3 dicas para saber se sua VPN está funcionando

Quando uma VPN (Rede Privada Virtual) funciona corretamente, ela impede que sua atividade online seja rastreada . Ao conectar seus dispositivos a diferentes servidores ao redor do mundo, em vez do servidor local do seu provedor de Internet, as VPNs criptografam seus fluxos de dados e evitam que seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) leia o que você está fazendo. No entanto, nem todas as VPNs funcionam perfeitamente em todos os momentos, e uma VPN com falha pode abrir a porta para uma série de problemas de segurança.

Embora seu aplicativo VPN possa dizer que você está conectado, isso por si só não é uma garantia de que sua VPN não terá vazamento. Isso pode levá-lo a se perguntar: meu VPN está funcionando? Felizmente, existem vários testes rápidos que você pode executar para verificar se sua VPN está funcionando corretamente e identificar quaisquer vulnerabilidades em potencial que possam causar problemas.

VPN

Como posso saber se minha VPN está funcionando?

Quando um dispositivo está conectado corretamente a uma VPN, o endereço IP deve mostrar a localização do servidor ao qual o dispositivo está conectado por meio da VPN. Se você descobrir que seu endereço IP mostra o IP real do seu dispositivo enquanto conectado a uma VPN, pode haver um vazamento.

Se você não tiver certeza se sua VPN está funcionando corretamente, há algumas coisas que você pode fazer para verificar possíveis vulnerabilidades. Siga as etapas para esses testes simples de VPN para identificar e resolver rapidamente qualquer vazamento que você possa ter.

Vazamentos de endereço IP

Um endereço de protocolo da Internet (IP) é uma sequência única de números atribuídos a qualquer dispositivo conectado à Internet. Conforme você navega na Internet , seu endereço IP está vinculado às suas pesquisas, cliques, visitas e localização geográfica. Mascarar endereços IP é um dos motivos mais populares para usar uma VPN e, quando ocorre um vazamento, seu endereço IP se torna vulnerável.

VPN

Como testar um vazamento de IP

Um dos principais recursos de uma boa VPN é manter seu endereço IP oculto, e um teste manual simples de vazamento de IP pode revelar se seu endereço IP é seguro ou não.

  1. Identifique o endereço IP do seu dispositivo: certifique-se de que sua VPN esteja desconectada e digite “qual é o meu endereço IP” na barra de pesquisa do Google. O endereço IP atribuído ao seu dispositivo será mostrado na parte superior da página. Anote esse número.
  2. Vá para sua conta VPN: Ligue sua VPN e conecte-se a qualquer servidor.
  3. Vá para o Google e verifique novamente o seu endereço IP: Na barra de pesquisa do Google, digite “qual é o meu endereço IP” novamente. Um novo endereço aparecerá na parte superior da tela. Compare este endereço IP com o primeiro endereço IP que você anotou na etapa anterior.

Se você descobrir que o novo endereço IP é o mesmo que seu endereço IP pessoal da primeira etapa, sua VPN pode estar vazando. Se os dois endereços forem diferentes, você sabe que sua VPN está efetivamente ocultando seu endereço IP real.

Como consertar um vazamento de IP

Se sua VPN falhou no teste acima, tente se conectar a outro servidor VPN e teste novamente. Se isso não resolver o problema, a melhor solução é mudar para um novo serviço VPN que forneça melhor segurança.

VPN

Vazamentos de DNS

Um servidor DNS (Domain Name Systems) funciona como um tradutor. Seu trabalho é traduzir uma solicitação de um site em um número de IP específico, permitindo que os usuários naveguem na Internet com facilidade . Esse sistema existe para que você não precise memorizar um endereço IP sempre que visitar um site – tudo o que você precisa fazer é lembrar o nome do site.

Quando você navega na Internet, as solicitações de DNS são enviadas para buscar os endereços IP dos domínios que você deseja visitar. Sem uma VPN, essas solicitações passam pelo túnel desprotegido do seu ISP, dando ao seu ISP um histórico de navegação detalhado de cada solicitação DNS que você envia. Se sua VPN apresentar vazamento de DNS, seu histórico de navegação, endereço IP e localização de seu ISP serão revelados.

Como testar um vazamento de DNS

Verificar vazamentos de DNS é semelhante a testar sua VPN para um endereço IP protegido. Eles são fáceis de detectar manualmente, pesquisando sites com restrições geográficas com o servidor configurado em um local diferente. Use o teste manual de vazamento de DNS para descobrir uma VPN desarmada.

  1. Vá para sua conta VPN: Entre na sua conta VPN e selecione um servidor em um país diferente.
  2. Visite um site com restrições geográficas: Acesse um site com restrições geográficas do país que você selecionou. Por exemplo, Netflix US se você escolheu US como seu país.

Se você não conseguir acessar o site, é provável que haja um vazamento de DNS.

Para detectar quaisquer vulnerabilidades que possam ter escapado às rachaduras, é uma boa ideia dar um passo adiante e testar com uma ferramenta como DNSLeakTest.

  1. Com sua VPN desligada, vá para DNSLeakTest , que mostrará seu endereço IP e localização geral. Selecione a opção “Teste padrão”.
  2. Verifique os endereços IP dos domínios que aparecem. Tire uma foto ou escreva-as.
  3. Ligue sua VPN e execute um novo teste. Os endereços IP exibidos devem ser diferentes daqueles que apareceram na primeira etapa.

Se os endereços IP não mudaram depois que você ligou a VPN de volta, pode haver um vazamento de DNS.

Como consertar um vazamento de DNS

Se você acha que tem um vazamento de DNS, proteja sua conexão com as etapas abaixo.

  1. Desconecte sua VPN e desligue seu WiFi.
  2. Depois de um minuto, ligue o WiFi novamente e reconecte à VPN. Se isso não resolver o problema, pode ser benéfico acessar sua VPN e escolher um servidor diferente para se conectar.
  3. Depois que seu vazamento for corrigido, execute outro teste de vazamento de DNS para verificar se sua conexão está segura.

Se isso não resolver o problema, o suporte ao cliente do seu provedor de VPN pode solucionar o problema. Caso contrário, é melhor mudar para um provedor de VPN mais seguro, você vai querer encontrar um com seus próprios servidores DNS criptografados. Isso garante que sua VPN não revele suas informações de DNS.

VPN

Vazamentos WebRTC

A Comunicação em Tempo Real da Web (WebRTC) permite essencialmente o vídeo instantâneo, o compartilhamento de voz e mensagens dentro do navegador – em outras palavras, uma tecnologia que permite que os navegadores se comuniquem diretamente entre si online.

Isso é muito útil para comunicação ponto a ponto baseada em navegador, mas os usuários descobriram que o WebRTC abre vulnerabilidades em VPNs. Um vazamento de WebRTC ocorre quando seu navegador revela seu endereço IP ao fazer solicitações WebRTC, mesmo quando conectado a uma VPN. Com apenas algumas linhas de código, qualquer site pode expor seu endereço IP e localização.

Como consertar um vazamento de WebRTC

A maneira mais eficaz de consertar um vazamento de WebRTC é mudar para uma VPN que os proteja especificamente. Se não quiser trocar de provedor VPN, você pode desabilitar o WebRTC em seu navegador. Isso é feito de maneira diferente para cada navegador, alterando suas configurações ou instalando um plug-in. WebRTC Leak Prevent é a extensão líder do Chrome para prevenir vazamentos de WebRTC. Ou simplesmente use um navegador que não tenha WebRTC – você pode encontrar uma lista completa de navegadores aqui .

VPN

Minha VPN ainda não está funcionando. E agora?

Se você executou os testes de VPN acima e ainda está tendo problemas, existem vários outros motivos pelos quais sua VPN não está funcionando corretamente.

  • Servidor defeituoso ou offline: se você estiver lidando com um servidor defeituoso, pode ser porque o servidor está sobrecarregado ou o seu ISP está quase sem largura de banda . Você pode fazer um teste rápido para verificar a velocidade da VPN gratuitamente aqui. Você também pode tentar se conectar a um servidor diferente.
  • Seu ISP ou país está bloqueando sua VPN: alguns países têm uma censura online estrita, o que pode resultar em um VPN bloqueado. Na China, por exemplo, apenas algumas VPNs aprovadas pelo governo são legais.
  • Conexão VPN interrompida : a maioria das VPNs vem com um interruptor automático de interrupção que encerra sua conexão com a Internet se sua conexão VPN cair. O kill switch evita que você acesse páginas da web enquanto não estiver conectado à VPN, mantendo suas informações pessoais seguras.
  • Problema de porta ou protocolo: semelhante a um servidor com defeito, o problema pode estar relacionado à sua porta ou protocolo de Internet. Você pode entrar em contato com o suporte ao cliente do seu ISP para solucionar isso.
  • Problema de software VPN: se não for nenhuma das opções acima, o problema provavelmente está relacionado à própria VPN. Você pode entrar em contato com o suporte ao cliente ou trocar completamente de provedor de VPN.
VPN

Dicas para proteger seu software VPN

O ideal é que o software VPN seja executado automaticamente e não exija muita atenção manual de sua parte. No entanto, verificar periodicamente se o software está funcionando corretamente pode ajudá-lo a detectar quaisquer vulnerabilidades com antecedência. Use as dicas abaixo para garantir que sua VPN esteja funcionando com o melhor de sua capacidade.

  • Verifique frequentemente sua VPN executando os testes manuais descritos acima
  • Verifique se o seu provedor de VPN oferece suporte a endereços IPv6 para que não ocorram vazamentos de IP.
  • Verifique se o seu provedor de VPN bloqueia automaticamente os vazamentos de DNS. Alguns sim e outros não, se o seu não, você pode mudar para um provedor que forneça este serviço para mais segurança.
  • Desative o WebRTC em seu navegador ou adicione uma extensão para evitar vazamentos de WebRTC.


Esteja você buscando mais controle sobre sua privacidade online ou se gostaria de assistir a conteúdo de vídeo de outros países, um serviço VPN é uma ótima ferramenta para proteger de forma rápida e eficaz sua localização e atividade online. Para manter seu histórico de navegação livre de vazamentos e protegido, pergunte-se: “Minha VPN está funcionando?” e certifique-se de verificar suas conexões com frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.