As empresas são muito dependentes de tecnologia hoje em dia. Para um negócio ter o menor esforço possível com tarefas repetitivas ou mesmo otimizar diversos processos, existem soluções prontas para isso, como sistema ERP’s, sistemas de relacionamento com clientes CRM entre outros que inviabilizam o uso de papel e caneta por diversos fatores.
Com essas ferramentas sendo mais utilizadas no mundo dos negócios, é necessário garantir a segurança delas, sejam softwares, redes ou servidores, para que essas pessoas consigam fazer as suas atividades sem que hajam interrupções ou problemas que comprometam a gama produtiva dentro da corporação.
Nesse ponto do processo é que se percebe a necessidade e importância das equipes e profissionais de TI. Pois, mesmo os equipamentos mais avançados que a tecnologia permite e as atualizações mais recentes dos softwares, não existe garantias de funcionamento.
Para prevenir e garantir o funcionamento de servidores que hospedam qualquer tipo de serviço é muito útil o monitoramento de TI, que deve acontecer de forma constante e pro ativa. Com o acompanhamento de profissionais de TI, é possível alcançar maior desempenho de servidores e aplicações.
O que é o monitoramento de TI?
Monitoramento nada mais é que um profissional e/ou um sistema analisando constantemente o desempenho, saúde e segurança de servidores e redes . Com isso é possível ter medidas de remediação. Isso é chamado de monitoramento proativo e reativo. Um que em muitas vezes antecipa os problemas e o outro que analisa a melhor forma de resolver os problemas após detectá-los, tornando o suporte otimizado e rápido em casos de desastres e incidentes.
Com monitoramento por exemplo, muitas vezes uma lentidão em um sistema ou no link de acesso à internet é percebido pelo monitoramento muito antes dos usuários , que ao cliente contatar o suporte, o suporte já estará cuidando deste caso.
O monitoramento efetivamente vai mostrar as métricas de maneira visual (por meio de gráficos, números e mapas). Com isso, informações importantes ficam ao dispor das equipes de TI responsáveis gerando um maior controle de utilização de seu equipamento e aumentando consideravelmente a disponibilidade do mesmo.
Em seu negócio você possui monitoramento? acabe com surpresas indesejadas quando mais precisar, veja o vídeo abaixo e saiba mais: