O que é Ransomware As A Service (RaaS)? 4 Dicas

Ajude um amigo, compartilhe:

Em 2020 o ransomware continua sendo uma das ameaças que mais geraram prejuízos no mundo digital.

Antes de falarmos sobre o Ransomware As A Service (RaaS), se você ainda não sabe o que é Ransomware, confira nesse link nosso artigo.

Hoje os ataques já geraram prejuízos que estão na casa de bilhões de dólares em prejuízo. Nos últimos anos houve um aumento nos ataques, em uma pesquisa foi apontado que a causa pode ser devido ao Raas (Ransomware Como Serviço).

O que é Ransomware As A Service RaaS
Ransomware As A Service

Mas o que é o Ransonware As A Service (RaaS)?

Podemos dizer que o Ransomware As A Service é uma modelo de comercialização como uma aluguel do malware Ransomware, mesmo quem não é um expert nisso, pode simplesmente contratar na dark web e iniciar os ataques!

Ele é vendido como um serviço e disponibilizado na nuvem, o que dá mobilidade ao “hacker” par agir, como, quando e aonde quiser.

Como já mencionado em outros artigos ele segue explorando as mesmas brechas que o ransomware comum, onde obtém a maior parte do sucesso nos ataques, através de portas e acessos remotos inseguros, como um home office sem qualquer meio de segurança, é um alvo fácil para ser atacado.

Os ataques do Ransomware As A Service ainda exploram funcionários que sem orientações podem ser uma presa fácil, utilizam mensagens, como e-mail, informando falsos cupons de desconto entre outros benefícios, que fazem com o que o usuário clique e siga os passos solicitados, baixe um arquivo e o execute por exemplo, é aí que o ataque começa.

Os ataques do Ransomware As A Service geralmente são direcionadas contra empresas e organizações governamentais, mesmo assim você deve proteger seu negócio contra ele.

Essa mudança em direção a alvos de ransomware maiores e mais lucrativos é conhecida como Big Game Hunting (BGH). Alguns dos ataques de BGH deste ano até agora incluem Communications & Power Industries (CPI), com sede na Califórnia, um empreiteiro de defesa, que recebeu um resgate de $500.000 em janeiro. A gigante de serviços jurídicos Epiq Global foi atingida em fevereiro, seguida pela Visser, fabricante de peças para Tesla e SpaceX. Mais recentemente, A Cognizant foi atingida por um ataque do Maze Ransomware em meados de abril.

Durante a pandemia houve uma grande demanda de necessidade de trabalho remoto, muitas empresas não estavam preparadas, as vulnerabilidades aumentaram em 51% em 2020 e os ataques tiverem um aumento de 72%.

Como vimos o Ransomware As A Service é um malware que uma pessoa pode “contratar” e ganhar dinheiro com isso, atacando empresas, infelizmente é exatamente isso, e como dito anteriormente, não precisa ser um hacker experiente para fazer o uso do RaaS.

O que é Ransomware As A Service RaaS
Ransomware As A Service

👋 Hey Visitante!

e-book LGPD e WiFi

Garanta o seu e-Book Gratuito ✅

Tudo sobre LGPD e Marco Civil da Internet para você que oferece Wi-Fi para Clientes!✅

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.

Como você pode proteger a sua empresa contra o RaaS (Ransomware As A Service)?

Assim como o ransomware, você deve estar preparado para o pior, economizar em segurança digital é um erro que pode custar muito caro, como uma parada parcial, completa do seu negócio ou até a falência do mesmo.

Invista em:

  • Backup – O Backup não é uma solução que vai prevenir um ataque, mas ele será a última saída e em um caso crítico que a prevenção não conseguiu agir a tempo, o backup entra em jogo, afinal, antes ter uma parada no negócio até que tudo seja restaurado, do que perder tudo.
  • Firewall UTM – Ele vai trabalhar na prevenção, evitando acessos indevidos e protege a rede como um todo, ele é que sabe tudo que entra e sai da rede da empresa, todo o controle de acessos à sites está nas mãos dele, a sigla UTM (unified threat management) que em português significa, gerenciamento centralizado de ameaças, é uma solução completa com diversas funções, de equipamentos diversos, utilizados na segurança da informação.
  • Proteção contra malwares e antivírus (Endpoints) – O uso de um antivírus corporativo faz toda a diferença para a proteção do seu negócio, pois é ele que monitora, realiza bloqueios e elimina qualquer tipo de malware, tentativas de ataques e vírus de origem que não passa pelo firewall ou mesmo que ele não consegue filtrar por algum motivo, é uma camada de proteção a mais para servidores e estações de trabalho.
  • Conscientizar e treinar sua equipe – De nada adianta ter as melhores soluções de segurança, investir muito dinheiro em segurança, se na verdade quem está contribuindo para isso é os próprios usuários, ou seja os colaboradores e até diretores dentro da empresa, sem uma utilização consciente tudo pode estar perdido, os incidentes vão acontecer a todo momento.

Você quer saber como proteger o seu negócio contra esse malware?

Clique no botão abaixo e confira nosso e-Book, totalmente gratuito!

Você já conhecia esse tipo de ransomware? comente abaixo e participe conosco!

Veja nosso vídeo em que falamos sobre as 6 formas de se proteger contra esse Malware!

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *