4 principais problemas de tecnologia nas empresas, consequências e como lidar

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Neste post vou listar os 4 principais problemas de tecnologia que ocorrem na maioria das empresas, e o mais interessante é que nem todas tem conhecimento disso.

Aqui na DT Network nós visitamos empresas de vários portes em reuniões presenciais e online, basta fazermos algumas perguntas e conseguimos identificar problemas que muitas vezes são sanados facilmente por especialistas e até mesmo com baixo investimento em serviços e soluções, por exemplo.

Se o seu negócio depende de tecnologia para operar, você deve saber o quão ruim é ser impedido de realizar o seu trabalho e de seus colaboradores.

Recomendo que leia até o final, o último problema infelizmente é o mais grave e encontramos na maioria das empresas e, no geral, muitas vezes essas questões só são reconhecidas quando ocorre algum prejuízo.

Principais problemas de tecnologia

1) Servidores lentos

Imagine uma tarefa que seus colaboradores realizam muitas vezes ao dia, essa tarefa leva em média 10 minutos. Esse tempo sempre foi normal e aceito por você.

Mas e se eu te apresentasse uma solução para fazer esse serviço em menos tempo?

Vamos detalhar um pouco mais esse exemplo. 

O colaborador precisa emitir uma nota fiscal, ele realiza o cadastro do cliente, ao salvar deve aguardar o sistema gravar os dados no banco de dados, que leva 1 minuto, depois pesquisa a venda realizada pelo vendedor, e leva mais 1 a 2 minutos para o sistema carregar.

Em seguida vai para a forma de pagamento, que até ter a venda aprovada pelo cartão, acrescenta mais 2 minutos no processo, após isso é hora de emitir a nota fiscal eletrônica, que é enviada pelo sistema para ser assinada digitalmente e possuir validade fiscal. Até ser processado, impresso e entregue para o cliente, mais 3 a 5 minutos.

A maior demora desse simples processo que poderia ter seu tempo reduzido pela metade ou mais, é causada por um servidor lento que, se fosse monitorado adequadamente, não teria seu funcionamento degradado. 

Dentre as principais causas para essa lentidão podemos citar: 

  • Utilização de servidor de armazenamento ou aplicação com tamanho subdimensionado;
  • Configuração das aplicações seja no Data Center, Discos ou Servidores;
  • Superaquecimento dos processadores; 
  • Ataques malwares que consomem a memória e capacidade do processador; 
  • Uso de muita memória gerando instabilidade de aplicações executadas em simultâneo. 

A solução para esse tipo de problema é contar com uma boa infraestrutura, capaz de atender às necessidades da empresa. Se preciso, procure ajuda profissional.

Principais problemas de tecnologia

2) Tempo de atendimento do suporte

Algum dia você já dependeu de atendimento de suporte técnico e não teve a solução em tempo hábil? E o pior, acabou perdendo uma venda importante?

O tempo no início do atendimento técnico é um dos principais problemas de tecnologia para as empresas, imagine seus clientes em uma fila querendo realizar um pagamento ou mesmo efetuar uma compra. Se o tempo de atendimento do suporte técnico for alto, isso com certeza vai te prejudicar.

Até podemos dar um exemplo de situações simples, onde você possui um sistema que é utilizado pelos 9 vendedores que possui, se ele estiver offline, e o suporte demorar no atendimento e resolução do problema, o resultado será 9 vendedores parados, gerando prejuízo para a sua empresa.

Existem empresas que ofertam planos de suporte que variam no tempo de atendimento, na DT Network, por exemplo, nosso SLA é definido junto ao cliente, por padrão temos as opções de 2, 8 e 24 horas para iniciar o atendimento, tudo depende da necessidade e qual o investimento você almeja realizar.

Principais problemas de tecnologia

3) Falta de organização

A organização que citamos é referente a sua equipe de TI. Imagine você precisar urgente de um acesso, senha ou até saber quais licenças você possui em seu negócio, e simplesmente a equipe técnica não saber responder.

É importante ter em mãos a documentação de licenças que possui, como notas fiscais, a quantidade de licenças e sua utilização, para caso precisar realizar um inventário, ou estiver sendo auditado, você tenha essas informações em mãos.

Outro item importante ainda falando em organização é manter um agendamento, por exemplo, de  licenças que expiram, que é o caso de antivírus, que antes de expirarem, você deve renová-los para garantir a proteção.

Além desses exemplos, ainda temos a documentação da rede, senhas etc… Com certeza ter uma equipe de TI que faça o trabalho organizado fará toda a diferença para o seu negócio.

Encontrar bons profissionais se tornará uma tarefa cada vez mais complicada. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, até 2024, a busca por profissionais com habilidades digitais chegará a 70 mil pessoas por ano no País, mas o número de formados na área será de 46 mil ao ano.

Que bom que você chegou aqui. Entre em contato, fale com um consultor e agende um bate-papo, estaremos ansiosos para te atender!

Principais problemas de tecnologia

4) Falta de segurança digital

De todos os principais problemas de tecnologia que ocorrem nas empresas que visitamos, este é o que mais encontramos. Infelizmente o que entendemos é que nem todas empresas investem em tecnologia.

A brecha de segurança na maioria das empresas nem sempre está do “lado de fora” ou seja, muitas vezes a forma que um funcionário foi orientado ou não foi orientado, acaba fazendo com que uma tarefa seja realizada pelo caminho mais inseguro, o que pode trazer um grande prejuízo para as empresas.

Em um  caso que eu me lembro em um cliente que não priorizava a segurança digital em seu negócio, um funcionário com seu celular apenas conectado em um computador pela porta USB para carregar sua bateria decidiu transferir algumas músicas para seu smartphone, que estava infectado, por não ter a proteção adequada, o cliente foi infectado por um ransomware e teve de iniciar quase do zero.

Embora tenha tido a sorte de encontrar alguma cópia que alguém havia salvo, teve um grande problema, uma bagunça foi criada. 

Após esse caso acima, os colaboradores tiveram de cadastrar manualmente e atualizar os produtos e clientes que possuíam dados em e-mails e contato por outro meio.

Infelizmente ele aprendeu da pior forma, mas agora com as devidas proteções, em último caso, sua empresa terá uma parada até que todo o sistema seja restaurado por um backup em nuvem corporativo que foi uma das soluções contratadas por ele.

Não deixe de proteger seu maior patrimônio, suas informações!

Existem hoje diversas medidas eficazes quando o tema é segurança digital, dentre elas: estruturação de redes confiáveis, política de senhas robustas, uso da VPN, atualizações constantes e, claro, um bom plano de contingência.

Gravei um vídeo onde falo exatamente desses problemas e como podemos te ajudar, não deixe de conferir:

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Se seu negócio depende de tecnologia para operar e você almeja sucesso, não deixe de conferir nosso e-Book, que falo sobre como reduzir custos em seu negócio utilizando tecnologia:

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Quais são as consequências dos problemas de tecnologia nas empresas? 

Os perigos descritos a seguir motivaram a produção deste artigo. Veja quais são as possíveis consequências da não resolução adequada dos problemas de tecnologia apresentados anteriormente. 

Roubo de dados

Sem dúvidas, um dos grandes desafios do mundo dos negócios é a proteção de dados, ou seja, a segurança da informação. O roubo de dados pode ser consequência dos problemas descritos e causa prejuízos gravíssimos à empresa. 

Baixa confidencialidade

A presença das situações descritas anteriormente pode tornar um negócio menos confiável diante dos olhos de seus parceiros, fornecedores e consumidores. 

Espionagem corporativa

Imagine só se seus concorrentes tivessem acesso a tudo o que acontece internamente em seu negócio? Chamamos isso de espionagem corporativa, uma situação mais comum do que você pode imaginar. 

Interrupção de processos e diminuição da produtividade

Sim, os problemas de tecnologia podem levar à interrupções dos processos da empresa prejudicando a sua produtividade e a afetando de maneira negativa. 

Prejuízos financeiros

A combinação das questões descritas resulta em sérios prejuízos financeiros ao negócio e pode até mesmo dificultar a sua sobrevivência.

Você identificou alguns desses problemas citados ao longo deste artigo em seu negócio?

Conte com especialistas para te ajudar a resolver os principais problemas de tecnologia citados, fale com um consultor e agende um bate-papo, estaremos ansiosos para te atender!

Comente abaixo se esse conteúdo fez sentido e se te ajudou de alguma forma.

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Sempre atualizamos nossa Política e as mudanças são refletidas nesta página. Então, antes de usar um de nossos serviços verifique aqui. E fique tranquilo: você será avisado sobre qualquer alteração que ocorrer.

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Dados de navegação
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  • avaliar o desempenho e aprimorar os Serviços,  ajudar anunciantes e parceiros a avaliar a efetividade e alcance de anúncios e também para entender os perfis de pessoas que acessam tais anúncios;
  • prover suporte técnico e garantir a segurança e a funcionalidade dos Serviços; 
  • desenvolver, testar e aprimorar novos produtos e serviços;
  • realizar atividades de pesquisa e inovação relacionadas à performance e aprimoramento dos Serviços; 
  • monitorar atividades e tendências de uso; 
  • mensurar interações e audiência dos Serviços; 
  • processar informações de cobrança, enviar confirmações e atender a seus pedidos, no caso dos Serviços contratados;
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Estes Termos Gerais, bem como a relação decorrente das ações aqui compreendidas, assim como qualquer disputa que surja em virtude disto será regulada exclusivamente pela legislação brasileira.

Fica eleito o Foro de Araçatuba-SP para dirimir quaisquer questões oriundas da utilização dos Conteúdos e/ou violação destes Termos Gerais, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

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