O expediente de trabalho é, inevitavelmente, um ambiente vulnerável a falhas de comunicação interna, sejam acidentais ou intencionais. Afinal, todos sabemos como a rotina diária é cansativa – e a chance de alguns membros da equipe acabarem se distraindo com o acesso ilimitado à rede da empresa não é mínima. Contudo, existem algumas formas sutis de monitorar funcionários na Internet sem comprometer a produtividade das suas atividades!
E é disso que trataremos no artigo de hoje. Continue lendo para descobrir 5 formas tranquilas de monitorar os seus funcionários na rede local!
Não perca: Como monitorar a sua rede wireless e navegar com segurança
5 maneiras de monitorar funcionários na Internet da empresa
Monitorar funcionários na rede local é uma ação mais necessária do que conveniente por diversos motivos:
- Segurança da informação: Monitorar o tráfego da rede ajuda a proteger dados sensíveis, como informações de clientes, projetos confidenciais e segredos comerciais; esse controle reduz o risco de vazamento de informações e ciberataques.
- Prevenção de ameaças: Identificar comportamentos suspeitos, como o download de arquivos maliciosos ou acesso a sites inseguros, pode prevenir invasões, malware e outras ameaças à rede.
- Produtividade: Ao monitorar a rede, a sua empresa pode identificar o uso indevido de recursos – como o tempo gasto em redes sociais ou atividades não relacionadas ao trabalho – ajudando a manter o foco nas tarefas profissionais.
- Conformidade com políticas internas: A prática pode assegurar que os funcionários estejam cumprindo as políticas de uso aceitável de internet e dispositivos da empresa, evitando abusos ou uso inadequado.
- Auditoria e conformidade legal: Em setores altamente regulamentados, o monitoramento pode ser exigido para manter registros de atividades e garantir conformidade com leis de proteção de dados e regulamentações específicas da indústria.
- Controle de largura de banda: Monitorar a rede permite que a empresa administre melhor o uso da largura de banda, assim garantindo que serviços essenciais não sejam afetados por atividades desnecessárias ou de lazer.
Portanto, para reverter potenciais problemas e evitá-los acima de tudo, separamos abaixo algumas dicas úteis e de fácil implementação que a sua empresa pode adotar no dia a dia!
1. Use um software específico de monitoramento de tráfego
Existem várias opções de software no mercado projetados especificamente para monitorar redes wireless – em especial as corporativas. Esses programas fornecem informações detalhadas sobre os dispositivos conectados à rede, o tráfego de dados, a força do sinal e até mesmo possíveis intrusos, se for o caso.
Sistemas robustos contam com métricas em tempo real e relatórios de atividade, como é o caso do gráfico de utilização. Essa é uma ferramenta que exibe como os recursos de rede estão sendo utilizados ao longo do tempo, fornecendo uma visão visual do uso da largura de banda, capacidade de processamento e outros recursos sem fio, permitindo que os administradores acompanhem o desempenho da rede e tomem decisões informadas.
Sua utilização é representada em um gráfico de linha, com o tempo no eixo horizontal e a utilização no eixo vertical. O gráfico de utilização pode cobrir diferentes períodos de tempo, desde minutos até meses, dependendo das necessidades de monitoramento. (Períodos mais curtos geralmente são usados para análise de problemas pontuais, enquanto períodos mais longos são úteis para avaliar tendências de longo prazo.)
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2. Bloqueie o Wi-Fi em determinado horário
Muitos roteadores modernos oferecem recursos avançados que permitem agendar o bloqueio da Internet a partir de qualquer horário que você programar e banir o endereço de IP de certos dispositivos. Com isso dito, as marcas mais notáveis no Brasil incluem os produtos da Intelbras, TP-Link, D-Link e MikroTik – e apesar de cada um possuir sua própria interface, a margem de diferença não é grande. Para acessar o menu de configurações, os passos iniciais são quase sempre os mesmos.
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3. Invista em um chat multicanal
O atendimento multicanal é a estratégia de ampliar os canais de comunicação entre o consumidor e a marca. Isso significa que uma empresa, como um e-commerce, pode atender seus clientes através de diversos meios – como redes sociais, chat, telefone e, especialmente, via WhatsApp utilizando a API, o jeito mais famoso de todos em território brasileiro. Esse método democratiza o acesso à marca, facilitando o contato e gerando benefícios em termos de vendas, fidelização e satisfação do cliente.
Mas as vantagens dessa abordagem vão além disso. Com a integração de canais, os funcionários podem ainda atender a múltiplos clientes de forma simultânea – o que não só aumenta a qualidade do atendimento como também registra todas as suas interações na plataforma, essencialmente monitorando as suas atividades!
