Antivírus e Firewall, os melhores amigos!

Ajude um amigo, compartilhe:

Atualmente, o mundo virtual encontra-se ameaçado pelos famosos e indesejáveis vírus. Para combater esse mal, temos dois grandes aliados, que entre eles, são os melhores amigos: O Antivírus e o Firewall.  O Antivírus é um programa que age em seu computador encontrando e removendo ameaças em potencial que podem invadir sua máquina e danificada ou roubar seus dados pessoais e profissionais.

Antivírus

De uma forma geral, cada  Antivírus contem um banco de dados que a cada atualização armazena mais e mais informações relacionadas aos novos e antigos vírus distribuídos na rede, formando uma lista de ameaças e seus comportamentos. Ao detectar o download de um arquivo o antivírus compara esse arquivo e seu comportamento com as informações contidas em seu banco de dados. Detectando assim a presença de ameaças em potencial, jogando-as na quarentena.

Quarentena

A quarentena funciona de rápida e fácil: O Antivírus analisa o computador a procura de possíveis ameaças, quando encontradas o seu antivírus não consegue dizer se esses arquivos são de fato vírus e qual o tipo de vírus  representam. Por esse motivo os arquivos serão colocado em quarentena deixando os mesmos isolados do restante dos documentos impedindo assim a contaminação da máquina.

AntiVirus 1 - DT Network

Firewall

O Firewall literalmente se trata de uma barreira que tem a função de ajudar no bloqueio de ameaças tecnológicas dentre outros acessos indesejados. Esses aplicativos ou, em caso de empresas, aparelhos são programados para funcionar entre o link de internet se seus computadores filtrando cada informação que passa sob ele. No mercado temos dois tipos de Firewall: O Firewall hardware e o Firewall Software.

O Firewall Hardware são Appliances desenvolvidos especificamente para ser uma ”super barreira” dedicada unicamente a proteger o tráfico de dados da sua empresa.

O Firewall Software são aplicativos costumam vir de fábrica com os computadores  começando funcionar assim que o aparelho é ligado sendo ele mais utilizado em ambientes domésticos.

Além disso temos também os ”servidores de internet dedicados”, esses servidores são como guardas que protegem o tráfico de dados de determinada rede. Nesses servidores podemos,  inclusive, implantar regras de acesso permitindo ou não determinados sites em determinados horários. Essa solução é encontrada principalmente em ambientes corporativos.

internetvsfirewall - DT Network

Como podemos ver o  Firewall é uma importante ferramenta de segurança, independente se tratar-se de uma rede empresarial ou doméstica. Porém, o mesmo não consegue fornecer tal proteção sozinho, por esse motivo deve sempre ser utilizado juntamente com seu antivírus.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *