Hoje irei fazer uma breve descrição dos 03 principais tipos de computação em nuvem.
IaaS (Infrastructure as a Service)
Se você quer evitar gastos e diminuir a complexidade de seus servidores, você pode alocar toda a infraestrutura necessária num Data Center. O provedor do serviço gerencia a infraestrutura e você instala e gerencia o sistema operacional e demais aplicativos.
Vantagens:
Rápida escalabilidade: os recursos de computação adicionais são alocados instantaneamente;
Menor custo: geralmente você só será cobrado conforme o uso.
PaaS (Platform as a Service)
PaaS é plataforma como serviço, como um ambiente de desenvolvimento que já inclui toda a infraestrutura (servidores, armazenamento e rede), sistema operacional, ambiente de execução de ferramentas de programação, sistemas gerenciadores de base de dados, processo de implantação de aplicações facilitado e documentado, etc. Atividades como: compilar, localizar bugs e desenvolver uma aplicação são realizadas na nuvem.
Um exemplo é o Google App Engine que é uma plataforma de Computação em nuvem para desenvolver e hospedar aplicações web na infraestrutura do Google.
Vantagens:
Serviços incorporados: balanceamento de carga, conectividade, manutenção em sistemas operacionais são de responsabilidade do provedor.
Acesso fácil: equipes de desenvolvimento podem trabalhar em conjunto de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.
SaaS (Software as a Service)
O SaaS é uma solução de softwares baseados em nuvem que o cliente utiliza via internet. O fornecedor do software é o responsável por toda a infraestrutura necessária para disponibilizar. Existe alguns serviços de webmail como o Hotmail e Gmail que são exemplos de SaaS gratuitos para uso pessoal.
Pode-se alugar aplicativos de negócios sofisticados, como CRM e ERP onde se paga uma assinatura pelo uso.
Vantagens:
Redução de custos: o cliente não precisa investir em infraestrutura;
Mobilidade: acesso de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet.
ok
ok