5 sinais de malware: Computador infectado?

Com o crescimento do comércio eletrônico e dos bancos on-line, o crime cibernético evoluiu.
Ao contrário dos ladrões de banco, os cibercriminosos fazem o possível para evitar a detecção, permitindo que o vírus faça o trabalho por eles e sem que você identifique os sinais de malware. Vírus e ransomware invadem os PCs para roubar discretamente senhas, credenciais financeiras e outras informações pessoais para serem vendidas no mercado negro com fins lucrativos.

Agora imagine você trabalhando normalmente e de repente, começa a ver pop-ups no seu computador, começa a levar muito tempo para seus arquivos carregarem. Você fica esperando e fica irritado até começar a se perguntar: “Será que meu computador está infectado com malware?”

Se você souber o que procurar, há sinais de que seu computador pode estar infectado com malware. Quer saber como se proteger? Veja nosso post com as 4 dicas de segurança digital para a sua empresa!

sinais de malware

Sinais de malware

1- Meu computador ou laptop está muito lento

Se o seu computador ficar lento de repente, pode ser um sinal de que há algo errado. Certos tipos de malware, como criptomoedas e botnets, irão sobrecarregar seu dispositivo; eles efetivamente “roubam” seus recursos para uso indevido por hackers.

Lembre-se de que seu computador ficará lento naturalmente com o tempo, conforme o novo software se torna mais exigente. O desempenho lento não é um sinal garantido de infecção por malware, mas é um sinal de alerta de que algo pode estar errado.

sinais de malware

2- Meu computador ou laptop está muito quente

Se o seu computador estiver fazendo muito barulho, é provável que as ventoinhas internas estejam trabalhando além do tempo para manter os componentes eletrônicos delicados resfriados. Isso é um sinal de que seu computador está sendo levado ao limite por algum software, fazendo com que a CPU aqueça. Smartphones e tablets não têm ventiladores, mas também podem ficar muito quentes quando usados intensamente, às vezes, você pode até receber uma mensagem de aviso informando que o dispositivo superaqueceu.

Novamente, o malware pode colocar seu dispositivo com sobrecarga, fazendo com que ele aqueça. Aplicativos legítimos podem ter um efeito semelhante, entretanto; jogos com muitos gráficos, edição de vídeo e software CAD também podem fazer com que seu computador esquente. Você também encontrará problemas de superaquecimento se deixar o smartphone exposto ao sol forte em um dia quente, você precisa saber avaliar tudo que for importante e cada detalhe.

sinais de malware

3- Continuo vendo anúncios e pop-ups irritantes

Muitos pop-ups ou guias adicionais abrindo automaticamente em seu dispositivo é outro sinal clássico de comportamento de malware. Um vírus carrega sites automaticamente como parte de um golpe de fraude de anúncio ou para tentar fazer com que seu computador baixe mais malware.

Alguns sites abrem muitos pop-ups – geralmente aqueles que hospedam conteúdo ilegal, como warez e torrents ou transmissões ao vivo. Você também deve verificar se seu navegador foi configurado para bloquear pop-ups indesejados.

sinais de malware

4- Meu computador ou laptop continua travando

Às vezes, seu dispositivo não responde por completo ou se reinicializa espontaneamente. Esta pode ser uma versão extrema do problema de superaquecimento; os recursos do seu computador ficam tão sobrecarregados que ele precisa ser encerrado.

Reinicializações inesperadas são sempre um sinal de que algo está errado, embora não necessariamente um vírus. Aplicativos mal configurados ou com erros também podem sobrecarregar os recursos do sistema.

sinais de malware

5- Recebo avisos do meu software antivírus

Há um sinal garantido de que seu computador foi infectado com malware, você recebe um aviso de seu aplicativo antivírus. Um software antivírus como o Panda analisa o seu dispositivo, procurando evidências de infecção por malware e removendo automaticamente os arquivos suspeitos. Você receberá uma notificação informando o que fazer a seguir.

Melhor ainda, o software antivírus detectará malware antes que ele possa ser instalado em seu dispositivo, o que significa que você não terá nenhum dos problemas descritos aqui, pelo menos não como resultado de um vírus de computador.

Proteja-se hoje mesmo, fale com nossas consultoras e tenha uma proteção que realmente funciona com a nossa parceria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Webinar 100% Online e Gratuito 28/06/2022 às 20h

Wi-Fi Marketing para
Provedores de Internet e Profissionais de TI

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Vinícius Vicente Alves Terçariol

Diretor de Tecnologia

Ana Paula Alves Terçariol

Partner Channel Development

Garanta a sua vaga agora mesmo!

✅ Ao continuar você aceita receber contato e a Política de Privacidade.

🔒Fique tranquilo, seus dados estão seguros.