7 formas de reduzir custos utilizando tecnologia

Nesse artigo vou destacar 7 formas de reduzir custos utilizando tecnologia, ser uma empresa aderente à tecnologia vai te proporcionar vários outros benefícios, vamos nessa?

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Em um mundo onde existem inúmeras tecnologias, é natural as empresas levantarem dúvidas sobre migrar ou não para o digital. Isso é completamente normal, porém já de início posso dizer com total certeza que investir em tecnologia de forma inteligente você pode reduzir muito custo em seu negócio.

Nesse artigo vou destacar 7 formas de reduzir custos utilizando tecnologia, ser uma empresa aderente à tecnologia vai te proporcionar vários outros benefícios, vamos nessa?

reduzir custos utilizando tecnologia

A tecnologia é sua amiga

Quando é mencionado qualquer assunto referente à tecnologia, as pessoas logo pensam que serão substituídas de seu cargo e algo tecnológico vai fazer seu trabalho.

Na verdade a realidade não é bem essa, uma automatização por exemplo tem o seu objetivo em aumentar a produtividade e reduzir falhas humanas, com menos operações repetitivas e tarefas manuais que aumentar o custo e entregam menos produtividade.

Dessa forma você pode focar em mais estratégia e menos operacional, o que com certeza se bem aplicado vai te ajudar a reduzir custos utilizando tecnologia!

1) Faça mais em menos tempo

Sim, com tecnologia você pode fazer muito mais com menor tempo e ainda menor esforço, afinal quanto mais tempo sua equipe consome para executar tarefas e projetos maior será o seu custo, logo sua margem diminui, custando muito mais do que deveria.

Melhorar a produtividade nem sempre é uma tarefa fácil, mas a tecnologia pode te ajudar em praticamente tudo, até em reduzir o tempo de atendimentos a automatizar processos repetitivos e manuais.

reduzir custos utilizando tecnologia

2) Monitore e meça tudo que puder

Você já deve conhecer a frase, “não se gerencia o que não se mede”, e é exatamente isso!

Ao investir em tecnologia você tem de medir para tomar decisões mais assertivas e coerentes para o seu negócio.

Para isso existem diversas ferramentas que pode te ajudar, umas delas é o Grafana que ao ter auxílio de um especialistas e um pouco de desenvolvimento pode entregar dashboards com informações em tempo real que são relevantes para o seu negócio para uma tomada de decisões.

Outra ferramenta que pode te ajudar a medir e muito mais é o Power BI Pro da Microsoft

3) Aposte em automação

A tecnologia conseguiu automatizar muitas coisa sem nossas vidas, uma delas em que muitos tem acesso é o pedido de comida por exemplo, basta instalar um aplicativo ou ainda mais fácil acessar um site como ByFood e pronto, você aguarda seu pedido chegar sem falar com ninguém, isso é demais né?

Isso nos mostra que quanto menos processos manuais existirem em um negócio, mais você vai ter redução de custos.

É o momento de deixarmos de lado aqueles hábitos antigos de resistir e não inserir tecnologia no mundo dos negócios e a visão de inimiga ser alterada para uma aliada aos negócios!

Um belo exemplo disso é o Marketing Digital, que elimina a necessidade de custos com impressões, entregas desses impressos às pessoas certas e não tem métricas para ser medido como mencionei no item 2.

reduzir custos utilizando tecnologia

4) Comunicação otimizada

Modernizar e facilitar a comunicação entre colaboradores e clientes é essencial para a redução de custos.

A comunicação é algo que evoluiu muito e você pode adotar isso em seu negócio, aumentando a produtividade das equipes, permitindo que mensagens sejam trocadas com mais facilidade.

Também permitem o Home Office ser uma opção em sua empresa, onde pode reduzir custos com aluguel entre outros.

Um sistema de telefonia inteligente e moderno é uma ótima opção, também um comunicador interno corporativo, como o Microsoft Teams pode fazer toda a diferença.

5) Armazenamento em nuvem

Quando pensamos em produtividade e redução de custos, a disponibilidade e segurança é essencial, com isso o armazenamento de dados em nuvem se torna a melhor opção para organização dos dados, além de contribuir na redução de custos, evita riscos que falhas e problemas que podem ocorrer em discos rígidos locais.

Um bom exemplo é disponibilizar documentos digitais, ao invés dos papéis, antigos arquivos que ocupavam salas, hoje podem ser reduzidos e até eliminados, abrindo espaço para novos setores ou fazer um melhor uso do novo espaço físico disponível na sua empresa.

O armazenamento de dados, seja os arquivos de uso geral ou mesmo backup podem te ajudar nessa jornada, se ainda há dúvidas de seus benefícios, solicite o contato com um especialista.

reduzir custos utilizando tecnologia

6) Outsourcing de TI

A redução de custos utilizando tecnologia é algo que deve ser aplicado com planejamento e estratégia, quando você opta em terceirizar parte ou até de forma integral as tarefas e atividades de TI do seu negócio, você reduz muito os custos da sua empresa, como por exemplo, não tem de se preocupar mais com investimentos em capacitação da sua equipe, que devem ser a todo momento para acompanhar a tecnologia

Também não existe décimo terceiro e férias, e toda a responsabilidade passa a ser do fornecedor e não mais sua.

Além dos benefícios acima mencionados, você passa a ter mais qualidade por ter uma equipe por trás, onde pode te entregar soluções avançadas com o uso de alta tecnologia disponível no mercado.

reduzir custos utilizando tecnologia

7) Soluções integradas e colaboração

Para ter maior produtividade e poder extrair o máximo de benefícios que a tecnologia pode trazer para seu negócio é imprescindível você implantar soluções integradas (que conversam entre si) e de colaboração.

Cada setor ter uma forma de se integrar torna o trabalho muito mais fluido, ágil e evita falhas, que podemos entender, que geram retrabalho e até prejuízos.

Imagine você ter um único local de cadastro do seu cliente, e qualquer informação que atualizar, todos os sistemas serão atualizados, assim evita falhas como e-mails antigos, dados inválidos, que podem ser utilizados para envio de boletos e notas fiscais por exemplo, além de muitas outras formas.

Se reduzir custos utilizando tecnologia está em suas tarefas do dia-a-dia não deixe de conferir nosso e-book:

Baixe nosso novo e-book Grátis!

Reduza Custos em Seu Negócio Utilizando Tecnologia!

Participe conosco, comente abaixo, compartilhe e curta nosso post, se esse conteúdo faz sentido para o seu negócio, e como você reduz custos, interaja com a DT Network, até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.