O gestor sempre procura proporcionar o melhor atendimento para seus clientes, no entanto, estar presente às vezes não é possível.
Isso posto, mesmo tendo uma equipe bem organizada e disposta a trabalhar, pode acontecer das mensagens não serem respondidas a tempo.
Nesses casos, o uso de mensagens automáticas explicando a ausência de atendimento personalizado pode ser muito importante.
Veja a seguir as melhores mensagens de ausência para clientes e conheça mais sobre suas funções e benefícios.
Por que utilizar mensagens de ausência instantâneas?
O uso de mensagens de ausência é muito indicado, principalmente para comércios que trabalham com altas demandas.
Normalmente os mercados maiores costumam sofrer com a grande quantidade de mensagens após períodos de inatividade por fechamento ou férias. Se você faz parte de um estabelecimento com bom número de clientes, o uso de mensagens automáticas pode ser muito interessante.
Esteja sempre presente
O uso de mensagens automáticas permite que suas explicações sejam lidas até mesmo sem a presença de nenhuma pessoa da sua equipe. Assim, o gestor consegue manter clientes que entenderam a ausência e buscar o contato posterior.
Desse modo, o potencial cliente nunca ficará sem respostas, e poderá até mesmo solucionar suas dúvidas de forma instantânea.
Horário de funcionamento
No mundo dos negócios, é sempre importante que o consumidor saiba exatamente quando pode encontrar uma equipe ativa, dessa forma, as mensagens automáticas de ausência também podem contribuir para possibilitar um novo contato posterior.
Manter o cliente informado é fundamental, pois ainda que sua equipe de atendimento não esteja disponível, o colaborador terá consciência da forma de funcionamento.
Retorno rápido
A velocidade é o principal ponto a ser observado por vários clientes, visto que muitas vezes o potencial comprador busca atendimento rápido, com resolução de dúvidas.
Dessa forma, o uso de boas mensagens automáticas de ausência pode cativar e contribuir para a manutenção de clientes com o passar do tempo.
Acessibilidade
O Whatsapp é um aplicativo muito fácil de ser utilizado, aproximadamente 76% dos brasileiros enxergam a plataforma como a melhor para contatos com empresas e amigos.
Ao utilizar esse mecanismo você expande sua gama de potenciais clientes, que preferem se comunicar com praticidade e velocidade.
Uma curta mensagem pode solucionar diversos problemas e manter muitos clientes para a sua empresa. Use essa ferramenta de forma muito simples e prática no seu Whatsapp Business.
Ainda que pareça uma atitude simples, essa ação pode transformar a maneira como as pessoas observam o seu negócio, invista nesse sistema e veja as mudanças acontecerem.
Quais as melhores mensagens de ausência?
As melhores mensagens de ausência são as que envolvem informações e comprimentos direcionados aos clientes.
Conheça as melhores interações automáticas para a sua empresa.
Boas-vindas
Frases como “Bom dia/tarde” são muito interessantes para momentos em que sua empresa estiver fora do horário de funcionamento, pois podem ser utilizadas de maneira similar em períodos ativos.
Esse tipo de recado passa a impressão da existência de uma equipe atenciosa, que deixa mensagens educadas antes de explicar suas ausências. Veja um exemplo a seguir.
“Bom dia, no momento não estamos disponíveis para atendimento, deixe seu recado e responderemos assim que voltarmos”.
Instrução
A mensagem automática deve conter recados dados com frequência como instrução, visando concluir a conversa da melhor maneira possível, ainda que você não esteja disponível para tratar dos assuntos de forma especializada.
O principal desafio da mensagem automática é manter a conversa humanizada mesmo com resoluções instantâneas. Através da digitação das mensagens em forma de instrução você consegue ultrapassar esse obstáculo.
O atendimento por Whatsapp envolve diversas vantagens, que o tornam indicado para todos os tipos de estabelecimentos. Veja um exemplo:
“Olá, (nome do cliente), solucione seus problemas através das dicas que deixamos em nossas redes sociais. Caso as dúvidas persistirem, deixe um recado aqui mesmo, nossa equipe responderá o mais rápido possível, dentro do nosso horário de funcionamento.”
Aviso de horário de funcionamento
O aviso do horário de funcionamento permite que o cliente saiba o momento em que sua mensagem será respondida de maneira mais específica e humanizada.
Assim, esse modelo serve para manter o interessado conectado às redes sociais do seu estabelecimento com o maior número de informações possíveis, veja:
“Oi, (nome do cliente), a nossa empresa funciona de 8h às 18h (exemplo), em breve os nossos colaboradores darão respostas satisfatórias para as suas dúvidas e interesses.”
Atendimento otimizado por Whatsapp
Se você ainda está no artigo, é porque busca melhorar o processo de atendimento online da sua empresa. Como muitos têm conhecimento, atender pelo Whatsapp é um desafio que exige muita dedicação.
No entanto, apenas esforço não é o bastante, sua empresa precisa ter um atendimento otimizado exclusivo para o Whatsapp.
O uso de diversos números pode ser prejudicial para a comunicação da sua equipe com os clientes, para evitar que isso aconteça, utilize o sistema especializado da DT Network, pois nele você pode atender múltiplos operadores com o mesmo número.
O uso da plataforma permite que os seus clientes tenham acesso facilitado a um atendimento profissional e mais fácil de ser desenvolvido.