Hotspot Mikrotik: saiba o que é preciso para oferecer Wi-Fi de forma profissional

Para fornecer um ponto de acesso Wi-Fi aberto é preciso, antes de mais nada, conferir quais são os melhores equipamentos e fornecedores do mercado. Um hotspot Mikrotik para oferecer Wi-Fi profissional pode ser a solução ideal para o seu negócio. 

Mikrotik é uma marca de equipamentos voltados à conexão sem fio, e ela é considerada confiável e compatível com os principais sistemas de hotspots disponíveis no mercado. 

Resta saber, portanto, se a sua necessidade será suprida com ela. Por isso preparamos este artigo, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre como oferecer Wi-Fi profissional com um hotspot Mikrotik. Boa leitura! 

Hotspot Mikrotik

O que é Hotspot no Mikrotik?

Para saber tudo sobre o tema, iremos detalhar todas as informações sobre hotspot mikrotik para você não perder nada. Começando com o básico. Por exemplo, o que é um hotspot? 

Um Hotspot é um ponto de acesso à internet gratuita, geralmente disponível para login dos usuários em locais públicos muito movimentados. Como por exemplo: 

  • supermercados;
  • hospitais e demais unidades de saúde;
  • bares e restaurantes;
  • aeroportos;
  • shoppings centers;
  • praças e parques, entre outros lugares. 

Esse tipo de acesso à internet por meio de um hotspot, se dá através de variados meios, uma vez que, ao escolher o sistema, é possível personalizar o tipo de autenticação. Ou seja, o usuário poderá fazê-lo através de: 

  • nome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • credenciais da rede social favorita.

Há várias maneiras de garantir o acesso à internet pelo usuário e o que é melhor: com essas informações não é necessário o uso de senhas. Muito menos o compartilhamento. Isso garante maior segurança e conforto a todos, principalmente ao seu cliente que pode navegar com tranquilidade. 

Além disso, a geração de senhas novas pode fazer com que seu cliente deixe de utilizar a rede. Afinal, a chance dele esquecer a senha na próxima visita é grande. Portanto, utilizar de maneiras mais fáceis possíveis para este acesso é garantir uma boa experiência do usuário. 

Agora, um Hotspot no Mikrotik, nada mais é do que utilizar a solução do acesso à internet móvel, através do equipamento da marca europeia. Uma das mais conceituadas no mundo, uma das ideias para montar um Wi-Fi profissional. 

Agora que você sabe o que é Hotspot Mikrotik, vamos falar sobre as vantagens de utilizar um equipamento dessa qualidade. Acompanhe.  

Hotspot Mikrotik

Quais as vantagens de utilizar um Hotspot Mikrotik? 

Primeiro de tudo, é importante salientar que não é qualquer aparelho que possui a tecnologia necessária para poder oferecer um Wi-Fi profissional. É por isso que estamos falando do Mikrotik neste artigo. 

Este equipamento é capaz de fornecer a estabilidade necessária, além da qualidade de sinal pertinente ao serviço que prestará. Assim, ele suprirá  a necessidade de sua rede profissional. Além disso, há outros benefícios de utilizar esse aparelho. São eles: 

  • esse equipamento possui um sistema operacional eficiente;
  • o Mikrotik é fácil de gerenciar;
  • é versátil em muitos aspectos;
  • ele é vendido a um preço acessível, o que lhe confere um ótimo custo-benefício;
  • os usuários do Mikrotik se organizaram e agora contam com uma ampla comunidade online. Isso facilita muito quando precisar de alguma configuração diferente ou alguma dúvida que possa aparecer durante o uso; 
  • e o melhor: o Mikrotik é compatível com as melhores marcas de hotspots disponíveis no mercado. 

Dentre essas marcas de Hotspot, você pode contar com a solução da DT Network. Através de nossos serviços você poderá contar com suporte de profissionais qualificados, além de uma gama de sistemas de gestão de redes para poder implementar o seu Wi-Fi profissional de maneira tranquila e com segurança.

Hotspot Mikrotik

Como escolher o equipamento certo? 

Até agora vimos o que é Hotspot no Mikrotik, o que é hotspot em si, além de conhecer também as vantagens e os benefícios de contar com um aparelho da marca para oferecer um Wi-Fi profissional de qualidade.

A partir daqui, vamos te ajudar a como escolher o equipamento certo para oferecer um Wi-Fi profissional. Afinal, não existe somente o Mikrotik no mercado de fabricantes de equipamentos de Wi-Fi. 

Na verdade, o que não falta são opções de marcas. Porém, cada uma oferece uma particularidade. Então, é preciso estar atento e é essencial realizar uma análise que leve em consideração os seguintes fatores: 

  • estabilidade;
  • qualidade do sinal;
  • alcance do sinal;
  • custo benefício;
  • suporte.

Após essa análise, é preciso fazer uma de outro tipo. Isto é, pesquisar e avaliar os seus objetivos e os da sua companhia, bem como os objetivos dos seus clientes, para poder oferecer um Wi-Fi profissional de qualidade para eles. Assim, essa avaliação deve ser no seguinte sentido: 

  1. O tamanho do seu negócio: aqui você analisará o tamanho do seu estabelecimento a fim de determinar quantas pessoas estarão conectadas ao mesmo tempo. 
  2. Ao definir o tamanho do seu negócio no passo acima, você poderá entender a abrangência do sinal que será necessário para suprir essa demanda.
  3. Após o segundo passo feito, você conseguirá determinar também se precisará de mais de um ponto de acesso. Isto é, de mais de um hotspot. 
  4. Ainda, nesta avaliação do seu negócio, você deverá levar em consideração se o ambiente que terá Wi-Fi é aberto ou fechado e ainda, livre de interferências. 

Após concluídas essas etapas de avaliação, você pode definir o tipo de aparelho que atenderá a sua demanda de forma ideal. 

Por exemplo, há modelos da própria Mikrotik, que é a nossa recomendação de marca, que possuem uma abrangência de sinal de cerca de 50 metros, suportando até 50 pessoas conectadas simultaneamente. 

Em outras palavras, esse equipamento é ideal para bares e restaurantes, por exemplo. Assim como salas de espera de clínicas e consultórios. 

Agora, há aparelhos no mercado com suporte de sinal para mais de 500 conexões simultaneamente. Portanto, ideal para grandes espaços como universidades, hospitais, parques e até eventos. 

Então, depois de te contar tudo sobre o universo do Hotspot no Mikrotik, esperamos que este artigo te ajude na escolha de um bom equipamento e fornecedor para que você possa oferecer um Wi-Fi profissional de qualidade para os seus clientes. Para mais conteúdos como esse, confira nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.