O backup e sincronizador e de arquivos costumam ser usadas como soluções alternadas para proteger os dados, mas existem diferenças críticas entre as duas opções, especialmente quando se trata de restauração de dados, e todo proprietário de negócio deve entender, então quais as diferenças do backup e sincronizador?
Ter a ferramenta certa para o trabalho certo é algo que qualquer trabalhador dirá que é fundamental, e os mesmos princípios orientadores se aplicam ao uso do computador. Fazer backup ou sincronizador, qual usar? Na verdade, usar os serviços de sincronização (Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc …) e backup para seus Macs e PCs agora é uma prática recomendada de computação. Mas ainda há confusão sobre o que cada um desses serviços implica, e isso deixa alguns usuários e empresários em um estado exposto.
Mas os dois, o backup e sincronizador são complementares, vamos entender melhor cada um.
O que é a nuvem?
Vamos simplificar, a nuvem é um conjunto de computadores que uma outra pessoa gerencia em nome do cliente. Esses computadores, que normalmente são chamados de servidores vivem em grandes edifícios conhecidos como data centers e que são alimentados com um fornecimento constante de energia, também são mantidos em salas com controle ambiental de temperatura e são conectados uns aos outros com equipamento de rede rápido. Esse equipamento de rede também conecta esses data centers ao mundo externo, onde os clientes podem interagir com os provedores de serviços dentro dos data centers, de qualquer lugar do mundo.
A nuvem é perfeita para serviços de backup e sincronizador, porque ambos exigem muito espaço (na forma de servidores) para armazenar os dados que estão sendo sincronizados ou copiados.
Backup de arquivo
Backup refere-se à cópia de dados de um local para outro. Por exemplo, duplicar informações de seu laptop para um disco rígido externo, a nuvem, outro computador ou uma unidade flash.
O backup de arquivos tende a ser a maneira mais tradicional e confiável de uma empresa proteger seus ativos digitais e garantir a continuidade dos negócios.
Os benefícios de fazer backup de arquivos incluem:
- Pode ser automático , para que os usuários possam ter certeza de que suas informações estão seguras, sem fazer nada;
- Os usuários não precisam de conhecimento técnico, como configurar pastas específicas ou acessar a barra de comando para agir;
- O backup que pode ser realizado várias vezes ao dia fornecendo dados instantâneos para você, o que permite acessar várias versões de seu conteúdo;
- Com serviços de backup gerenciados em nuvem , você não precisa de infraestrutura local e pode verificar o status do backup a qualquer hora, em qualquer lugar;
- O backup é útil para quem armazena uma grande quantidade de arquivos.
Sincronização na nuvem
Como por exemplo:
- Google drive;
- OneDrive;
- Dropbox,
- Box;
- iCloud Drive
Esses serviços sincronizam pastas em seu computador ou dispositivo móvel para pastas em outras máquinas ou na nuvem, permitindo que os usuários acessem um arquivo, pasta ou diretório em diferentes dispositivos. Isso significa que você pode acessar um arquivo por meio de um serviço de sincronização em seu computador em casa pela manhã, fazer alterações e depois ir para o trabalho ou até mesmo para a casa da sua mãe, por exemplo, e acessar o mesmo arquivo com todas as alterações feitas no outro computador.
Você também pode compartilhar esse arquivo com outro usuário e eles podem fazer alterações em seus computadores, que por sua vez aparecerão no seu. Em qualquer um dos cenários, o arquivo é sempre sincronizado, independentemente de onde você o acessa. É importante observar que apenas os arquivos, pastas ou diretórios colocados no serviço de sincronização são sincronizados. O resto dos dados do computador não.
Embora a sincronização possa ser uma opção incrivelmente poderosa para acessar e colaborar no trabalho, geralmente é mais eficaz com um sistema de backup adicional instalado.
Um outro fator muito importante é, a sincronização com um desses programas não torna seu conteúdo imune a ataques de ransomware.
Por exemplo, se seu computador for ser infectado por ransomware em uma pasta local e se conectar a uma sincronização de dados em nuvem como o OneDrive , o malware não apenas criptografará os dados em seu laptop, como também poderá sincronizar com a nuvem, infectar a nuvem e, portanto, sincronizar dados em risco.
Então no caso de perda de dados ou ataque de ransomware, a restauração dos dados, pode ser um processo longo e, às vezes, manual, a menos que o backup dos seus dados seja feito fora do local infectado.
5 Diferenças do Backup e Sincronizador
Fazer backup significa copiar manualmente ou automaticamente os arquivos de um local para outro, geralmente de uma unidade física para outra, embora também possa ser para um local online.
Sincronizar significa copiar ou excluir manualmente ou automaticamente os arquivos para garantir que dois locais tenham um conjunto idêntico de arquivos.
Com o Backup:
- Recupere arquivos e pastas perdidos;
- Aproveite os recursos de armazenamento maiores ou ilimitados para recuperar dados em massa de maneira econômica;
- Salva suas informações de maneira compacta
- Maior segurança;
- Reduz custo.
Com o Sincronizador
- Compartilhar e recuperar muitos dados, especialmente se você estiver em uma camada de dados elevados, pode ser complicado;
- Download de mais de alguns gigabytes de dados, o processo pode levar tempo e estar repleto de erros;
- Se você estiver compartilhando suas pastas com outras pessoas, e eles adicionarem ou removerem arquivos compartilhados, eles também serão adicionados ou removidos do seu computador;
- Se um hacker invadir e roubar sua informações você perde tudo por não ter backup;
- Funcionam bem para integrar com o trabalho e as informações em equipe, já que todos tem a mesma visão.
Qualquer que seja o seu plano, para a continuidade do seu negócio, certifique-se de agir agora. Sem um plano em vigor, seus dados estão em risco, fale com nosso time, podemos ajudar você a escolher o melhor caminho para a sua empresa.
Assista também nosso vídeo: 3 motivos para você considerar Backup em nuvem em seu negócio.
Siga nossas redes sociais, temos dicas diárias.