Não baixe seu histórico do Facebook

Ajude um amigo, compartilhe:

O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) dá aos cidadãos da UE maior controle sobre as informações pessoais coletadas pelas empresas. O GDPR também nos dá o direito de solicitar uma cópia desses dados, ajudando-nos a ficar informados sobre o que eles sabem e como eles o processam.

Como resultado, o Facebook revelou recentemente um novo recurso que permite aos usuários fazer o download de todas as suas informações. Naturalmente, muitas pessoas estão muito interessadas no que o Facebook “conhece”, e agora há dezenas de artigos escritos por jornalistas sobre suas descobertas chocantes.

Toda essa empolgação pode deixar você curioso para saber o que está em sua conta. Talvez até tente descobrir o que o Facebook está fazendo com essa informação. Mas isso pode ser uma má ideia.

question - DT Network

O que está lá?

Os relatórios de pessoas que baixaram seus dados do Facebook variam, principalmente porque há muita informação para ler. No nível mais básico, o seu download mostra todas as interações que você já teve com o Facebook – através de seu site e aplicativo.

Entre as informações que você pode esperar ver estão:

  • Seus contatos e seus números de telefone (enviados automaticamente do seu smartphone quando você instalou o aplicativo).
  • Hora, data e informações de localização para cada vez que você abrir o aplicativo do Facebook.
  • Uma lista das empresas e marcas com as quais você interagiu – e que também possuem seus detalhes de contato.

cloud download - DT Network

Por que você não deve se preocupar em baixar seu histórico do Facebook

Suas informações históricas de uso do Facebook são muito interessantes – para a primeira hora. Você perceberá rapidamente que a maioria dessas informações está disponível em sua linha do tempo de qualquer maneira.

O problema é que esses arquivos exportados do Facebook são incrivelmente valiosos para chantagistas, ladrões e fraudadores. Se eles podem roubar esses arquivos, eles podem começar a usar suas informações para construir uma identidade falsa, extorquir seus amigos do Facebook ou vender esses dados para outros hackers e criminosos.

O que quer que você pense sobre as atividades de processamento de dados do Facebook, não há dúvida de que eles usam sistemas de segurança de ponta para proteger suas informações. Sistemas de nível empresarial que são muito melhores que os seus.

Depois de exportar seus dados do Facebook, você aumenta drasticamente o risco de ser vítima de um criminoso. Se o seu computador está comprometido, hackers vai encontrar os arquivos – e eles vão usá-los contra você.

lock - DT Network

Como se proteger se você baixar seus dados do Facebook

A melhor maneira de se proteger contra esses roubos é não baixar seus dados do Facebook. Se você realmente não pode resistir ao impulso, você deve tomar algumas medidas para se proteger:

  1. Assegure-se de ter um sistema de segurança confiável e respeitável, como o Panda Security Endpoint Protection. Isso será capaz de detectar e bloquear tentativas de hackers invadirem seu computador. Saiba mais aqui .
  2. Exclua o arquivo assim que terminar. Quanto mais tempo você mantiver a exportação de dados do Facebook, maior o risco de ser encontrado e roubado. Excluindo o arquivo imediatamente, esse perigo diminui. E não se esqueça, você sempre pode solicitar outro download do Facebook, se você precisar verificá-lo novamente mais tarde.

Essas duas dicas ajudarão a melhorar a segurança, mas a única maneira de permanecer realmente seguro é não fazer o download do seu histórico do Facebook em primeiro lugar.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *