O que é CDN (Content Delivery Network) ? Porque ele é essencial para seu site?

Ajude um amigo, compartilhe:

Hospedagem de sites e a aplicações fora de nosso País ou mesmo em regiões muito distantes podem ser um dos motivos de e-commerce não ter altas taxas de conversão, poucos acessos a seu site, ou mesmo usuários que ao acessar seu site desistem pelo tempo do carregamento. Empresas grandes investem muito em tecnologias de todas formas para otimização de sites entre outras plataformas, uma delas é a CDN.

pagespeed - DT NetworkMas o que é CDN?

Uma CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de informação que fornece conteúdo com uma velocidade muita maior para uma muitos usuários, o conteúdo se distribui em vários servidores, com isso o conteúdo é duplicado e entregue pelo servidor mais próximo do cliente, seja em um país ou estado por exemplo.

E não para por aí, além de melhor a entrega do conteúdo, com maior velocidade, algumas oferecem maior segurança com Firewall, certificados SSL entre outros recursos mais avançados como proteção DDOS, outro benefício é o SEO, sites mais rápidos são preferíveis pelos usuários, afinal ninguém gosta de esperar.

Também é utilizado para evitar gastos de largura de banda desnecessários, otimizando a velocidade de acesso aos conteúdos. Imagine quando ocorre atualizações do Microsoft Windows e o servidor onde essa atualização encontra-se em Chicago, se torna muito mais rápido e econômico essa atualização ocorrer de um servidor mais próximo do usuário que esteja no Brasil por exemplo, deve utilizar um CDN hospedado no Brasil, usuários do Japão, se torna mais eficaz utilizar um CDN no Japão.

CDN

Utilizada por diversas empresas pelo mundo, a CDN na maioria das vezes faz a distribuição de conteúdo como é o caso da Apple e Netflix que utiliza a rede de distribuição para disponibilizar o acesso mais rápido aos usuários de todo o conteúdo.

As Redes de Distribuição de Conteúdos em sua grande maioria são comerciais e pertencem a empresas conhecidas globalmente em vários países como é o caso da Amazon, CloudFlare CacheFly, PEER 1, Microsoft Azure CDN, etc. Algumas empresas utilizam também tecnologia P2P nas suas CDN como é o caso da AT&T e Internap. Existem no entanto CDNs gratuitas, como é o caso da CoralCDN e da FreeCast.

Mas qual é a melhor ou mais recomendada?

Utilizamos e recomendamos a CDN do Microsoft Azure, veja os principais diferenciais abaixo:

02 delivery - DT Network

Entrega global e aceleração de qualquer conteúdo para qualquer dispositivo

Assegurar uma experiência de usuários consistente é importante. Se seus sites ou aplicativos móveis envolverem streaming de mídia, software de jogos, atualizações de firmware (Smart TVs, aparelhos eletrônicos de consumo) ou pontos de extremidade de IoT (carros, sensores), então a Rede de Distribuição de Conteúdo do Azure o ajudará a reduzir o tempo de carregamento, economizar largura de banda e aumentar a capacidade de resposta.

03 apis - DT Network

APIs para compilar rapidamente aplicativos globais

As APIs e as ferramentas de desenvolvedor fornecem desempenho, confiabilidade e segurança necessários para compilar aplicativos globais. O acesso programático dá aos usuários flexibilidade para otimizar recursos para fornecer os mais altos níveis de disponibilidade e desempenho.

01 providers - DT Network

Múltiplos provedores para suas necessidades de entrega de conteúdo

A Rede de Distribuição de Conteúdo oferece escolhas do Akamai e Verizon. Os clientes podem selecionar a rede de distribuição de conteúdo correta com base em suas necessidades, regiões nas quais operam, bem como podem balancear carga em redes de distribuição de conteúdo.

04 accelerated - DT Network

Desempenho de conteúdos e aplicativos acelerado

Velocidade é importante. A Rede de Distribuição de Conteúdo envia áudio, vídeo, aplicativos, imagens e outros arquivos aos clientes de maneira mais rápida e confiável, movendo o conteúdo para mais perto de seus usuários, fornecendo a eles uma experiência aprimorada.

05 security - DT Network

Segurança robusta

A Rede de Distribuição de Conteúdo ajuda a manter sua funcionalidade ao identificar, absorver e bloquear ameaças à segurança para absorver ataques de DDoS (negação de serviço distribuído). A Rede de Distribuição de Conteúdo também inclui a certificação mais alta da FedRAMP JABs (Joint Authorization Board).

06 globe - DT Network

Apoiada por capacidade de armazenamento e computação massiva

Graças à sua escala global distribuída, a Rede de Distribuição de Conteúdo lida com picos de tráfego repentinos e cargas pesadas, como no início do lançamento de um grande produto ou de um evento esportivo global, sem a necessidade de novos custos com infraestrutura ou preocupações com a capacidade.

07 control - DT Network

Controle tão simples ou complexo quanto necessário

Um mecanismo de distribuição de conteúdo baseado em regras oferece controle granular de como e quando seu conteúdo é oferecido. Crie facilmente regras para aprimorar a segurança do conteúdo, reduzir a carga em seus servidores de origem ou fornecer respostas para dispositivos móveis com funcionalidades diferentes.

08 analytics - DT Network

Análise avançada e em tempo real

Obtenha mais detalhes de como seus usuários se envolvem com seu conteúdo. Obtenha insights sobre como seus ativos estão sendo armazenados em cache e entregues, e monitore seu tráfego em tempo real com uma análise granular.

Você já usa em sua empresa? Comente abaixo!

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *