Evite sites maliciosos aprendendo a navegar com segurança

Ajude um amigo, compartilhe:

Aprender a navegar na Internet com segurança é uma habilidade vital para qualquer usuário da web. Os golpistas estão continuamente desenvolvendo novas formas de tentar roubar seu dinheiro, seus dados ou até mesmo sua identidade.

Então, como você se mantém seguro online?

computer - DT Network

  1. Não clique em links

Criminosos adoram enviar links falsos para vítimas inocentes por e-mail. Você já recebeu um e-mail do seu banco que não parece certo? Se você clicar no link, você será direcionado para um site que se parece com o do seu banco – mas é executado por golpistas, projetado para não fazer nada além de roubar seu nome de usuário e senha.

Não são apenas e-mails “bancários”. Sites de namoro, sites de redes sociais ou sites de compras – golpistas usarão qualquer coisa para você clicar.

Como você protege contra o redirecionamento para um site falso? Não clique no link. Você pode digitar o endereço da web correto em seu navegador. Ao fazer login na sua conta, você pode verificar se seu banco realmente tentou entrar em contato com você.

  1. Não visite sites de alto risco

Sites de jogos, conteúdo adulto e software ilegal são populares entre os hackers porque facilitam a disseminação de malware. Visitar sites nessas categorias de alto risco coloca você em maior risco de ser vítima de vírus de computador.

  1. Verifique a segurança do site

Ao visitar um novo site de compras pela primeira vez, você deve prestar muita atenção à sua segurança. Felizmente, isso é muito mais simples do que parece.

Ao clicar no checkout, login ou cadastro, dê uma olhada na barra de endereços do navegador. O endereço começa com https? Existe um pequeno ícone de cadeado? Se a resposta for sim, todo o tráfego entre o seu computador e o site é criptografado para que ninguém possa roubar seus dados.

Infelizmente esta provisão de segurança pode ser comprometida. Os hackers podem comprar certificados SSL para o seu site para dificultar a detecção de uma falsificação. Para verificar a confiabilidade do site, clique no ícone do cadeado e examine os detalhes do certificado. Se o tipo de certificado estiver listado como “validação estendida”, você sabe que o site pertence à empresa e é totalmente legítimo.

  1. Escolha anti-malware com proteção de verificação de URL

Um bom pacote anti-malware faz muito mais do que “apenas” remover infecções por vírus do seu computador. O Panda Dome oferece um filtro de conteúdo incorporado para bloquear automaticamente o acesso a sites arriscados, por exemplo.

O sistema verifica todos os links nos quais você clica. Se o site vinculado é conhecido por conter malware, o Panda fornece acesso aos blocos automaticamente. Essa verificação automatizada adiciona outra camada de proteção – e você não precisa fazer nada extra a si mesmo.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *