Terceirizar seu setor de TI vale a pena? Confira em nosso post!

Ajude um amigo, compartilhe:

Sua empresa, como todas que utilizam tecnologia para administrar e gerir seu negócio dependem e muitas vezes não sabe a importância que a tecnologia tem dentro do seu negócio.

Quando você possui apenas um profissional de TI de forma interna, dizemos em nossa área que você tem um ponto “único de falha”, ou seja, se por algum motivo o profissional não estiver lá, você “fica literalmente sem suporte”, até mesmo uma equipe, que em muitas vezes devem ser capacitadas e sempre atualizadas com as novas tecnologias que sempre estão a todo vapor sendo desenvolvidas, seu profissional ou equipe estão preparados para um ataque ou malware como por exemplo o Ransomware? Ou mesmo algo em que já desejou ter em sua empresa, mas acabou não implantando por falta de tempo do seu profissional ou por limitação do conhecimento do mesmo?

Muitas vezes nós empresários pensamos em ter uma pessoa sempre interna, e achamos que pode ser a solução de todos problemas, mas quando seu negócio exige mais, uma solução muito interessante é contratar uma empresa e terceirizar os “serviços mais críticos”.

Com uma empresa de TI gerindo seu negócio você tem inúmeros benefícios, como flexibilidade de horários, disponibilidade de serviços, consultoria especializada com as últimas tecnologias do mercado, possibilidade de implantar soluções e recursos avançados em minutos com a ajuda da “computação em nuvem” por exemplo.

Nós empresários temos de ter uma visão que a tecnologia está aí para nos ajudar a ser mais produtivos, ganhar mobilidade e com isso ter nosso tempo de trabalho otimizado.

Uma situação real que sempre presencio é empresários dizendo: “Quando estiver no meu escritório eu analiso em minha agenda (aquelas impressas, compradas em livrarias, isso mesmo, nada de tecnologia aqui)”, ou mesmo situações onde necessita acessar um sistema para conferir alguma informação ou aprovar algo em que apenas ele tem acesso, mas para tal tarefa tem de estar dentro de seu escritório novamente. Parece algo simples e muitas vezes inútil, mas já parou para pensar quantas vezes isso ocorreu e muitas delas acabou perdendo um negócio importante?

“Nós empreendedores temos de explorar nossos profissionais de TI ao máximo e sempre que possível terceirizar serviços críticos para ter um ambiente seguro e livre de riscos. Enquanto enxergarmos a tecnologia como custo e não investimento, estamos deixando muitas vezes de dar um próximo passo para o sucesso.”

01 - DT Network

Com a terceirização de serviços de TI você pode agregar muito mais recursos em seu negócio, vou citar na prática de forma clara alguns cenários abaixo:

Mobilidade com segurança

Nos exemplos acima citei um cenário quando não tem mobilidade, imagine uma forma em que tudo que faz localmente (dentro do seu escritório) você pode fazer remotamente e de forma segura? Seja serviços simples como impressões de documentos, utilização de sistemas (ERP, CRM, etc), acessar seus arquivos em seu servidor, ou até mesmo falar com seus colaboradores de seu ramal como se estivesse na empresa? Isso e muito mais é possível com a tecnologia, o que antes era apenas acessível a grandes empresas, hoje é acessível a pequenas e médias empresas. As vezes levamos tempo para entender as mudanças, mas quando passamos a utiliza-las, dificilmente conseguimos deixa-las de lado.

Backup em Nuvem

Com essa solução, se seu estabelecimento tiver qualquer incidente, como incêndio, roubo, problemas com energia, erro humano ou falha em um disco de seu servidor, suas informações estarão a salvo, sem se preocupar com perdas de sistemas e documentos importantes.

Solução de Firewall UTM, Antivírus centralizado e Monitoramento

Ainda sobre segurança é muito importante ter seu ambiente sempre seguro, hoje existem soluções que além de trazer a segurança para seu negócio, são monitoradas em tempo real de forma centralizada 24 horas por dia e 7 dias da semana, algo que nem sempre apenas com um profissional interno teremos.

Hoje por exemplo em sua empresa há formas de ter apenas seus computadores, impressoras internet e nada mais! Isso mesmo! Com a utilização de computação em nuvem, você pode ter tudo hospedado fora de sua empresa, com disponibilidade, segurança e escalabilidade, como por exemplo, seu sistema de PABX(Telefonia), Sistema ERP, CRM, Agenda, E-mails, Arquivos etc.

Eu mesmo quando iniciei com a DT Network, pensava em ter formas de automatizar tarefas repetitivas, “levar minha empresa sempre comigo”, hoje tenho literalmente todos serviços e produtos ao meu alcance com meu smartphone, aonde quer que eu esteja, dessa forma otimizei de forma muito eficaz meu tempo, delegando tarefas que antes era complicado ou mesmo “achava impossível”, me comunico com meus colaboradores com voz e texto a qualquer momento, tornou muito mais ágil tomadas de decisões (realizando conferências externas, sem necessidade de reuniões presenciais como de costume), entre outros benefícios que a tecnologia proporciona.

Não se preocupe com TI, delegue isso a uma empresa, é como a frase em que o Steve Jobs diz:

“Concentre-se naquilo que você é bom, delegue todo o resto” Steve Jobs

Muitas vezes não sabemos, mas as coisas pequenas é que nos limitam e não atingimos nossos objetivos por realizar as tarefas que poderiam ser delegadas.

033 - DT Network

Terceirizar seu setor de TI mesmo que de forma parcial é muito importante para alcanças novas metas.

E sua empresa usa toda tecnologia a seu favor? Ou é limitada por algum motivo? Que tal explorar tudo que pode ser usado ao seu favor? Fale com nossos consultores e teremos o prazer de entender o seu negócio e elaborar um projeto para ele.

Esse artigo foi útil para você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *