No mundo moderno de hoje, as tecnologias estão cada vez mais avançadas. Algo que caminha praticamente junto com ela são as soluções de marketing e propaganda. Por exemplo, dispositivos móveis estão cada vez mais presentes nos bolsos dos brasileiros.
De fato, há muitas pessoas que inclusive possuem mais de um dispositivo, um profissional e um pessoal. Além disso, um estudo da Comscore sobre Tendências e Comportamentos digitais em 2021, constatou que o tempo de navegação na web pelo celular aumentou 23% no Brasil. Esses números inflaram principalmente depois da pandemia do novo coronavírus.
Portanto, novas estratégias de marketing vêm de encontro com esses dados. O Wi-Fi Marketing é uma destas novas soluções. Ao aproveitar a estrutura de internet que você provavelmente já possui, é possível aumentar o seu potencial de vendas e monetização. Quer saber mais? Continue a leitura deste texto para entender como este conceito funciona.
Wi-Fi Marketing: o que é?
Podemos dizer que o Wi-Fi Marketing é uma ferramenta de comunicação direta e eficaz com seus clientes, no qual se utiliza a própria rede sem fio do estabelecimento. Ou seja, os clientes e visitantes são atraídos por uma conexão sem fio.
Ao se cadastrar e começar a navegar, você tem acesso aos dados dos usuários, como e-mail ou rede social. Assim ocorre a comunicação direta com seus consumidores. Uma vez que você pode:
- mandar SMS;
- mandar e-mails sobre ofertas e promoções;
- mandar pesquisas de satisfação e muito mais.
Além de poder guardar essas informações para ações de marketing futuramente. Para isso, basta inserir um questionário para colhimento de dados importantes, e ao ser preenchido o cliente passa a ter acesso a internet. Simples, não é? Agora que entendeu o que é Wi-Fi Marketing, vamos falar sobre como ele funciona.
Wi-Fi Marketing: como funciona?
O Wi-Fi Marketing funciona de forma muito simples. É claro que, como dissemos, a tecnologia está em constante expansão, o mesmo acontece com as estratégias de marketing. Ou seja, hoje em dia, há diversas soluções para cada tipo de negócio e demanda do cliente.
Pode ser que seja preciso estruturar fisicamente a sua loja ou comércio para receber a internet sem fio. Porém, isso não é regra. A maioria dos estabelecimentos vai apenas precisar de um hotspot de qualidade. Isto é, um ponto de acesso à internet rápida e disponível para todos.
Como a maioria das pessoas deixam o celular com a detecção automática de rede wi-fi ligada, é interessante manter a rede sem senha. Assim, você pode obter dados até mesmo de pedestres que apenas passam na frente da sua empresa. Aliás, é importante seguir agora algumas dicas que iremos listar aqui. Isso ajudará a tirar suas dúvidas sobre como o Wi-Fi Marketing funciona.
Tenha duas redes separadas
Uma dica essencial aqui é ter duas redes separadas: uma para navegação sua e dos seus funcionários; outra para os demais usuários e clientes que venham se conectar. Isso é útil para garantir uma maior segurança, afinal, neste caso, não é preciso compartilhar nenhuma senha.
Ademais, você não corre o risco de acabar coletando dados dos seus funcionários ao invés dos dados de clientes. Isso atrapalha a fidedignidade da base.
Configure um acesso a uma rede social
Através da ferramenta de Wi-Fi Marketing, você conta com diversos meios de customização. Uma delas, por exemplo, é definir qual modo de acesso o cliente terá. E um modo de acesso possível é através de uma rede social.
Para autenticação, o usuário deve escolher uma rede social e fazer login com os mesmos dados usados da plataforma escolhida. Desta forma, também não há compartilhamento de senhas e ainda você consegue coletar diversas informações deste usuário, como:
- Nome;
- Idade;
- Profissão;
- Sexo;
- Local, entre outras.
Acesso por meio de check-in
Outra maneira de se conectar com alguma rede social é a realização de check-in por meio do Facebook, principalmente. O check-in é uma publicação automática do local em que se encontra o usuário que está se conectando.
Assim, a sua empresa será divulgada de forma quase que orgânica, com a rede de contatos deste usuário que fez a publicação. Isto é, as pessoas poderão curtir, comentar sobre o local e ir diretamente para a sua página também, gerando assim engajamento para você.
Acesso por meio de preenchimento de cadastro
Como dito anteriormente, também é possível elaborar um formulário de cadastro para a autorização de navegação. O interessante desta forma de acesso, é que ele é totalmente customizável. Portanto, você pode inserir nele campos que você ou seu time de marketing podem julgar necessários para coletar dos clientes.
Mas lembre-se: formulários muito longos desencorajam o preenchimento. Portanto, seja sucinto. Foque em dados como: nome, idade ou data de aniversário, e-mail e número de telefone. Apenas esses dados já são suficientes para elaboração de ações publicitárias mais assertivas no futuro.
Use notificações e pop-ups
O uso de notificações e pop-ups ainda está no estágio de pesquisa e desenvolvimento, mas existem algumas soluções neste sentido. Como o envio de caixas no formato pop-up, aquelas notificações que aparecem na tela do dispositivo.
Nestas notificações você pode customizar anúncios de ofertas e promoções exclusivas para quem está acessando a internet naquele momento, por exemplo. Com essa estratégia, a taxa de conversão é maior, afinal, o cliente verá uma oferta do próprio ponto de venda.
Os benefícios de contar com uma estratégia de Wi-Fi Marketing
Com uma estratégia de Wi-Fi Marketing na sua empresa, você pode aumentar as suas vendas e o ticket médio do seu cliente. Fazendo com que as vendas sejam potencializadas. Além disso, a divulgação da sua empresa também é impactada.
Afinal, a visibilidade dela, principalmente nas redes sociais, pode aumentar. A disponibilização de uma conexão gratuita e de qualidade é chamativa e atrai consumidores dos arredores.
E mais: através dos dados coletados com o Wi-Fi Marketing você pode ter uma comunicação mais direta com seu público. Afinal, você terá em mãos o e-mail, número de telefone ou rede social deste cliente. Com isso, você pode criar um verdadeiro relacionamento com ele.
Deste modo, o consumidor que já comprou com você será fidelizado e o que não comprou será atraído. Legal, não é mesmo? Pois saiba que a DT Network é especialista em soluções de Wi-Fi Marketing. Entre em contato para passarmos um orçamento personalizado de acordo com seu negócio.