Software Livre, uma solução para reduzir o investimento com licenças!
Os softwares são os programas utilizados para editar textos, imagens, visualizar vídeos e fotos, etc. O Sistema Operacional do seu computador ou smartphone, seja ele Windows, Mac, GNU/Linux, iPhone, Android, etc., também é um exemplos de software. Você pode comprar a licença de um software e passar a ter o direito de usá-lo, ou, adquirir gratuitamente um Software Livre.
Um software, ou programa de computador, é formado por várias linhas de instruções que são interpretadas pelo computador, este conjunto de instruções é chamado de Código Fonte.
Nem sempre o Software Livre é gratuito, o termo “Livre” se refere a liberdade e não a “de graça”. Os usuários, pagante ou não, tem o direito ao Código Fonte para ter a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.
As duas principais organizações internacionais responsáveis pela proteção e promoção do software livre, a Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initiative (OSI), atuam também para garantir que os termos Free Software (Software Livre) e Open Source (Código Aberto) sejam utilizados de forma correta.
Vantagens do Software Livre:
- Custo: Apesar do Software Livre não necessariamente ser gratuito, há diversas opções gratuitas no mercado.
- Segurança: Por trás do Software Livre há uma comunidade que está sempre corrigindo falhas e testando novas funcionalidades.
- Personalização: Pode ter seu código fonte alterado por qualquer usuário e adaptá-lo às suas necessidades;
Exemplos de Softwares Livres:
Sistemas Operacionais GNU/Linux como Debian, Ubuntu, Fedora, etc.
Programas para ilustrações e gráficos como o Gimp e o Inkscape.
O LibreOffice como exemplo de editor de texto.
Em momentos em que o orçamento é limitado, a utilização de soluções Open Source é uma ótima escolha para seu negócio!
Software livre é uma ótima opção, utilizamos em diversos ambientes, recomendo!
Software livre é uma ótima opção, utilizamos em diversos ambientes, recomendo!