Entenda as funções da inteligência artificial na odontologia

A cada dia que passa, as clínicas odontológicas avançam ainda mais na tecnologia e a inteligência artificial está vindo para complementar mais ainda o setor. Seja nos procedimentos ou na forma de se relacionar com o paciente, a odontologia está se aprimorando em uma ótima escala.

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A cada dia que passa, as clínicas odontológicas avançam ainda mais na tecnologia e a inteligência artificial está vindo para complementar mais ainda o setor.

Seja nos procedimentos ou na forma de se relacionar com o paciente, a odontologia está se aprimorando em uma ótima escala. 

Nesse sentido, não podemos falar sobre avanços tecnológicos e esquecer da inteligência artificial. Atualmente, existem diversos recursos que foram criados a fim de aprimorar ainda mais as consultas. 

Pensando nisso, criamos este artigo para te explicar quais são essas funções e quais os melhores benefícios. Continue lendo e confira! 

Inteligência artificial

Quais são os principais recursos de inteligência artificial já disponíveis?

Como falamos anteriormente, a inteligência artificial já está presente na odontologia. 

Desde chatbots utilizados no agendamento de procedimentos como clareamento dental, até a eficácia e durabilidade de um tratamento.

Confira a seguir os recursos que já podem ser encontrados nas clínicas odontológicas: 

Inteligência Artificial

Leitura simplificada de radiografias

De acordo com uma pesquisa disponibilizada pelo DZone, um diagnóstico de um Raio-X realizado por um humano tende a ter 20% de chances de estar errado ou com alguns equívocos. 

Por isso, as máquinas chegaram a fim de aumentar a eficiência desta tarefa. 

As máquinas de leitura de radiografia podem ser muito úteis em diagnósticos, por exemplo, da necessidade de um tratamento de canal

Inteligência artificial

Escaneamento intra-oral

Este procedimento é uma das maiores evoluções da odontologia, afinal, essa ferramenta é capaz de projetar uma luz em toda a cavidade bucal possibilitando que o sensor escaneie toda a gengiva e os dentes.

Dessa forma, uma imagem tridimensional digital é criada para que seja possível estudar toda a arcada do paciente de forma muito mais precisa. 
Vamos supor que um paciente precise realizar uma extração de dente que está com complicações na raiz. Para conseguir ter uma melhor decisão de como será feita a remoção do dente sem que haja futuros problemas a ferramenta pode ser utilizada.

Baixe nosso novo e-book Grátis!

Reduza Custos em Seu Negócio Utilizando Tecnologia!

CAD/CAM

O processo de criação de próteses em gesso não é um dos mais cômodos para o paciente. 

Afinal, ficar com a boca aberta enquanto realiza um molde pode ser uma tarefa um tanto quanto desconfortável. 

Felizmente, desde o surgimento da tecnologia CAD/CAM, moldeiras personalizadas como as realizadas para tratamentos com o implante dentário podem ser feitas de forma muito mais avançada e eficiente. 

Basicamente, é possível ter um projeto de prótese computadorizado em questão de minutos, tudo por meio de um escaneamento. 

A tecnologia da câmera deste equipamento é tão alta que é possível ampliar até 60 vezes e a imagem ainda continua com a mesma qualidade. 

Além disso, o processo de ter um modelo virtual de um molde faz com que este processo seja muito mais ecológico e sustentável. 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial irá substituir o profissional: mito ou verdade?

Ao contrário do que muitos imaginam, a inteligência artificial não veio para substituir o dentista, mas para complementar o seu trabalho e otimizar o seu dia a dia e também, além da experiência do paciente.

É fundamental ter um contato presencial e físico entre o dentista e o paciente. Por mais que as máquinas consigam operar de forma precisa, é preciso ter um olhar humano.

Além do mais, não podemos nos esquecer de que é preciso ter alguém para operar essas máquinas e, principalmente, verificar cada análise e informação obtida.

Inteligência Artificial

Utilize a tecnologia ao seu favor!

Estamos em constante evolução e é certo que é preciso estar conectado com as mudanças e avanços tecnológicos para que o seu trabalho não caia no esquecimento. 

Uma vez que a concorrência só aumenta, se adaptar ao novo e oferecer o que há de mais eficiente no mercado não é somente um diferencial, mas também uma potente estratégia de relevância e credibilidade.

Afinal, os pacientes tendem a se consultar com aquele dentista que mais se preocupa com a sua experiência e que promove os melhores resultados no menor tempo. 

Da mesma forma em que o aparelho dental evoluiu e hoje existem opções até de aparelho invisivel, comece a pensar em quais processos dentro de sua clínica podem ser otimizados por meio da inteligência artificial. 

Estude, pesquise e invista na tecnologia. Desse modo, os resultados desse investimento irão começar a surgir e logo você estará sendo reconhecido como referência no mercado odontológico!

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.