Como economizar utilizando Microsoft Azure?

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Ao utilizar qualquer provedor de serviços em nuvem, muitas vezes a má administração, não apenas técnica, mas sim a gestão de investimento pode se tornar um pesadelo. Nesse post vamos demonstrar de forma clara e simples como você pode economizar ao utilizar o Microsoft Azure como parceiro de nuvem em seu negócio.

Comece pelo básico

Microsoft Azure

Quando almejamos ter qualquer recurso em nuvem, seja um servidor inteiro, um sistema, ou aplicação, devemos analisar quais as dependências de cada sistema e sempre que possível escolher PaaS ou SaaS, assim você possui mais garantias de funcionamento por não ter de se preocupar com a infraestrutura como é o caso do IaaS.

Um erro muito comum ao migrar para nuvem!

Microsoft Azure

Muitos profissionais de TI quando não possuem experiência no assunto, acabam dimensionando o ambiente de forma incorreta, um exemplo disso é comparar o que o cliente possui em um ambiente local e simplesmente trazer isso para nuvem, como mencionado anteriormente, sempre que possível evite levar um servidor completo, existem diversas formas de utilizar uma plataforma pronta, como é o caso de banco de dados, você pode contratar somente o serviço de banco de dados, sem se preocupar em administrar a infra por trás disso, focando em seu negócio.

A dica aqui é, você pode escalar seu ambiente sempre que precisar, então, comece com uma configuração inferior e conforme a demanda você aumenta ela, isso vale para horários onde o acesso aos seus recursos é reduzido mas você não pode desligar seus servidores, falamos sobre isso nesse post mais pra frente.

Tenha um parceiro que entenda do assunto!

Microsoft Azure

É essencial que você possua um parceiro que conduza e administre seu ambiente em nuvem com facilidade e transparência, isso pode te ajudar muito a manter a economia e operação do seu negócio em dia de forma organizada e otimizada.

O dimensionamento do ambiente deve ser analisado bem como qual tecnologia vai atender a sua necessidade, as opções e investimento, podemos dizer que são ilimitadas, uma boa gestão garante sucesso e economia para seus projetos.

Utilize Tags!

Microsoft Azure

Um dos recursos que facilitam a organização de seus recursos em sua conta é utilizar as tags, como na imagem.

Elas permitem utilizar filtros em relatórios, assim você pode separar por exemplo por setor, e ter uma estimativa de custo de cada setor que fez a separação, por exemplo, o setor de marketing é responsável por 26% do investimento, o setor administrativo 50% e o comercial 24%, assim segmentando da forma mais granular possível, entendendo aonde é seu maior investimento e se o retorno condiz com o esperado.

Seu negócio não opera 24h? Desligue seus servidores!

Microsoft Azure

Sim, isso mesmo, você não entendeu errado, umas das grandes vantagens da computação em nuvem, que difere de VPS por exemplo é que você paga pelo uso, então se sua empresa está aberta das 8 às 18h e não há motivos para manter seu ambiente ativo fora desse horário, você pode automatizar o “ligar e desligar do seu ambiente” e economizar muito com isso, pagando apenas pelo armazenamento, afinal, quando você ligar seus servidores no outro dia você quer seus dados em seus devidos lugares certo?

Utilize o Forecast e tenha uma previsão de consumo!

Microsoft Azure

Quer ter uma estimativa de quanto vai investir no próximo mês? É simples, você pode ativar isso e ter uma visão clara (como na imagem abaixo) de como “as coisas estão indo” e não ter surpresas em seu caixa!

Para saber mais e conhecer o Gerenciamento de Custos do Azure, utilize o link da documentação oficial da Microsoft: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/cost-management-billing/costs/cost-mgt-best-practices.

Microsoft Azure

Use e abuse do Advisor Recommendations

No Azure você possui uma excelente ferramenta que fica em gerenciamento de custo, ela identifica recursos que estão com pouco uso comparado ao “tamanho”, dessa forma sugere uma otimização de recursos reduzindo esse recurso, que por exemplo pode ser uma máquina virtual que você dimensionou inicialmente para um projeto, mas ao migrar para nuvem teve seu uso abaixo do esperado ou mesmo não houve a necessidade da capacidade inicial escolhida. Na imagem abaixo você pode conferir uma recomendação de ação a ser realizada:

Microsoft Azure

Existem ainda diversas formas de você otimizar o uso do Microsoft Azure, como por exemplo configurar alertas, via e-mail, SMS quando seu uso chegar a determinado valor, ainda pode configurar ações automáticas que auxiliam a gerenciar seu custo, nesse post citei apenas um resumo do básico que você pode ter em seu negócio.

A grande vantagem competitiva de se utilizar nuvem dos maiores player’s do mercado, como AWS, GCP (Google) e Azure é a garantia de qualidade, segurança, disponibilidade e escala “ilimitada” que você obtém ao contratar seus serviços.

Baixe nosso novo e-book Grátis!

Reduza Custos em Seu Negócio Utilizando Tecnologia!

Na DT Network você conta com especialistas para qualquer demanda que possuir, seja consultoria, implantação ou suporte técnico, traga sua empresa para a nuvem com quem realmente entende do assunto e conduza seu negócio enquanto nós cuidamos da tecnologia dele.

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar nesse site você aceita nossa política de privacidade.