Se você é um provedor de internet, certamente convive com um incômodo problema: a dificuldade de gerar leads qualificados, ou seja, quem realmente quer comprar de você. E não me entenda mal – o problema não está no seu serviço ou no método que você anuncia: a grande questão aqui é a competitividade do mercado. Está cada vez mais caro e mais concorrido anunciar nas tradicionais plataformas, como Google Ads e Meta Ads. Mas será mesmo que essa é a única forma de expandir a sua marca?
O que você faria se soubesse que mais de 92 milhões de brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular, segundo pesquisa da NIC.br em 2022? Muita gente só ignoraria e seguiria a vida normalmente, mas se você associar os fatores, vai entender que o celular é uma ferramenta indispensável na vida dessas pessoas, mas ele precisa de uma única coisinha para funcionar: internet. A mesma internet que é o carro-chefe do seu provedor através do Wi-Fi.
Vamos fazer um exercício: você, provedor, tem um cliente que é dono de restaurante e ele solicita um Wi-Fi para o estabelecimento. Se você só instala de modo convencional, acabou de deixar uma grande oportunidade passar. O que essa conexão vai oferecer a mais para você e para o seu cliente? Nada. Agora, se dentro desse Wi-Fi existisse um software para coletar dados de todo mundo que acessa a rede e gerasse leads apenas com um pequeno formulário, seria muito mais estratégico – e é exatamente isso que os provedores de internet inteligentes estão fazendo! Um conceito que chamamos de Wi-Fi Marketing.
Wi-Fi Marketing: um diferencial para Provedores de Internet
Você provavelmente já se deparou com uma tela de cadastro quando foi acessar o Wi-Fi de algum estabelecimento, certo? Aquilo nada mais é que uma estratégia de marketing! Em troca de Internet, são fornecidos dados como e-mail, telefone ou perfil nas redes sociais, acompanhados de uma simples pergunta: “uma Internet de alta velocidade, como essa, te interessa?”.
Ao responder que sim, você se tornará um lead – ou possível cliente – da empresa por trás dessa solução. A partir daí, é um caminho aberto para ser “nutrido” com informações e promoções, tudo dentro das normas da LGPD, claro.
E aqui vai uma dica extra de marketing: a nutrição também pode ser usada para quem já é cliente. Você pode reduzir a quantidade de chamados e dúvidas apenas enviando conteúdos informativos. Listar quais equipamentos são recomendados, boas práticas no uso do Wi-Fi, como diminuir a interferência… isso tudo em formato de e-mail, vídeo, Webinar ou da forma que preferir. Isso tudo, além de fortalecer o relacionamento com o cliente, dá uma liberdade maior para um aumento de preço, por exemplo. O cliente estará pagando por algo além do serviço.

Aplicando o Wi-Fi Marketing na prática
Agora que você já entendeu o conceito de Wi-Fi Marketing, é hora de botar a mão na massa. Para isso, há diversas opções: venda vouchers, painel de anúncios, disparo de campanhas… Vamos ver cada uma de forma detalhada:
Venda Vouchers de Acesso
Em lugares onde o sinal de internet é fraco, um Wi-Fi salva vidas. E essa é uma grande oportunidade de divulgar a sua marca e fazer um dinheiro extra, aumentando o ticket médio do seu provedor. Você pode imprimir esses códigos e disponibilizá-los em algum estabelecimento ou até mesmo fazer parcerias com a prefeitura para divulgar alguma campanha ou projeto. Os pontos positivos? Divulgação, captura de leads e ainda cobrar por uma degustação do Wi-Fi que você oferece.

Venda anúncios
Que tal transformar o seu ponto de acesso num outdoor digital? Imagine que você tenha mil clientes corporativos com sistema de Wi-Fi instalado. Basta definir um valor e oferecer um espaço para cada um deles anunciar seus produtos ou serviços. Supondo que você cobre R$10 por mês e que todos aceitem, são R$10.00,00 a mais para o seu bolso sem dificuldade alguma.

Alugue o sistema
O Wi-Fi pode servir também como um SVA, reduzindo a sua carga tributária e aumentando o seu ticket médio. É uma solução que, de forma estratégica, ajudará o seu cliente a vender mais e, naturalmente, fidelizá-lo por conta desse diferencial competitivo.

E sabe o que é mais interessante? Todas essas estratégias podem ser aplicadas ao mesmo tempo. Basta ter criatividade que, com certeza, seus resultados serão surpreendentes. São clientes em potencial todo dia para o seu provedor. É como se fosse um sistema de prospecção que funciona 24/7.
Se você ainda não entendeu muito bem essa história de Wi-Fi gratuito, sem senha ou Wi-Fi Marketing, dê uma olhada nos conteúdos aqui do nosso blog! Para começar, veja como funciona um Hotspot Wi-Fi.
Este conteúdo foi tema do nosso Webinar no dia 30/04, ao vivo no YouTube. Clique aqui para assistir o evento na íntegra!