Nos dias atuais é extremamente importante fazer o monitoramento da rede de um empresa. Pois é por meio dela que se realiza a troca de informações entre os seus computadores e servidores. Por isso, é essencial que a equipe de TI faça um acompanhamento de perto, a fim de a rede sempre apresentar um bom desempenho.
Sem um monitoramento de rede adequado, a empresa pode ter problemas para verificar as informações necessárias para o planejamento de investimentos e a busca por novas tecnologias. Além disso, a tomada de decisão dos gestores fica comprometida.
No post de hoje vamos dar algumas razões para você fazer o monitoramento da rede de sua empresa.
1- Detecte falhas automaticamente no sistema
Quando você realiza o monitoramento os responsáveis são informados sobre as possíveis falhas no sistema ou quedas de performance possibilitando que a TI atue rapidamente para solucioná-los antes que isso ocorra.
Isso ajuda que a equipe se mantenha atualizada e em constante funcionamento dentro da sua empresa.
2- Identificando padrões anormais
Com o passar do tempo, a rede corporativa de uma empresa apresenta naturalmente alguns atrasos e falhas em sua rede. E, caso não seja realizado o seu monitoramento, alguns padrões de falhas podem passar totalmente despercebidos pelo responsável pela área de TI.
Por meio de um monitoramento profissional, é possível identificar os padrões de falhas e traçar planos, definindo ações de melhoria e para aumento do desempenho no tráfego de rede da empresa.
3- Programe a manutenção
Manutenções preventivas são fundamentais para a eliminação de inconsistências e gargalos na rede.
O uso de um sistema automatizado torna esse tipo de procedimento mais eficiente, permitindo a programação de manutenções fora do horário de expediente.
4- Redução e ajuste de custo
Um dos focos principais do profissional de TI é a redução de custos com a manutenção de sistema e da rede ao longo do tempo.
Algo que colabora para isso é a facilidade de antever possíveis ineficiências e erros provocados por desgastes. Desse modo, é possível trocar equipamentos antes que eles parem ou estraguem, além de prolongar o tempo de vida útil deles.
Assim como controlar e evitar que a rede atinja ou exceda o limite da sua capacidade, o que é capaz de acelerar desgastes.
5- O que deve ser monitorado?
- Recursos (hardware/suprimentos)
- Serviços
- Aplicações
- Equipamentos de rede
- Segurança da informação