5 dicas de segurança digital para empresas

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A segurança digital da sua empresa está em dia?

Hoje em dia quase todo negócio depende de tecnologia para operar, mesmo a grande maioria dos empresários sabendo que sem sistemas e dados disponíveis, basicamente não é possível “faturar”, ainda insistem em deixar o principal de lado, a segurança digital do seu negócio.

Nesse post vamos falar sobre 5 dias de segurança digital para seu negócio que vão ajudar a tomar decisões melhores quanto à segurança digital da sua empresa.

segurança digital

1) Treine periodicamente seus colaboradores

Crie treinamentos, com sua empresa de TI, ou ao menos orientações periódicas para seus colaboradores entenderem o quão importante são as regras de segurança digital para sua empresa.

Isso vai ajudar a evitar prejuízos em função de possíveis ataques provenientes da internet ou até mesmo mídias infectadas.

Conforme um relatório do governo do Reino Unido, mais de 60% das empresas de pequeno porte foram vítimas de ciberataques no país nos últimos anos, gerando um grande prejuízo de segurança digital.

A orientação ou mesmo treinamento de seus colaboradores é facilmente realizada com a ajuda de especialistas na área, como uma empresa de TI que preste suporte para seu negócio, reuniões de 3 em 3 meses são suficientes para levar assuntos atualizados e relevantes para que todos façam sua parte para garantir a segurança digital da sua empresa.

Em complementação a este assunto, nós recomendamos que crie políticas de uso dos dispositivos, bem como o zelo por eles, algo como, como agir, como utilizar corretamente, o que não pode fazer, limitações etc… e ainda cada colaborador que fizer o uso destes, assinar um documento que mostra que está ciente das políticas da empresa, reforçando o assunto. Utilizar serviços de consultoria de especialistas podem ser o ponto chave para isso.

segurança digital

2) Não utilize software pirata

A pirataria de software pode ter um preço mais barato ou até mesmo “ser gratuita”, mas há muitos perigos que você deve conhecer ao baixar e utilizar um software sem licença pela internet através de sites duvidosos.

As principais consequências da pirataria de software são:

  • Maiores chances de que o software funcione mal ou falhe
  • Perdeu o acesso ao suporte para o programa, como treinamento, atualizações, suporte ao cliente e correções de bugs
  • Nenhuma garantia e o software não podem ser atualizados
  • Maior risco de infectar seu PC com malware, vírus ou adware
  • Diminuiu o PC
  • Repercussões legais devido a violação de direitos autorais
segurança digital

3) Utilize um antivírus e anti-malware corporativo

Garanta que você possui um antivírus corporativo e de qualidade, eles ajudam a diminuir os riscos de ataques, existem versões que já trazem anti-malware junto, que aumenta significativamente a segurança, dessa forma suas chances de se tornar vítima desses ataques podem diminuir.

Para empresas a melhor opção de antivírus sem dúvidas e ter sua gestão centralizada, aquele modelo de instalação e configuração independente em cada dispositivo já é bem defasada, com sistemas que permitem centralizar sua gestão na nuvem por exemplo você melhor a segurança digital da sua empresa, facilitando a administração de todo seu ambiente.

Além de um simples antivírus

Os tipos de ataques mudaram, as soluções acompanham todas essas mudanças para garantir a segurança das corporações.

Além de protegerem seu ambiente, os softwares antivírus podem ainda coletar informações do seu dispositivo, para que através do comportamento do usuário, poder efetuar bloqueios ou questionar acessos onde jamais ocorreu por exemplo, o tempo de uso de uma aplicação, o tempo de navegação em determinado site etc… Essas informações são utilizadas para alimentar a inteligência artificial e melhorar ainda mais a segurança digital de acordo com o comportamento dos seus colaboradores.

segurança digital

4) Garanta que seu backup esteja em dia

Backup? o que é isso? Se você fez essa pergunta, tenho uma má notícia, você pode estar correndo um grande risco de perder todos seus dados!

Já ouviu falar em sequestro de dados? Essa foi uma das maiores causas que afetaram e continuam afetando diversos negócios que possuem falhas de segurança digital.

Além do motivo acima, existem vários outros incidentes que podem ocorrer, como:

  • Falha em discos;
  • Falha em sistemas operacionais;
  • Falha humana;
  • Falhas em sistemas de banco de dados;
  • Roubos e furtos de dispositivos;
  • Problemas elétricos, como curtos, raios etc…
  • Enchentes, incêndios e outros desastres naturais;

Se ainda não tem backup ao menos dos seus arquivos mais importantes, busque um profissional agora mesmo, se já possuir, faça mais um, em outro lugar, na nuvem por exemplo é uma ótima opção.

É importante manter o armazenamento das cópias de segurança em locais diferentes, de preferência, no mínimo em 2 locais diferentes, de preferência off-site (backup externo ao ambiente onde os dados originais são mantidos).

Optar por backups automáticos é uma boa solução para manter a salvo seus dados de sistemas, financeiros e informações de toda sua base de dados, como clientes e notas por exemplo.

Um bom backup corporativo tem características bem diferentes de sincronizadores de arquivos como Google Drive, Dropbox entre outros que existem no mercado e você pode aprender mais sobre quais são nesse link:

https://dtnetwork.com.br/blog/caracteristicas-essenciais-do-dt-cloud-backup/

segurança digital

5) Senhas são confidenciais

Qualquer sistema nos solicita a configuração de uma senha, ao menos deveria, este comportamento serve para criar uma das camadas principais da segurança.

Você deve saber escolher senhas mais complexas, de preferência longas e alfanuméricas, ainda com letras maiúsculas e minúsculas, dessa forma você garante que cumpriu seu papel nessa camada da segurança frente a várias ainda existentes para preenchermos os requisitos.

Muita atenção aonde você as armazena, nada de colar um papel com ela anotada do lado do monitor, passar ao seu colega de trabalho ou compartilhar com quaisquer que sejam.

segurança digital

Baixe nosso novo e-book Grátis!

Reduza Custos em Seu Negócio Utilizando Tecnologia!

Dica extra

Crie uma política de proteção mais adequada para o setor financeiro, este é sem dúvidas onde se encontra maior concentração de ataques existentes.

Delegue acessos somente a colaboradores que você realmente confia e que possuem as orientações e treinamentos para este fim.

Você pode ser vítima de golpes muito bem elaborados, ter especialistas em segurança digital é o ideal para evitar prejuízos.

Considere possuir uma equipe de profissionais de TI, seja interno ou mesmo terceirizado, desde que sejam especializados em segurança digital, também mantenha boas práticas internas, um bom firewall (UTM de preferência) para manter a segurança digital da sua empresa o mais próximo do esperado.

Claro que além dessas 5 dicas, existem centenas, se não milhares ainda que podemos destacar e trazer aqui em nosso blog.

E em seu negócio a segurança digital está em dia? Se você respondeu sim, parabéns, continue assim sempre! Agora se respondeu não ou não soube responder, não deixe para amanhã, prejuízos digitais podem levar empresas à falência e é um risco que poucos levam a sério, mas fique tranquilo que possuímos especialistas em segurança digital para auxiliar seu negócio, seja em consultoria ou na execução de serviços para sua empresa.

Comente abaixo, como você lida hoje com a segurança digital do seu negócio?

Até logo!

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.