Pentesting: uma ferramenta altamente valiosa para sua empresa

Ajude um amigo, compartilhe:

É essencial estar ciente dos riscos que sua empresa enfrenta, embora muitas empresas não se preocupam com a segurança. Para ter uma noção real dos perigos aos quais você está exposto, existem certas ferramentas que você precisa entender e explorar, caso contrário, você provavelmente está subestimando as falhas de segurança que poderiam comprometer a segurança de sua empresa. A boa notícia é que, graças aos testes de pentesting ou penetração, é possível identificar essas falhas com precisão.

04 - DT Network

O que é pentesting?

O Pentesting envolve uma série de testes de penetração, baseados em ataques a sistemas de TI , para identificar seus pontos fracos ou vulnerabilidades. Eles são projetados para classificar e determinar o escopo e o impacto de tais falhas de segurança, como resultado desses testes, você pode ter uma ideia razoavelmente clara dos perigos do sistema e da eficácia de suas defesas.

Os Pentest ajudam a determinar as chances de um ataque bem-sucedido e a identificar brechas de segurança resultantes de vulnerabilidades de baixo risco, mas são exploradas de uma determinada maneira que eles também permitem a identificação de outras vulnerabilidades que são impossíveis de encontrar com uma rede automatizada ou software específico, e podem ser usadas para avaliar se os gerentes de segurança conseguem detectar e responder a ataques com êxito.

Como realizar o pentesting?

Existem vários tipos de pentestes, classificados de acordo com o tipo de informação que você tem sobre o sistema. Com o whitebox pentests, tudo é conhecido sobre um sistema, aplicativo ou arquitetura, e com o blackbox pentesting não há informações sobre o destino. Tenha em mente que este tipo de classificação é uma necessidade prática, pois muitas vezes as condições de teste são baseadas nos critérios do cliente.

Uma vez que este ponto tenha sido abordado, é necessário escolher entre diferentes métodos de pentesting. A escolha será determinada pelas características do sistema ou até mesmo de acordo com os requisitos externos da empresa, em qualquer caso, os métodos disponíveis incluem ISSAF, PCI, PTF, PTES, OWASP e OSSTMM, entre outros. Os detalhes desses métodos são extensos, mas um conhecimento profundo deles é uma necessidade ao implementá-los.

Qual método escolher?

De acordo com alguns especialistas, dois bons tipos de pentesting são PTES e OWASP, devido à maneira como esses métodos são estruturados. Em suas palavras, o Padrão de Execução de Testes de Penetração ou PTES “além de ser adotado por diversos profissionais especialistas em segurança da informação, já é um modelo a ser seguido nos manuais de treinamento para estruturas de pentesting como o Metasploit do Rapid7”.

Por outro lado, o Manual de Metodologia de Testes de Segurança de Código Aberto(OSSTMM), agora se tornou um padrão. Embora seus testes não sejam particularmente inovadores, é uma das primeiras abordagens para uma estrutura universal do conceito de segurança.

Hoje, tornou-se um ponto de referência para organizações que desejam desenvolver pentesting de qualidade, organizado e eficiente, algo que também se aplica às empresas.

Alternativamente, a Estrutura de Avaliação de Segurança de Sistemas de Informação(ISSAF) organiza dados em torno do que foi chamado de ‘critérios de avaliação’, cada um dos quais foi elaborado e revisado por especialistas em cada área de aplicação de segurança. O Padrão de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento (PCI DSS) foi desenvolvido por um comitê composto pelas principais empresas de cartões de crédito e débito e serve como um guia para organizações que processam, armazenam e transmitem dados de titulares de cartão. Foi sob este padrão que a PCI pentesting foi projetado.

O número de métodos e estruturas é extenso e variado. A escolha entre eles, conforme mencionado, dependerá do entendimento das necessidades da sua empresa e do conhecimento dos padrões de segurança exigidos. Mas ao fazê-lo corretamente, você estará protegendo seus sistemas com muito mais eficiência, sabendo antecipadamente onde e como eles podem falhar, uma Informação de extrema importância para manter seu negócio seguro.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *