8 Benefícios de uma cultura baseada em dados

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Uma abordagem baseada em dados refere-se a decisões baseadas na análise e interpretação de dados concretos, isso garante que as soluções e planos sejam apoiados por informações, e não apenas por sentimentos ou de experiências pessoais subjetivas e de “achismos”.

Portanto, a cultura baseada em dados é a prática de coletar e analisar dados para deduzir conclusões e soluções a fim de prever o futuro usando informações passadas e atuais. Sem dados, podemos fazer suposições falsas com base em opiniões tendenciosas. Hoje, as empresas usam análise de Big Data, modelagem de diagnóstico e processamento de dados para se destacar no mercado competitivo.

Devido aos novos avanços tecnológicos, processos como armazenamento, processamento e análise de dados tornaram-se mais rápidos e baratos. Você deve ter em mente que criar uma cultura orientada a dados é essencial para que qualquer empresa avance e se torne uma organização de sucesso.

Uma cultura baseada em dados envolve o uso de dados na tomada de decisões, tratando os dados como um ativo estratégico da empresa, tornando os dados amplamente disponíveis e acessíveis.

Ter uma base sólida de dados é fundamental para diferenciar os negócios por meio de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML).

Os dados são reis hoje em dia. Dados significam progresso. Os dados têm um potencial incrível.
Neste post vamos esclarecer sobre como criar uma cultura baseada em dados em uma empresa e mostrar o impacto que isso pode ter em toda a sua organização.

cultura baseada em dados

Benefícios da tomada de decisão em uma cultura baseada em dados

Os benefícios de orientar sua tomada de decisão com dados são inúmeros, entre eles:

  1. Redução de custos;
  2. Diminuição do retrabalho e redução do tempo de chegada ao mercado;
  3. Eficiência e agilidade para sua estratégia de negócios
  4. Satisfação do cliente;
  5. Valor de mercado e vantagem competitiva;
  6. Melhoria contínua no processo de tomada de decisão;
  7. Geração de novos fluxos de receita e aumento gradual dos existentes;
  8. Desenvolvimento de novos modelos de negócios;
  9. Mentalidade estratégica.
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Benefícios dos dados por setor

Uma empresa que quer ter um crescimento exponencial e logístico precisará tomar decisões com base em informações atualizadas e separamos 3 setores muito importantes.

Financeiro

Fintechs (tecnologia financeira), este modelo de negócios descobriu quais eram os temores da Era Digital, em relação aos serviços financeiros.

Eles começaram um novo modelo de negócios:

  • Menos burocracia;
  • Mais autonomia;
  • Melhores relacionamentos;
  • Custos mais acessíveis;

Quando você utiliza a cultura baseada em dados, você pode descobrir o que o usuário valoriza. A partir daí, você apenas trabalha na inovação e garante seu lugar ao sol nos negócios.
Uma cultura analítica é apenas um dos fatores que colaboraram para a escalada das fintechs, as fintechs são um pouco mais do que apenas empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais.

Varejo

Não é novidade que o coração de qualquer estratégia de negócios deva ser o usuário.

O que percebemos é que essa preocupação com o valor de seus clientes tem um potencial imenso inexplorado, capaz de dar origem a novos modelos de negócios, um marketing mais analítico com conexões emocionais e uma alta dose de customização.
Estamos entrando na Era da Personalização em Escala. Este é o próximo nível em termos de customização e também abrange processos relacionados a produtos, logística, cadeia de suprimentos, tudo converge em estratégias e ações customizadas.

Essa mudança exige que o varejista ative todos os dados disponíveis do cliente para oferecer experiências mais relevantes para clientes existentes e potenciais.
Tudo o que precisam para usufruir do produto / serviço da melhor maneira possível.

Segurança da informação

Os ataques online estão aumentando a uma taxa alarmante, o que pode ser muito arriscado para as empresas. Portanto, os desenvolvedores da TI estão projetando sistemas de defesa de segurança cibernética para proteger as empresas contra ameaças perigosas. Como esta é uma era de computação em nuvem, a ameaça de ataque cibernético permanece persistente. Portanto, as empresas precisam proteger seus dados aumentando a segurança de suas contas online que contêm informações e dados importantes.

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Comece a implementar a cultura de dados

Defina as metas baseadas em dados

Os dados de uma empresa não são como um produto final, é um meio para atingir outros objetivos. Você pode ter todos os dados do mundo, mas, a menos que os use com sabedoria, isso não significa nada. Para integrar os dados às suas estratégias de produção, marketing e vendas, você precisará definir metas e parâmetros. Por exemplo, se você deseja aumentar a receita, precisa coletar e analisar dados de vendas para ver os números e ver como reorientar seu catálogo de acordo. De forma clara, os dados são uma ferramenta que o ajudará a tomar melhores decisões.

Use as ferramentas certas para analisar dados

Analisar dados pode ser complexo se você não tiver a ferramenta certa. Hoje, você encontrará uma grande coleção de ferramentas no mercado que podem ajudá-lo a obter o máximo de seus dados. Usar as ferramentas certas pode transformar seus dados em gráficos legíveis que tornarão os dados acessíveis a qualquer pessoa que deles precise. Se você não tiver o conjunto de ferramentas certo, não aproveitará ao máximo seus dados.

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Como medir e coletar os dados?

  • Determine o que medir;
  • Decida como medi-lo;
  • Estabeleça o prazo;
  • Escolha os fatores que serão incluídos.

Se você precisar coletar dados por meio de observação ou entrevistas, desenvolva um modelo de entrevista com antecedência para garantir consistência e economizar tempo. Sempre mantenha seus dados coletados organizados em um registro com datas de coleta e adicione quaisquer notas de origem conforme você avança. Com seu caminho definido e suas prioridades estabelecidas, você pode começar a coletar seus dados.

Depois de analisar, vaocê vai interpretar seus resultados. Ao interpretar os resultados de seus dados, pergunte a si mesmo:

  • Os dados respondem à sua pergunta original? Como?
  • Os dados ajudam você a se defender contra quaisquer objeções? Como?
  • Existe alguma limitação em suas conclusões, algum ângulo que você não considerou?

Depois de responder a todas essas perguntas, a única etapa restante é usar os resultados do processo de análise de dados para decidir o melhor curso de ação.

Certifique-se de que sua empresa esteja usando todo o potencial com o avanço da cultura baseada em dados. Os dados não são mais apenas uma ferramenta para mostrar relatórios ou rastrear o progresso, hoje os dados também facilitam a automação de tarefas, coordenação de trabalho e vendas, organização dos negócios e tomada de decisões em uma organização de sucesso.

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