Consultoria em Tecnologia: 4 pontos importantes

Uma consultoria em tecnologia pode ajudar as empresa e seus cliente a acelerar o crescimento, cortar custos, mitigar riscos, atrair e desenvolver talentos e otimizar processos importantes.

A tecnologia está evoluindo continuamente e rápido, e não mostra sinais de desaceleração. Esses avanços tecnológicos mostram que, para as empresas, existe maneiras de melhorar constantemente. Ao aproveitar com sucesso as novas tecnologias alinhadas aos seus negócios e capacidades operacionais, você provavelmente conseguirá ficar à frente no seu ramo. Da mesma forma que, se você não prestar atenção, corre o risco de ser deixado para trás.

A tecnologia se tornou um componente crítico para o sucesso empresarial. Devido ao seu rápido crescimento e expansão em praticamente todos os setores, é mais importante do que nunca que as empresas entendam como aproveitar as várias tecnologias que existem hoje.

Para te ajudar a descobrir qual o melhor caminho para a sua empresa, fizemos esse guia com 4 pontos essenciais.

consultoria em tecnologia

O que é consultoria em tecnologia?

Consultoria em tecnologia é o processo de assessorar as empresas sobre a melhor forma de usar a tecnologia e o software para beneficiar seus negócios. Pode referir-se ao design e desenvolvimento, implementação ou gerenciamento de novas tecnologias.

Como você provavelmente já percebeu, a função de um consultor de tecnologia é ajudar seus clientes a usarem melhor a tecnologia. Na maioria das vezes, os métodos por trás da consultoria de tecnologia ajudam as empresas:

  • Melhorar os processos de negócios que ocorrem;
  • Reduzir os custos da empresa;
  • Maximizar quaisquer oportunidades de tecnologia.

Hoje, consultoria significa muito mais. Ele desempenha um papel importante na estratégia digital ou na mudança tecnológica. Como está evoluindo tão rapidamente, a consultoria em tecnologia está se tornando essencial para ajudar as empresas a crescerem.

consultoria em tecnologia

O que um consultor de tecnologia faz?

Consultores de tecnologia são contratados para fazer muitas coisas hoje em dia. Isso pode incluir desenvolvimento de software personalizado, planejamento de infraestrutura, análise de segurança e avaliação de risco da empresa. Os consultores de tecnologia também podem aconselhar sobre os lados estratégicos ou financeiros da tecnologia e do software, como por exemplo, como investir em sistemas de baixo custo ou como integrar novo software em vários departamentos.

Os consultores de tecnologia podem ser solicitados a resolver uma variedade de problemas de negócios com tecnologia, como os riscos de segurança, problemas de escala ou alta rotatividade de funcionários. Independentemente do problema que estão resolvendo ou da solução que estão propondo, os consultores de tecnologia costumam trabalhar com os tomadores de decisão, os executivos, líderes e gerentes seniores de uma empresa.

consultoria em tecnologia

Reduzindo os custos de uma empresa

A redução de custos é perseguida pelos proprietários de negócios de forma agressiva. No entanto, você também deve deixar claro que sua redução de custos precisa permanecer sustentável, sem comprometer a qualidade de seus produtos ou serviços. Os consultores de tecnologia fornecem conselhos e soluções sólidas que visam a redução de custos sem que sacrifique nenhuma área do seu negócio.

Um desses métodos é por meio da automação. Consultores técnicos fornecem soluções que ajudam seus funcionários a gastar menos tempo em tarefas que podem ser automatizadas. O trabalho que antes era feito por horas pode ser reduzido a uma fração desse tempo, o que significa que você precisará de menos mão de obra para fazer certas tarefas. Além disso, reduz a chance de erro humano, o que significa menos recursos em risco.

Os consultores técnicos também fornecem uma abordagem sistemática para o gerenciamento de recursos. Existem várias ferramentas e softwares que podem ser utilizados para melhorar o gerenciamento de tarefas, alocação de recursos, auditoria e relatórios.

Além disso, um consultor de tecnologia também fornece conselho sobre seus investimentos relacionados à tecnologia, como sua infraestrutura de TI e introdução de novos sistemas. Uma quantia considerável que você gasta em manutenção e reparo de seus investimentos existentes em tecnologia também pode ser reduzida drasticamente.

consultoria em tecnologia

Usando a tecnologia ao máximo

Os consultores de tecnologia têm o objetivo principal de ajudar os clientes a maximizar o uso da tecnologia em seus negócios. Os consultores alavancam o uso da tecnologia para trazer uma vantagem competitiva para o seu negócio e garantir que o seu investimento seja totalmente utilizado.

Por meio deles, seus recursos disponíveis são maximizados, fornecendo sugestões sobre seu melhor uso e melhores práticas.

No entanto, a maneira mais eficaz do consultor de tecnologia maximizar o uso de sua tecnologia é treinando sua força de trabalho sobre como usá-la da melhor forma.
Ao treinar seus funcionários, seu investimento pode ser utilizado em toda a sua extensão.

consultoria em tecnologia

Desenvolva seus negócios com a experiência

Conforme o mundo da tecnologia cresce e evolui, sua empresa deve estar preparada para se adaptar às novas demandas. Hoje, o uso correto das tecnologias certas se torna a base para o crescimento de seus negócios.

Para ser mais aprofundado, veja como um consultor tecnológico pode ajudá-lo a expandir seus negócios com sua experiência:

  1. Infraestrutura de TI – suas tecnologias, como servidores, computadores, roteadores, switches, etc., são a base para o crescimento de sua empresa, portanto, precisam ser atualizadas e mantidas regularmente. Ter uma tecnologia mal estruturada e desatualizada significa que você terá baixa produtividade e correrá os riscos do ponto de vista da segurança cibernética.
  2. Backup e recuperação de desastresapós uma interrupção, sua empresa precisa continuar suas operações da maneira mais tranquila e rápida possível. Ter um especialista cuidando de sua empresa significa que você minimizará o tempo e os recursos perdidos após a ocorrência de incidentes de TI. Além disso, isso também permite que você opere o essencial para manter seu negócio funcionando no caso de ocorrer um desastre.
  3. Produtividade comercial e comunicações – embora você não precise de cada software disponível, ter um consultor de tecnologia em sua empresa significa que você está informado sobre as ferramentas produtivas e atualizadas. Software e hardware antigos não apenas aumentam o custo de manutenção, mas também afetam a taxa de eficiência. Se você deseja que seu negócio prospere, sua equipe também deve trabalhar com as melhores ferramentas.
  4. Transformação digital – os consultores técnicos têm a experiência necessária para identificar quais ferramentas e processos ajudarão seu negócio a crescer. Ter as ferramentas digitais certas garante uma vantagem competitiva no mercado.

Os consultores em tecnologia ajudam sua empresa transformando a maneira como você usa a tecnologia. Embora possa começar como uma orientação para processos de negócios, reduções de custos e maximização do uso de tecnologia, ele se expandirá ainda mais para outros aspectos de seu negócio que ajudam a acelerar seu crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.