O que é o Adware? Dicas para Prevenir e Remover

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você está sendo bombardeado com anúncios toda vez que tenta navegar na Web? Seu computador é lento e propenso a desligar do nada? Se este for o caso, há uma boa chance de que seu dispositivo tenha sido infectado por adware.

O que é o Adware?

Adware, ou malware suportado por publicidade, é um termo usado para descrever softwares indesejados que exibem anúncios em seu dispositivo. Um vírus de adware é considerado um PUP (programa potencialmente indesejado), o que significa que é um programa que é instalado sem a permissão expressa do usuário. Este programa interrompe a sua experiência de navegação na forma de publicidade excessiva, janelas pop-up intermitentes, banners, links no texto e anúncios de vídeo de reprodução automática. O objetivo da Adware é gerar receita para seu desenvolvedor e faz isso mostrando esses anúncios.

O que é o Adware

Tipos de Adware

Os dois tipos principais de adware são aqueles que ocorrem como resultado de um programa baixado e aqueles que são devidos ao seqüestro de navegador.

Adware de um programa baixado

Quando você faz download de freeware ou shareware, muitas vezes o adware é incluído. Esses programas de versões gratuitas usam adware para financiar o desenvolvimento e a distribuição. Este tipo de adware não tem intenção maliciosa, mas pode ser irritante.
Adware é frequentemente confundido com spyware. O spyware funciona de maneira semelhante, mas é um programa separado. Geralmente, é baixado sem saber e rastreia seus hábitos de navegação na Internet para veicular anúncios relacionados a você.

Adware no local

Esse tipo de adware também é conhecido como seqüestro de navegador. É quando você visita um site infectado e isso leva a uma instalação não autorizada do Adware. Então, enquanto navega, você é bombardeado com anúncios. Embora presumamos que eles sejam provenientes do site, na verdade, eles são causados pelo adware instalado no seu dispositivo.

O que é o Adware? Dicas para Prevenir e Remover

O que o Adware faz?

Estamos tão acostumados a anúncios e pop-ups durante a navegação que pode ser difícil diferenciar se o dispositivo tem adware ou se está exibindo apenas outro anúncio no site.

Aqui estão alguns sinais de que você tem adware no seu dispositivo:
• A página inicial do seu navegador mudou sem permissão
• Anúncios aparecem em lugares que não deveriam
• As páginas da Web que você frequenta muitas vezes não são exibidas da mesma maneira
• Links de sites redirecionam você para páginas não intencionais
• Seu navegador da web é extremamente lento
• Novas barras de ferramentas, plugins ou extensões aparecem sem sua permissão
• Aplicativos de software indesejados iniciam automaticamente a instalação
• Seu navegador continua batendo
• Há um pico no uso de dados

Adware é perigoso?

Adware é mais irritante do que perigoso. Haverá banners constantes, anúncios em texto e pop-ups que aparecem dentro da janela do seu navegador enquanto navega na internet. Janelas aleatórias e guias podem abrir inesperadamente. Seu computador ficará lento ou travará completamente.

Também existem casos em que o adware pode coletar seus dados. Nesse caso, o fabricante pode vender seus dados de adware que mostram seu histórico de navegação e podem incluir seu endereço IP, consultas de pesquisa e páginas da Web visitadas.

O que é o Adware? Dicas para Prevenir e Remover

Como evitar o adware

Para evitar que o adware faça o download em seu dispositivo, é importante ter cuidado com os sites que não são confiáveis. Você também deve ser cauteloso ao baixar freeware ou shareware. Faça o download desses programas somente em sites confiáveis em que você confia.
Ao navegar, evite clicar em anúncios ou avisos. Um aviso popular é aquele que diz que seu PC está infectado e um antivírus precisa ser instalado. Este é um golpe que muitas pessoas se apaixonam.
Além disso, você deve sempre manter seu sistema operacional atualizado em seus dispositivos. Sistemas desatualizados são mais vulneráveis – malware e vírus exploram essa fraqueza.
Há também configurações de segurança que você pode ativar no seu computador para protegê-lo de um possível download de adware. Uma dessas precauções de segurança é configurar seu navegador para bloquear pop-ups. Outra é a digitalização de cada arquivo baixado com um antivírus . Este antivírus também oferece proteção em tempo real contra malware e spyware.

Remoção de Adware

Se você tiver adware no seu dispositivo e se cansar de fechar abas que matam sua bateria. Para remover adware no seu dispositivo, você precisa de uma ferramenta de remoção de adware dedicada, como o Panda Cleanup, além disso, recomendamos que sempre trabalhe em seu negócio com um antivírus corporativo, as soluções Panda Security são uma ótima opção! Fica a Dica! Até o próximo post. 🙂

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.