Sua identidade é um de seus bens mais preciosos. Desde a abertura de uma conta bancária até uma viagem ao exterior, a aquisição de tratamento médico até as compras online, comprovar sua identidade (RG) é absolutamente essencial.
Com diferentes indústrias adotando a tecnologia de biometria, questões de privacidade estão cada vez mais em pauta. novas leis já estão sendo criadas para adaptar o uso da internet a esses novos riscos.
Na era da Internet, os sistemas tradicionais de verificação e proteção de identidade podem ser facilmente quebrados. O roubo de identidade é extremamente lucrativo, então os criminosos gastam muito tempo e esforço tentando roubar informações que podem ser usadas para se passar por suas vítimas.
Melhorando a segurança com biometria
As senhas continuam sendo um dos aspectos mais fracos de todo sistema de segurança. Facilmente adivinhadas, hackeadas ou vazadas, as senhas significam que os hackers estão a apenas uma palavra de distância de acessar seus dados e identidade.
A busca por uma técnica de verificação de identidade mais segura levou muitas empresas a desenvolver alternativas biométricas. Scanners de impressão digital e rosto já são comuns em smartphones, por exemplo, porque é muito difícil ‘roubar’ uma impressão facial, por exemplo.
Existem outros sistemas biométricos em desenvolvimento também. Algoritmos de computador avançados são capazes de analisar a maneira única como você anda (análise da marcha), enquanto o reconhecimento facial em ambientes públicos também é cada vez mais comum. Até a forma como você digita é única e pode ser usada para verificar sua identidade.
Embora seja mais seguro do que as senhas, há algumas questões sobre a biometria que precisam ser abordadas pelos reguladores do setor.
Como os dados biométricos são usados?
Os dados biométricos podem ser usados para uma ampla gama de tarefas – não apenas para garantir o acesso às suas contas online. Os profissionais de marketing têm experimentado o reconhecimento facial para rastrear os compradores entre lojas em shoppings, por exemplo.
Embora útil, há muito pouca diferença entre isso e o rastreamento de cookies – tática que viola o GDPR, LGPD e outras leis de privacidade. Para muitas pessoas, aplicar a biometria dessa forma é invasivo e indesejável – e os legisladores do governo estão analisando se as regras sobre o uso de dados biométricos precisam ser reforçadas.
Como os dados biométricos são protegidos?
Roubar senhas e números de cartão de crédito pode causar sérios problemas às vítimas. Mas se dados biométricos exclusivos forem roubados, as implicações serão ainda mais sérias. Seu banco pode alterar uma senha ou emitir um novo cartão de crédito em caso de violação de dados, mas não pode alterar suas impressões digitais.
Se os hackers conseguirem roubar dados biométricos ou os algoritmos usados para processá-los, as consequências podem ser devastadoras, . As vítimas de tal ataque podem se ver incapazes de participar de algumas atividades comuns, como comprar e vender – ou se envolver com agências governamentais.
As vantagens da identificação e autenticação por biometria das pessoas é evidente.
Um breve exemplo, os meios de identificadores materiais podem ser perdidos ( exemplo de um cartão) ou esquecidos (como: palavras de passe, códigos, nomes de utilizador). Assim como também, podem ser utilizados facilmente por outras pessoas. ao contrario das características biológicas utilizadas pela biometria, que são pessoais e intransmissíveis (ou quase), além de exigirem a presença da pessoa.
A descoberta de fraudes também fica mais fácil. Imagine que uma pessoa optou por se identificar em um sistema com o dedo indicador direito. Em um tentativa de invasão ilícita, essa pessoa terá que ser utilizada pelos invasores, conseguindo assim oportunidade de alertar o sistema da potencial fraude colocando, por exemplo, outro dedo para leitura, com a junção de vários dados biométricos tornará os sistemas quase inquebráveis.
Vantagens e benefícios para a empresa:
Vantagens:
- Exclusividade, só se associa a um indivíduo;
2. Comodidade;
3. Resistente à fraude.
Benefícios para a empresa:
4. Redução de custos;
5. Aumento eficiência;
6. Tramitação remota.
É hora de os reguladores agirem
À medida que o uso de sistemas biométricos se torna mais comum, os reguladores e órgãos comerciais precisarão formular diretrizes que definam o que é ou não o uso aceitável dos dados exclusivos das pessoas. As empresas devem, então, adotar esses princípios de melhores práticas para evitar problemas legais e éticos que prejudiquem a confiança – e o bem-estar do indivíduo.
A biometria tem sido utilizada largamente nos nossos dias por ser um eficiente mecanismo de segurança, já que os invasores não podem sequestrar características que variam de pessoa para pessoa.
Para mais dicas, nos siga nas redes sociais.