Coronavírus (COVID-19) como fazer home office de forma segura

home-office-de-forma-segura

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Negócios que conseguem operar pela internet, não somente produtos digitas, como e-commerce, mas áreas administrativas, onde se faz necessário acesso à sistemas, documentos importantes entre outros, estes possuem a facilidade de acessar remotamente e trabalhar como se estivesse dentro da empresa.

Home office e acesso remoto, faça da maneira correta!

Atenção esse ponto é muito importante, não em prover o acesso, mas sim como fazer isso, os primeiros casos mais críticos de Ransomware se iniciaram em 2006 onde o ataque ocorria via e-mail, em 2011 tivemos o primeiro ataque em larga escala, levando prejuízo a várias empresas e corporações, em 2012 se inicia o Ransomware as a Service (Ransomware como serviço) tornando esse cenário ainda mais complexo, atingindo diretamente a segurança de borda, que fica entre sua rede interna e à internet, geralmente explorando brechas de segurança.

Cito o cripto-malware para que você entenda o quanto isso impacta nos negócios, como especialista em computação em nuvem e segurança da informação, já vimos cenários onde a segurança foi deixada de lado, comprometendo totalmente a operação das empresas, como perda e vazamento de dados, acessos indevidos à grandes prejuízos.

acesso-remoto-seguro-como-deve-ser-feito

Como deve ser feito?

O primeiro passo é buscar um especialista no assunto, buscar referências no mercado e garantir além do conhecimento técnico, um bom relacionamento com toda a equipe, isso vai auxiliar muito em sua demanda.

Com o parceiro certo, é a hora de começar a planejar o que você precisa, neste momento é essencial entender sua real necessidade, que podem ser:

  • Colaboradores: Nossa recomendação é pensar no impacto que seu negócio vai ter ao mover um setor para home office, se possível leve somente o essencial.
  • Equipamentos: Hoje a tecnologia permite que facilmente qualquer pessoa com baixo investimento trabalhe remotamente, com seu notebook e um telefone com tecnologia IP, qualquer ligação recebida pode ser direcionada para o “ramal” do colaborador, mesmo que ele esteja remoto, para o cliente isso é transparente. É de suma importância a análise de como o colaborador vai utilizar como meio de acesso, se ele deve levar o seu computador/notebook corporativo para casa ou utilizar o seu particular. Em frente à Lei Geral de Proteção de Dados, isso é delicado e deve ser analisado e orientado por um especialista, para garantir somente acesso os dados que cada um precisa.
  • Recursos: Sistemas, documentos e aplicações que são utilizadas na rotina de trabalho, estes devem ser entregues na dosagem certa, é comum em pequenos negócios não existir governança de TI, onde é alinhado todo o operacional, conjunto de ações, políticas e regras, sendo assim, o acesso a basicamente de todos em tudo é o mesmo, não existe diferenciação, como por exemplo, o setor de marketing pode ter acesso livre à áreas como financeiro, comercial, como planilhas, sistemas, consumindo informações que não cabem a ele, isso é um grande risco de segurança, e acreditem, ainda é uma realidade de muitos e muitos pequenos empresários, que não se preocupam com isso. A ideia é conceder acesso sempre limitando o máximo possível, e conforme a necessidade pedir, ir liberando, como por exemplo, em uma medição interna aqui na DT Network, só de não permitir nenhum usuário realizar instalações de aplicações em sua estação de trabalho, os chamados de incidentes diminuíram em 67%.

Agora seu parceiro de tecnologia, faz o levantamento dos pré-requisitos, com consultoria especialista, sua demanda pode ser rapidamente atendida, você recebe todas informações, como quais equipamentos e serviços serão necessários para obter sua proposta ou estimativa de investimento.

É válido a aquisição de suporte técnico, seja por hora técnica ou mesmo mensal, você pode precisar de ajuda nas horas mais delicadas de sua operação, e isso fará toda a diferença. Após o aceite e prazos estalecidos, a execução é agendada.

home-office-de-forma-segura

Investimento acessível para qualquer negócio!

Em meados de 2006 a nuvem começa a se tornar mais acessível, é impressionante a mudança do cenário de TI nos últimos anos, hoje o armazenamento em nuvem é utilizado por todos, seja para negócios ou não.

Nuvem faz muito mais sentido nesse momento, a flexibilidade de trabalhar remotamente com disponibilidade e segurança não é algo somente para grandes negócios, hoje independente da demanda, a nuvem pode entregar muito mais do que você imagina, em poucos minutos você consegue conectar um smartphone, tablet ou notebook em aplicações remotamente, e o melhor, pagando somente pelo uso.

home-office-de-forma-segura-nuvem-pago-pelo-uso

Nuvem e o pagamento somente pelo uso!

Sim, exatamente isso, os grandes player’s do mercado como Amazon (AWS), Google (GCP) e Microsoft (Azure), você só paga pelo que utiliza, então não há valores fixos, são estimativas de utilização, que você deve contar com um especialista em computação em nuvem, para dimensionar o ambiente que atenda a sua demanda, estimar o investimento e não ser pego de surpresa, o melhor de tudo isso é que se sua empresa não necessita operar 24 horas por dia, você pode desligar seus servidores e aplicações, assim economizando com a otimização do uso dos recursos.

Se seu negócio precisar de mais fôlego, em nuvem isso não é um problema, você pode escalar verticalmente e horizontalmente, ou seja, aumentar a capacidade de seus recursos ou mesmo adicionando mais capacidade de processamento com mais de um servidor automaticamente por exemplo, você tem total flexibilidade de aumentar ou diminuir, o que vai determinar quais opções serão utilizadas é o investimento que desejar fazer.

home-office-de-forma-segura-microsoft-teams

Dica de Ouro!

Se a colaboração, comunicação com seus colaboradores é feita pelo WhatsApp, Skype ou qualquer outro aplicativo particular do colaborador, isso é um alto risco de vazamento de dados e insegurança para qualquer negócio, pensando nisso a Microsoft possui um incentivo muito interessante que é o Microsoft Teams em sua versão gratuita, que é uma excelente ferramenta de colaboração, seu chat em tempo real é rico em recursos e permite uma produtividade maior de toda a equipe, com aplicativo móvel, desktop e online, ao utilizá-lo a comunicação se torna centralizada em um ambiente controlado e seguro.

Claro que como toda ferramenta corporativa, a versão grátis possui algumas limitações, mas atende a grande maioria dos pequenos negócios, com limite de 300 usuários por empresa, é uma ótima opção, você pode conferir no link:

https://products.office.com/pt-br/microsoft-teams/free

E seu negócio está preparado para trabalhar remotamente?

home-office-de-forma-segura-dt-network

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.