Monitoramento de rede, é fundamental estar em dia

Ajude um amigo, compartilhe:

Nos dias atuais é extremamente importante fazer o monitoramento da rede de um empresa. Pois é por meio dela que se realiza a troca de informações entre os seus computadores e servidores. Por isso, é essencial que a equipe de TI faça um acompanhamento de perto, a fim de a rede sempre apresentar um bom desempenho.

Sem um monitoramento de rede adequado, a empresa pode ter problemas para verificar as informações necessárias para o planejamento de investimentos e a busca por novas tecnologias. Além disso, a tomada de decisão dos gestores fica comprometida.

20170202 tudo em cima copy - DT Network

No post de hoje vamos dar algumas razões para você fazer o monitoramento da rede de sua empresa.

1- Detecte falhas automaticamente no sistema

Quando você realiza o monitoramento os responsáveis são informados sobre as possíveis falhas no sistema ou quedas de performance possibilitando que a TI atue rapidamente para solucioná-los antes que isso ocorra.

Isso ajuda que a equipe se mantenha atualizada e em constante funcionamento dentro da sua empresa.

2- Identificando padrões anormais

Com o passar do tempo, a rede corporativa de uma empresa apresenta naturalmente alguns atrasos e falhas em sua rede. E, caso não seja realizado o seu monitoramento, alguns padrões de falhas podem passar totalmente despercebidos pelo responsável pela área de TI.

Por meio de um monitoramento profissional, é possível identificar os padrões de falhas e traçar planos, definindo ações de melhoria e para aumento do desempenho no tráfego de rede da empresa.

3- Programe a manutenção

Manutenções preventivas são fundamentais para a eliminação de inconsistências e gargalos na rede.

O uso de um sistema automatizado torna esse tipo de procedimento mais eficiente, permitindo a programação de manutenções fora do horário de expediente.

4- Redução e ajuste de custo

Um dos focos principais do profissional de TI é a redução de custos com a manutenção de sistema e da rede ao longo do tempo.

Algo que colabora para isso é a facilidade de antever possíveis ineficiências e erros provocados por desgastes. Desse modo, é possível trocar equipamentos antes que eles parem ou estraguem, além de prolongar o tempo de vida útil deles.

Assim como controlar e evitar que a rede atinja ou exceda o limite da sua capacidade, o que é capaz de acelerar desgastes.

5- O que deve ser monitorado?

  • Recursos (hardware/suprimentos)
  • Serviços
  • Aplicações
  • Equipamentos de rede
  • Segurança da informação
Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *