Segurança digital: 4 dicas para sua empresa

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A segurança digital é fundamental para uma empresa crescer usando os canais on-line. Quer saber como garanti-la? Confira 4 dicas neste conteúdo!

Atualmente empresas e clientes utilizam os meios digitais para as mais diversas finalidades, principalmente a internet.

Uma pessoa, com seu smartphone, costuma colocar senhas para em caso de perda não ter seus dados roubados, certo? Pois bem, essa é só uma demonstração simples de como é importante ter segurança.

Com empresas a situação já é um pouco mais complexa, uma vez que softwares e sites possuem inúmeras informações confidenciais.

Diante disso, negócios dos mais variados segmentos, especialmente os que dependem quase que 100% da internet, se depararam com a necessidade de aumentar sua segurança para não sofrer ataques virtuais.

Os chamados “haters” têm crescido muito em ambientes digitais e bancos mundialmente famosos e até a poderosa CIA, serviço de inteligência dos Estados Unidos já sofreu com eles.

Você pode estar se perguntando, “mas se até quem manda no mundo inteiro já sofreu com invasão digital, como minha empresa vai escapar?” Calma! Existem medidas que podem ser adotadas a fim de protegê-la!

Quer saber quais são? Continue a leitura deste conteúdo com 4 dicas de segurança digital para a sua empresa!

Segurança digital

1 – Use a nuvem

A nuvem já salvou a vida de muita gente, literalmente!

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que guarda dados on-line por meio de um servidor que pode ser acessado a qualquer momento e é muito seguro!

Com a nuvem você consegue armazenar arquivos, documentos e demais informações sem precisar de um pen-drive ou qualquer coisa do tipo.

Microsoft, Google e Apple são algumas das empresas que possuem servidores com milhares de informações armazenadas, seguras e disponíveis a qualquer momento.

Segurança digital

2 – Backups

O servidor parou, e agora? Todas as informações serão perdidas? A resposta é: não se sua empresa tiver políticas de backup!

Basicamente, o backup serve para minimizar falhas e evitar que dados importantes da empresa sejam perdidos.

Por exemplo, uma empresa de convênio odontológico empresarial que possui milhares de clientes e consequentemente dados sobre eles, precisa garantir que eles não sejam perdidos durante uma eventual falha de armazenamento ou queda do servidor.

Os backups criam cópias com salvamento automático de arquivos e documentos que sejam de suma importância ao negócio. Assim, essa empresa de plano dental empresarial não perde vendas, por exemplo.

Segurança digital

3 – Controle de acesso

Quantos computadores têm acesso à sua rede? Caso não saiba, procure manter esse controle o mais rápido possível!

Uma conta invadida pode trazer grandes prejuízos não só para o setor em questão, como para a empresa inteira, uma vez que os dados de acesso não estão controlados.

Por isso, uma dica útil é conhecer exatamente a rotina de cada área da empresa, do que ela necessita para trabalhar e criar um controle de acesso individual com senhas fortes.

Dessa forma, as chances de invasão no sistema são minimizadas e, caso aconteçam, têm impacto menor no funcionamento da empresa.

Segurança digital

4 – Infraestrutura do TI

A infraestrutura do TI deve ser elaborada visando o monitoramento em tempo real à segurança digital da empresa a fim de evitar perdas e invasões de dados (como no exemplo da empresa de plano odontológico pessoa jurídica).

Diferente do que se pensa, o monitoramento deve ser feito tanto para conexões de rede como para os sistemas internos. Assim, é possível estudar o comportamento dos usuários da rede e identificar e evitar ameaças e ataques digitais.

A Tecnologia da Informação deve ser usada com o propósito de bloquear conexões não seguras de maneira automática, protegendo assim os dados importantes da empresa e seus principais benefícios são:

  • Segurança de informações privadas;
  • Otimização de processos;
  • Monitoramento e controle dos canais;
  • Minimização de erros;
  • Proteção off e on-line.
Segurança digital

Conclusão

Com o avanço da tecnologia é natural que empresas caminhem mais para o uso de ferramentas como softwares, internet e demais canais on-line, o que é ótimo, porém a segurança não pode ser esquecida.

Por isso neste conteúdo você descobriu qual a importância da segurança digital, como usá-la a favor do crescimento da sua empresa e dicas para desenvolvê-la!

Vale lembrar também que apesar do exemplo com a empresa de plano empresarial odontológico, segurança digital é aplicável e recomendada a qualquer negócio que use a tecnologia como apoio à gestão.

Por fim, segurança digital é uma maneira de minimizar erros e manter sua empresa sempre em crescimento. Nunca deixe de investir nela.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.