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4. Implemente um filtro de conteúdo
O filtro de conteúdo, chamado por alguns de proxy web, é um recurso de gestão de rede que permite que o administrador configure um acesso personalizado à Internet, restringindo ou bloqueando completamente conteúdos e categorias de site. Em outras palavras, é basicamente uma ferramenta que “filtra” o que pode ser visto na conexão local, podendo funcionar de duas formas:
- Com o bloqueio de categorias inteiras de sites que não podem ser acessados (generalização);
- E com a liberação apenas de determinados domínios. Isso, consequentemente, significa o bloqueio de todos os outros não constados na lista.
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5. Utilize um sistema de hotspot com login de cadastro
Um sistema de hotspot Wi-Fi é uma rede que permite a conexão de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, à Internet sem fio em um local específico. O termo “hotspot” refere-se ao ponto de acesso que emite o sinal Wi-Fi – normalmente configurado em redes públicas ou privadas.
Um sistema de hotspot Wi-Fi sempre inclui:
- Roteador ou ponto de acesso: Dispositivo que cria o ponto de acesso à internet via Wi-Fi.
- Autenticação de usuário: Muitos hotspots exigem que os usuários façam login ou autentiquem suas credenciais (por exemplo, via senha ou código) para acessar a internet.
- Gerenciamento de rede: Em grandes hotspots (dos tipos vistos em empresas e centros comerciais), um sistema gerencia a distribuição de sinal, priorizando a estabilidade da rede e permitindo controle sobre quem pode se conectar, por quanto tempo, e com qual largura de banda.
Sistemas mais avançados de hotspot ainda podem incluir recursos como limitação de velocidade, bloqueio de sites ou registro de uso da rede. Esse recurso, de toda forma, permite que seus clientes e funcionários se conectem facilmente à Internet – e que o seu histórico de navegação e uso fique gravado.
E se você deseja investir em um hotspot de referência no mercado…
Conheça as soluções empresariais da DT Network!
Se você gostou das nossas sugestões para monitorar os seus funcionários na rede local – particularmente essa última delas – saiba que você está no lugar certo para implementar um sistema completo e pronto para uso no seu negócio, independentemente do tamanho do escritório ou ramo de atividade.
Nós somos a DT Network – e trabalhamos com tecnologia wireless desde 2011. Aqui, temos duas soluções impecáveis para auxiliar não só no seu relacionamento interno como também dobrar as suas vendas com um atendimento ao cliente igualmente organizado e controlado.
Quer ver quais são?
Hotspot Social
O Hotspot Social trata-se justamente do hotspot que mencionamos na seção anterior: um Wi-Fi profissional e robusto que pode cadastrar cada pessoa conectada e monitorar as suas atividades dentro da rede. Com um sistema desse tipo, o tráfego digital ficará na palma de um administrador, que poderá usar métricas e para traçar um histórico de interações como você nunca achou possível.
E mais: o Hotspot Social, na verdade, é idealmente aproveitado quando também voltado para clientes, já que é possível criar um perfil personalizado de cada consumidor que visita o seu estabelecimento de acordo com as suas compras e sites visitados, por exemplo. Isso ajuda você a implementar estratégias de marketing exatas ao longo do tempo, relacionando-se com a sua clientela por meio dos dados que cada pessoa cadastra no seu Wi-Fi!
Incrível, não é?
Chat Corp
O Chat Corp é um chat multicanal perfeito para organizar ainda mais a comunicação interna da sua empresa – já que essa API oficial do WhatsApp pode se integrar ao número comercial que você já usa para falar com os clientes e compartilhá-lo entre toda a equipe. Essa solução não só deixa todos os contatos e conversas em uma só interface, que pode ser acessada por qualquer membro da equipe, como também monitora as atividades dos funcionários em relatórios de desempenho, histórico de atividade e muito mais!
Claro, isso quer dizer que as estratégias de marketing permitidas pelo Hotspot Social também são possíveis aqui. No fim do dia, o Chat Corp serve tanto para otimizar o atendimento da equipe (ninguém vai ficar distraído com conversas alheias na conta pessoal de WhatsApp, afinal de contas) quanto para coletar informações valiosas da sua clientela, usando-as para futuras oportunidades de venda.
O que está esperando? Entre em contato com um de nossos agentes ainda hoje para discutirmos os pacotes disponíveis e encontrar a solução perfeita para impulsionar a produtividade e a lucratividade do seu negócio! Quem sabe se você não une as duas abordagens para obter os melhores resultados possíveis?
Esperamos por você.