O que é Capex e Opex? Acredito que você já tenha visto em algum lugar essas siglas, o CAPEX e o OPEX, vamos explicar logo abaixo e finalmente você vai conhecer o que cada sigla significa, vamos lá!
CAPEX é a sigla CAPitalEXpenditure, uma expressão inglesa, traduzindo para português é: despesas de capital ou investimento em bens de capital. Indica a quantidade de dinheiro gasto na compra de um bem de capital da sua empresa, como por exemplo um servidor, computador ou até mesmo monitor.
Já o OPEX também vem de uma sigla inglesa, OPerationalEXpenditure, em português, são as despesas operacionais, todo gasto com manutenções de equipamentos, itens que são consumidos entre outros gastos operacionais. Um exemplo é a locação de um serviço hospedado fora de sua empresa, como serviços de nuvem, até mesmo serviços como Netflix, Spotify são todos OPEX.
O Grande erro ao comparar CAPEX com OPEX
Na área de TI, muitos gestores comparam as diferenças multiplicando os valores dos serviços prestados com o valor da compra de equipamentos, onde não se contabiliza os serviços de implantações, licenciamentos, principalmente do suporte e manutenção que será sempre necessário na compra de equipamentos, para um correto dimensionamento, sempre sobre recursos, estes que poderiam ser contratados em forma de serviços como por exemplo em soluções me Nuvem, onde o aumento de toda infraestrutura é feita em forma de serviço a qualquer momento, fora que em nuvem não existe depreciação de equipamentos ou mesmo em caso de uma descontinuação de tecnologia pode ser migrado para outra, muitas vezes com uma perda mínima ou não ocorre perdas de investimento.
As principais vantagens do OPEX são:
- Menor utilização de financiamentos para investimento em equipamentos por exemplo;
- Muito mais flexível em todos aspectos;
- Outsourcing (terceirizar) é muito mais vantajoso pois são lançados como despesas, diminuindo o valor do imposto de renda e contribuições sociais;
- Alugar equipamentos e soluções, investimento muito mais acessível.
- Menor custo com energia, já que não tem necessidade de manter ar-condicionado ligado, licenças etc;
- O pagamento sempre acompanha a demanda, quando a empresa cresce, ela solicita mais recursos (elasticidade) sem ambientes dimensionados incorretamente onde geralmente sobra muitos recursos;
- Com o pagamento mensal não é feito um investimento algo logo no início;
- Monitoramento 24/7, diferente muitas vezes de um ambiente local;
- Especialistas com certificações para cada solução, garante a qualidade na entrega das soluções e ao manter todo ambiente.
Afinal qual é o ideal para minha empresa?
A decisão tem de partir de um estudo pela empresa baseando em um conhecimento mais profundo dos gastos de capital dentro de cada negócio.
Empresas se limitam principalmente em crises financeiras com fornecedores locais, buscando financiamentos que nem sempre são interessantes, despesas em menores quantidades e de forma mensal são preferidas do que investimento alto em curto prazo (Compra).
A maioria dos fornecedores de computação em nuvem não possuem um prazo mínimo, ou seja não há fidelidade então você pode iniciar e encerrar quando quiser, como por exemplo o modelo pago pelo uso, é algo com o qual é muito utilizado pelas empresas.
As diferenças e vantagens do CAPEX e OPEX são muitas e cada empresa deve analisar onde e como cada tipo de despesa se encaixa melhor em seus objetivos.
É certo de que quando falamos em tecnologia OPEX se mostra muito mais vantajoso, com o famoso dizer para “migrar para nuvem”.
E seu negócio está pronto para migrar para nuvem? qual é o melhor para o seu negócio? comente abaixo!