O que é Infraestrutura de TI?

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Você, gestor, gerente ou diretor de uma empresa já ouviu falar sobre infraestrutura de TI. Sabe que é importante, mas nunca deu grande atenção. Isso deve mudar e a hora é agora! A infraestrutura de TI vai desde o switch básico como e-mail até softwares de gerenciamento e contratação de serviços na nuvem.

 

UMA RÁPIDA INTRODUÇÃO

Uma infraestrutura de TI recebe influência das necessidades do próprio departamento de TI e da estratégia da empresa e, por sua vez, impacta diretamente nas capacidades de realização dos negócios. Existem sete componentes principais de uma infraestrutura de TI. São eles:

  1. Hardware
  2. Sistemas operacionais
  3. Softwares e demais aplicativos
  4. Gerenciamento de dados e armazenamento
  5. Redes e plataformas de telecomunicação
  6. Plataformas de internet
  7. Serviços de sistemas integrados

Existem diversos benefícios para um negócio se a infraestrutura de TI estiver funcionando perfeitamente. Uma empresa com TI funcionando e com bom suporte traz velocidade e precisão na tomada de decisões.

Isso ocorre graças a melhoria no gerenciamento de processos, no fluxo de trabalho, redução de custos operacionais e relacionamento com o cliente.

O que é Infraestrutura de TI?

ESTRATÉGIA PARA A SUA EMPRESA

Primeiramente determina-se as necessidades cotidianas da própria TI, os requerimentos do negócio, restrições técnicas e outros parâmetros de projeto.

Alguns exemplos de objetivos são a simplificação de centrais de armazenamento de dados, automação de processos importantes, aumento da flexibilidade e implementação de resposta rápida às trocas de prioridade de negócio.

PLANEJAMENTO

Pequenas e médias empresas têm necessidades diferentes de grandes companhias. Assim, o mais comum nesses casos é optar por blocos padronizados que mais se assemelhem com as necessidades.

Procure também pelas soluções corretas logo no início, pois é comum empresas optarem pela solução mais simples ou mais barata e se arrependerem depois.

 

UTILIZAÇÃO E CONTINUIDADE

Opte por soluções relacionadas à infraestrutura que não parem de funcionar se quem as implementou sair do serviço. Isso quer dizer que tudo deve estar bem documentado para que recém-chegados ou empresas terceirizadas consigam dar continuidade.

Agora que você conhece mais o conceito de infraestrutura de TI e o que sua correta implementação traz para um negócio, já pode começar a analisar novas possibilidades para sua empresa, entre em contato com nossa equipe e peça seu orçamento.

Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Posts Relacionados:

Utilizamos Cookies para melhorar sua experiência, ao continuar você aceita nossa política de privacidade.