Nos últimos anos, a tendência de transferência de arquivos através de Wi-Fi aumentou muito. Isso se deve à alta velocidade da internet. Você não precisa de nenhuma conexão com fio, pois tudo é transferido na forma de processamento de sinal. Mas lembre-se que isso só pode ser feito dentro do alcance da LAN (Local Area Network), com a utilização de cabo LAN ou adaptador Wifi.
No artigo a seguir, explicaremos brevemente o método de transferência de dados por Wi-Fi durante o uso do Windows.
Transferir arquivos de PC para PC via Wi-Fi:
Método 1: usando compartilhamento próximo no Windows 10/11
Você pode compartilhar arquivos facilmente entre dois computadores usando Wi-Fi. Isso acontece se duas condições forem atendidas:
- Ambos os computadores devem ter o Windows 10/11 integrado
- Eles devem estar conectados à mesma rede local
Agora, o compartilhamento também depende do tamanho do arquivo e da largura de banda da rede. Quanto maior o tamanho do arquivo, mais tempo será necessário para transferi-lo entre PCs. Você também pode verificar o tempo estimado que levará para transferir um arquivo com a ajuda de uma calculadora de transferência de dados desenvolvida por calculator-online.net. A ferramenta considera o tamanho do arquivo, a velocidade da Internet e a porcentagem de sobrecarga para estimar quanto tempo levará para o arquivo ir de um PC a outro.
Configurações necessárias para transferir arquivos:
Agora lembre-se de que você nunca poderá transmitir seus arquivos até ou a menos que ambos os computadores estejam configurados com critérios de configuração específicos.
Etapa 01:
Abra o menu de configurações e clique em Systems, conforme mostrado na imagem a seguir:
Etapa 02:
Depois disso, você verá a opção ‘Shared Experience’. Clique nele e ative ‘Nearby Sharing’ disponível no painel do lado direito.
Etapa 03:
Selecione ‘Everyone Now’, no menu suspenso, logo abaixo de Nearby Sharing:
Etapa 04:
Agora, selecione o local para salvar os arquivos recebidos na opção abaixo do menu suspenso.
Etapa 05:
Na mesma janela, role um pouco mais para baixo e ative a opção ‘Share Across Devices’. Depois disso, selecione ‘Everyone Nearby’.
Não se esqueça de verificar o prazo de transferência de arquivos com a calculadora de transferência de dados.
Procedimento de transferência de arquivos no computador:
No PC do remetente, clique com o botão direito no arquivo que deseja compartilhar e navegue até a opção Share:
Agora, na janela pop-up, selecione a opção ‘Receiver’s PC
O computador receptor solicitará à pessoa em questão que aceite ou recuse o arquivo.
Ao aceitar, o arquivo será transferido para a máquina de destino, quase dentro do tempo estimado anteriormente pela calculadora de transferência de dados.
Método 2: usando compartilhamento de arquivos e impressoras no Windows 7/XP
Até agora, discutimos o Compartilhamento nas proximidades, que é um ótimo recurso se você tiver o Windows 10/11 instalado no computador. Mas se você for usuário do Windows 7 ou XP (versões um pouco mais antigas), precisará usar o recurso conhecido como ‘Compartilhamento de arquivos e impressoras’.
Isso permite que você transfira arquivos de um PC para outro via Wi-Fi. Mas você precisa garantir que o arquivo não seja tão grande, pois pode levar muito tempo para ser transferido.
É melhor verificar a taxa de transferência do tamanho do arquivo com uma calculadora de transferência de dados e então decidir se precisa ou não seguir esse caminho.
De qualquer forma, para quem tem arquivos pequenos para transferir, siga os passos:
Passos:
● Abra o Painel de Controle e selecione “Network & Internet Option”
● Agora selecione Network & Sharing Center e clique em “Change Advance Sharing Settings”
Na seção “File and Printer Sharing” da rede pública, ative o compartilhamento de arquivos e impressoras e clique em “Save Changes”.