3 dicas de Gestão de risco em TI

A tecnologia da informação não é mais um departamento escondido, não é mais uma caixa preta e secreta e com pouco impacto nos assuntos do dia a dia de uma empresa, hoje já está tão envolvida em praticamente todos os setores dentro da empresa, pois o risco de perder suas informações são enormes e a alguma empresas prefere cuidar de seus dados, com isso fazer a gestão de risco em TI dentro de sua empresa se faz essencial.

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A tecnologia da informação não é mais um departamento escondido, não é mais uma caixa preta e secreta e com pouco impacto nos assuntos do dia a dia de uma empresa, hoje já está tão envolvida em praticamente todos os setores dentro da empresa, pois o risco de perder suas informações são enormes e a alguma empresas prefere cuidar de seus dados, com isso fazer a gestão de risco em TI dentro de sua empresa se faz essencial.

Você conhece Gestão de risco em TI e sabe o que é?

No post de hoje vamos te explicar e falar sobre 3 etapas importantes para gerenciar os riscos.

Gestão de risco em TI

Temos desafios na TI?

A tecnologia da informação está se enraizando em nossa realidade e em nossa cultura de negócio, afetando tudo o que fazemos, por conta disso é essencial falar sobre gerenciamento de riscos em TI.

O projeto de gerenciamento de riscos em TI oferece cenários diversos e lida com saídas rápidas para deixar a empresa preparada para qualquer risco, erro, ameaça que possa acontecer.

Gestão de risco em TI

Etapas para gestão de riscos de TI

O gerenciamento de riscos de TI é a forma como vão aplicar os métodos para gerenciar os riscos. Isto significa que vão avaliar os riscos que seu negócio pode ter em todos os processos, desde a operação mais simples até a mais elaborada.

1. Identifique o risco

Você não pode se preparar para um risco sem primeiro saber qual seria ele, onde e quando ele pode surgir. Portanto, com uma equipe de consultoria para descobrir e reconhecer quaisquer riscos, detalhando-os explicando como eles podem impactar o projeto e os resultados. Um método é usar um modelo de avaliação de risco de TI.

2. Analise o risco

Depois de identificar o risco, devemos analisá-lo e entender se é grande, pequeno ou mínimo em seu impacto. Além disso, qual seria o impacto para cada um dos riscos.

3. Avalie e classifique o risco

Depois de avaliar o impacto dos riscos e priorizá-los, podemos começar a desenvolver estratégias para controlá-los. Isso é feito entendendo o que o risco pode fazer em seu projeto, que é determinar a probabilidade de sua ocorrência e o tamanho de seu impacto.

Baixe nosso novo e-book Grátis!

Reduza Custos em Seu Negócio Utilizando Tecnologia!

Gestão de risco em ti

Melhores práticas para o gerenciamento de riscos de TI

Siga essas boas práticas de gerenciamento:

  1. Avalie o quanto antes e frequentemente: Sempre é bom começar a avaliar os seus riscos, caso você ainda não tenha um gerenciamento de riscos já considere começar. E Lembre-se de continuar sempre mantendo seu projeto atualizado, monitore sempre, pois nunca sabemos o que pode acontecer no dia de amanhã!
  2. Liderança no topo: Valorize a opinião de todos de sua equipe, são eles que lidam diariamente com as ferramentas e aplicações, uma boa liderança se constrói em acreditar na importância de reconhecer o risco.
  3. Comunicações: Ter um canal claro para comunicar os riscos em toda a organização é fundamental para identificar e responder de forma rápida e eficaz aos riscos.
  4. Políticas Fortes: Se ainda não existe um processo e plano para lidar com o risco, você sempre estará atrasado. Para isso que serve um gerenciamento de risco, é preciso entender a responsabilidade de todos em sua equipe e ter um plano de constância.
  5. Obtenha aprovações: em cada estágio de sua gestão de risco, faça com que as pessoas aprovem a estratégia, inclua a sua equipe, desta forma eles também estarão atentos as novas regras e politicas que a empresa venha ou precise ter.

Coletar riscos, atribuir a propriedade desses riscos e rastreá-los é crucial para qualquer estratégia de gerenciamento de riscos de TI.

Hoje a tecnologia da informação está tão integrada em tudo o que fazemos, ela afeta quase todos os aspectos de nossa vida e de nossos negócios, precisamos sempre estar atentos ao atual e perseguir as atualizações, principalmente as que fazem mais sentido para o seu negócio.

A TI afeta seus dados seja financeiro, dados de clientes, dados de colaboradores, enfim todos os registro que mantém e utiliza e quando falamos sobre gerenciamento de riscos de TI, estamos falando  e avaliando o todos os seus riscos, para que sua empresa funcione sem que você precise se preocupar em perder todas as suas informações.

Gestão de risco em TI

Quer entender um pouco mais sobre a gestão de risco em TI?

Primeiro identificamos quais podem ser os riscos que sua empresa possa vir a ter.

Após identificado, analisamos o risco:

  • Grande ou pequeno risco?
  • Pode ser um risco pequeno, mas com um grande impacto?
  • Pode ser um enorme risco, mas com um impacto mínimo?
  • Pode ser um risco pequeno, mas com um impacto mínimo?
  • Pode ser um enorme risco, mas com um grande impacto?

Essa avaliação acontece dentro de uma consultoria e depende de cada empresa, monitoramos e revisamos esses riscos constantemente.

O importante é saber a estratégia para a sua empresa e a estrutura que montará após tudo projetado para essa gestão de risco em TI, o projeto fica baseado no que você, empresário decide também, no que você quer evitar perder, fica baseado em seu ambiente de trabalho e no quanto está decidido a investir.

Proteja o seu negócio, invista em segurança e conte com um conjunto de serviços de alto nível técnico focados em soluções de TI para a sua empresa.

E aproveite as dicas deste post para aumentar a segurança da sua empresa.

Você quer saber mais sobre como economizar em seu negócio?
Baixe nosso e-book totalmente grátis e entenda melhor sobre como com poucas diferenças em seu dia a dia pode economizar muito mais!

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.