Quando a Microsoft lançou o Windows 8.1, também incluiu uma ferramenta anti-malware gratuita chamada Windows Defender. O Windows Defender agora vem com todos os novos PCs com Windows como padrão, oferecendo detecção de malware e um firewall de software para manter seu computador limpo e livre de vírus.
Então, o Windows Defender torna o software anti-malware autônomo, como o Panda Dome, desnecessário? Não exatamente.
Atualizações raras do Windows Defender
O Windows Defender faz um trabalho razoavelmente bom ao detectar e remover malware que pode ter sido instalado no seu computador. Também inclui alguns relatórios sobre o desempenho e integridade do PC, juntamente com controles dos pais e filtragem de conteúdo.
No entanto, os testes sugerem que o Defender está atrasado. As atualizações de aplicativos podem ser raras, permitindo que os vírus escapem despercebidos até que seja tarde demais. Um aplicativo antivírus dedicado e pago é atualizado várias vezes ao dia para melhorar a detecção e reduzir o risco de comprometimento do computador.
Controle de conteúdo limitado
O Microsoft Windows Defender oferece controles dos pais para proteger seus filhos de conteúdo adulto prejudicial. Infelizmente, esses controles se aplicam apenas ao navegador Microsoft Edge – qualquer outro software (Chrome, Firefox, Opera etc) não será filtrado, portanto, conteúdo ruim ainda pode passar despercebido.
Você pode obter um maior grau de controle usando um aplicativo completo como a Família Panda Dome, que filtra todo o tráfego da rede. Você pode usar qualquer navegador da web de sua preferência, com segurança.
Funcionalidade de segurança limitada
Os cibercriminosos usam uma variedade de técnicas para invadir o seu computador – o malware é apenas uma de suas ferramentas. Eles podem usar sites comprometidos para baixar vírus ou sequestrar sua conexão com a Internet para uso em um botnet .
Para combater essas ameaças, as ferramentas antivírus profissionais usam recursos avançados, como conexões VPN, para criptografar o tráfego da web para que os hackers não possam roubar informações enquanto elas cruzam a web. A VPN também filtra conteúdo, bloqueando sites maliciosos e downloads duvidosos automaticamente. A VPN também ajuda a proteger sua privacidade, protegendo suas atividades de navegação na web de comerciantes e terceiros.
Infelizmente, o Windows Defender não oferece nenhuma opção de VPN . Nem inclui ferramentas de proteção contra roubo de identidade. Na verdade, o Microsoft Windows Defender deixa você exposto ao risco por não ter esses recursos.
Um histórico irregular
O Windows Defender tem um histórico irregular. Algumas das atualizações regulares causaram sérios problemas para os usuários do Windows . Os problemas incluem quebrar o mecanismo de varredura de vírus, ignorar ou ignorar arquivos infectados e até mesmo fazer com que o aplicativo inteiro seja danificado – até que uma correção de emergência possa ser lançada.
Você precisa de um aplicativo anti-malware em que possa confiar para protegê-lo o tempo todo. Um que foi devidamente testado para garantir que não quebrará quando novas atualizações forem lançadas. O antimalware que não funciona de forma consistente oferece quase tanta proteção quanto nenhum software antimalware.
Teste a diferença
A boa notícia é que o Windows Defender funciona com outros aplicativos anti-malware, como o Panda Dome.