilizando internet ao mesmo tempo.
Como os Hotspots de Wi-Fi se popularizaram?
Agora que já sabemos o que é Hotspot Wi-Fi e, por consequência, um Hotspot, imagino que você queira saber quando e por que houve toda essa popularização. Então, vamos lá:
O que aconteceu foi que, com a enorme crescente dos smartphones e outros aparelhos que utilizam a internet, fornecer Wi-Fi virou quase que uma necessidade em qualquer estabelecimento, pois é uma forma de manter pessoas por perto e, consequentemente, vender mais. Esse desenvolvimento foi catalisado pelo surgimento e padronização da tecnologia Wi-Fi nos finais dos anos 1990 e início dos anos 2000.
A base para os hotspots Wi-Fi foi lançada com a criação dos padrões IEEE 802.11 em 1997. Esses padrões permitiram a comunicação de dados sem fio, possibilitando a formação de redes locais sem fio (WLANs). Com o tempo, os padrões IEEE 802.11 evoluíram, melhorando a velocidade e a confiabilidade das conexões, o que foi crucial para a aceitação generalizada do Wi-Fi.
O Hotspot Wi-Fi como ferramenta de marketing
Com o passar do tempo, algumas empresas viram o potencial que essa ideia tinha e adaptaram isso como uma estratégia de marketing.
Uma rotina muito comum de quem trabalha no modelo home office é sair de casa e trabalhar em locais de co-working ou cafés. Neste segundo exemplo, um empresário que tem esse hábito passa, facilmente, mais de uma hora num estabelecimento, o que tende a aumentar seu consumo, seja bebendo mais de uma xícara de café, água ou comendo algo, por exemplo. E essa permanência só é possível num local com internet gratuita.
Não só isso, mas ele também deixa um aspecto mais profissional a qualquer marca pois, ao ser direcionado para a página de cadastro/login, o proprietário pode optar por inserir, além de sua logo, uma série de vídeos institucionais, pop-ups indicando promoções ou até mesmo um cardápio digital, caso a plataforma de Hotspot seja White Label.
Ao fazer um cadastro, o usuário terá de informar alguns dados para que a internet seja liberada. Eles podem ser telefone, e-mail, Facebook, Instagram, entre outros. Tendo tudo isso na palma da mão, o dono do local pode, por exemplo, entrar em contato fornecendo um cupom de desconto exclusivo ao cliente que se cadastrou. É o que chamamos de Wi-Fi Marketing.