Os benefícios da Computação em Nuvem

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Nuvem Corporativa

Os benefícios da Computação em Nuvem

O termo “Cloud Computing” quer dizer Computação em Nuvem e exemplificar este termo é muito simples. Ao questionar qualquer pessoa se ela enxerga as nuvens na casa dela e também em seu trabalho, com certeza a resposta será sim, mas o que isso tem a ver com a computação?

As nuvens estão em todo lugar e partindo desta afirmação podemos entender que esse é o real significado da computação em nuvem, uma tecnologia que proporciona ao cliente a praticidade de poder acessar seus arquivos, sistemas, servidores, entre outros recursos diretamente de sua casa ou trabalho, computador, tablet ou até mesmo de seu smartphone.

Mas qual o real benefício de investir em Cloud Computing?

Os benefícios da Computação em Nuvem

Hoje é impossível imaginarmos uma organização sem um setor de TI. Geralmente, este setor dispõe de equipamentos necessários para rodar o seu sistema de gestão/automação e ainda gerir a segurança dos dados de sua empresa. Para que isso seja possível, primeiramente podemos imaginar um ambiente disponibilizado para hospedar esses equipamentos (um espaço fechado com ventilação própria, preferencialmente um ar condicionado em lugares mais quentes e com controle de acesso físico, ou seja, apenas permitida a entrada de pessoas autorizadas), um servidor para hospedar seu sistema de gestão/automação, um servidor de controle de internet (o famoso Firewall que além de controlar a internet, também é o responsável pela segurança da rede de sua organização), profissionais capacitados para gerir os equipamentos e serviços neles hospedados, entre outros recursos e serviços que podem variar de acordo com a necessidade de cada empresa.

Agora, imagine que você não precisa se preocupar com o espaço físico, com a compra dos equipamentos, com a manutenção de peças, etc. A computação em nuvem lhe proporcionará tudo isso e mais. Abaixo listo os principais motivos para optar pelo Cloud Computing:

Os benefícios da Computação em Nuvem

  1. PERFORMANCE – É possível moldar o seu serviço em nuvem de acordo com a sua necessidade. A configuração mínima de seu servidor poderá ser definida antes da contratação de seu espaço, proporcionando a vantagem de escolher uma configuração que não só irá agilizar mas também otimizar a qualidade do desenvolvimento diário em sua empresa.
  2. ESTABILIDADE – Os servidores em nuvem tem uma vantagem única, diferente de qualquer outro servidor local, a disponibilidade. Por ser um recurso alocado em um data center, as nuvens corporativas nunca ficam offline, garantido assim uma estabilidade excelente para sua empresa. O único fator que pode influenciar negativamente é a conexão com a internet que, se esta falhar em sua empresa, seus serviços em nuvem estariam então inacessíveis. Este problema pode ser solucionado com uma equipe de consultoria qualificada que saberá medir e indicar as melhores formas de ter uma internet “ininterrupta”.
  3. ESCALABILIDADE – Se a sua empresa precisar aumentar os recursos do servidor por uma necessidade do sistema ou por uma alta demanda de serviços, é possível realizar esse upgrade de recursos sem parar sua empresa.
  4. ECONOMIA – Não há necessidade de espaço físico. Além disso, gastos com compra de servidor, sistema operacional, manutenção de peças, energia elétrica, ar condicionado, entre outros recursos físicos estarão fora do seu orçamento mensal. Também é possível economizar no licenciamento de sua plataforma. Como já orientamos no post sobre Softwares Livres, sua empresa também pode optar por sistemas operacionais e de gestão totalmente Open Source.
  5. INOVAÇÃO – A plataforma em nuvem não para nunca de se atualizar e com isso, toda nova tecnologia facilmente é disponibilizada. Com inovações e tecnologias sempre atuais, a competitividade de sua empresa será sempre favorecida.
  6. INTEGRAÇÃO – Um dos recursos mais utilizados por quem usa a computação em nuvem é a conexão Organização – Pessoas. Os colaboradores que necessitam utilizar os recursos online de qualquer lugar podem ter seus devidos acessos de maneira simples e eficaz. Também é possível ampliar o compartilhamento de dados e experiências entre colaboradores em escala global.
  7. COMPATIBILIDADE – A modernização constante colocou smartphones em todos os lugares e outro benefício bastante utilizado hoje em dia é a possibilidade de acessar seus recursos de qualquer dispositivo móvel (Notebooks, Tablets, Smartphones, etc).
  8. SEGURANÇA – A segurança dos dados de qualquer empresa deve ser tratada com uma prioridade diferenciada, preferencialmente em nível crítico. O backup dos dados é um imprescindível e um dos destaques desta plataforma é a facilidade me habilitar este recurso e gerenciá-lo.

Como toda tecnologia, esta também depende de pessoas capacitadas para geri-la. Estando em boas mãos, os recursos do Cloud Computing podem somar e ajudar a sua empresa a lucrar cada vez mais pois a otimização dos serviços e a qualidade dos recursos aumenta em grande escala, além de proporcionar o conforto e a tranquilidade que todo administrador deseja.

Para ampliar ainda mais a tranquilidade, recomendamos sempre o uso do monitoramento de TI, como já orientamos em nosso Blog “Investir em TI é realmente necessário?” e também em nosso canal do YouTube, em nosso primeiro vídeo.

Se interessou pela computação em nuvem? Quer saber mais sobre como migrar para seu setor de TI para o Cloud Computing ou iniciar sua empresa com esta tecnologia? Consulte nossos especialistas.

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.